quarta-feira, 10 de março de 2010

O que fazer quando o tráfego do seu blog começa a cair? 6 exemplos e 6 soluções!


Geralmente quando se chega ao verão muitos blogueiros e autores reclamam dos níveis de tráfego dos seus blogs estarem a decrescer a um ritmo acelerado, sendo que normalmente esses mesmos editores não sabem o que fazer para reverter essa situação. Quem diz no verão, diz em outras épocas do ano, em que um decréscimo de tráfego faz soar o alarme e instala o pânico. É importante de referir que todos os blogs têm momentos em que o seu tráfego pode ocasionalmente descer durante alguns dias, sendo que para alguns blogueiros essa situação pode ser perfeitamente normal, mas para os mais sonhadores, pode muito bem revelar-se uma situação crítica de stress extremo.
Embora seja importante ter sonhos, metas e objectivos para com um blog, é importante também saber compreender como funciona a blogosfera, o tráfego e algumas das razões por detrás dos picos de tráfego, sejam eles positivos ou negativos. Existe sempre uma razão para tudo e melhor ainda, uma solução!
Uma vez que se avizinham 4 meses de crescimento para a grande maioria dos blogueiros e autores, pelo simples facto de estarmos a caminhar a passos largos para o final do ano, numa altura em que o Inverno se instala (excepto no Brasil!) e as pessoas passam mais tempo na internet, tanto no trabalho, como na escola, como nos tempos livres, é altura de analisar alguns exemplos de factores que podem levar o seu blog a perder o crescimento que você tanto almeja, mas também as soluções ideais para esses mesmos problemas. Ainda que não tenha perdas significativas de tráfego no seu blog, poderá sempre considerar utilizar algumas das soluções propostas para elevar o seu blog ao próximo nível. Fica à sua consideração!
EXEMPLO: O TRÁFEGO SAZONAL
Durante 365 dias de blogging, existem inúmeros períodos considerados de tráfego sazonal. Dependendo do nicho de mercado onde o seu blog actua, poderão existir pequenos e grandes picos de tráfego, associados a momentos específicos do ano que atraem mais ou menos visitantes ao seu blog.
Por exemplo, se considerar um blog relacionado com viagens ou viagens low cost, por exemplo, regra geral, este nicho de mercado sofre imenso de tráfego sazonal, muito por culpa das épocas de férias em que os internautas fazem os níveis de tráfego disparar, na procura da informação e da viagem mais interessante para executar durante as suas férias de verão ou inverno. Por norma, os blogs dentro deste nicho de mercado acabam por perder milhares de visitantes nas épocas mais calmas do ano, muito por culpa da sazonalidade do seu negócio.
SOLUÇÃO:
Embora a grande maioria dos blogueiros não esteja preparada para picos de tráfego sazonal, a verdade é que eles existem. Sejam eles positivos ou negativos, o importante não é entrar em pânico ou euforia, mas sim efectuar uma análise rápida e concisa da oportunidade, explorando os pontos fortes que ainda assim existem a seu favor.
Se visitar o Google Trends para procurar tendências em determinados mercados, irá perceber precisamente aquilo que acabei de descrever em cima. Analisando uma pesquisa por Viagens Low Cost, rapidamente chegamos à conclusão de que existem picos de tráfego em Agosto e Dezembro, as épocas mais fortes no mercado das viagens, e que portanto é possível que o seu tráfego caia nos meses após um pico de tráfego sazonal.
RECOMENDAÇÕES:
Numa situação deste tipo, recomendo vivamente aproveitar os picos de sazonalidade a favor do seu blog. Se tivermos em conta o exemplo das viagens low cost, recomendo-lhe que produza os conteúdos mais importantes em Agosto e Dezembro, aproveitando também os programas paraganhar dinheiro, claro, e durante o resto do ano faça a sua gestão normal enquanto autor do blog. Se por ventura tivesse um blog sobre viagens low cost, seguramente que escreveria artigos sobre viagens de verão e destinos exóticos em Agosto, e também alguns artigos interessantes sobre os melhores locais para visitar no inverno, onde aproveitar a neve para fazer esqui, entre outros. Lembre-se: contextualização acima de tudo!
EXEMPLO: TÓPICOS DE INTERESSE
Uma das razões para um determinado blogueiro ter de lidar com uma queda de tráfego repentina no seu blog, poderá muito bem ser um Tópico de Interesse. Os chamados tópicos de interesse são temas que geralmente fazem determinados blogs atingir níveis de tráfego muito altos, relacionados precisamente com o interesse que existe por esse mesmo tópico. Temas como os Jogos Olímpicos, Campeonatos do Mundo de Futebol, ou mesmo pessoas e desportistas populares como Michael Phelps ou Michael Jackson, em determinados momentos revelaram ser excelentes propagadores de tráfego. Mas e quando o “efeito interesse” termina, o blogueiro terá de saber lidar com a queda de tráfego do seu blog.
SOLUÇÃO:
Tal como no primeiro exemplo que dei, os picos de tráfego resultantes de tópicos de interesse são uma excelente oportunidade para si e para o seu blog, de conseguir amealhar mais umas centenas de subscritores e fidelizar mais uns quantos leitores ao seu blog. Compreender estes picos de tráfego e agir em conformidade, dá-lhe a oportunidade de retirar mais proveito desta situação do que provavelmente alguma vez pensou ser possível.
Tal como referi em cima, pode-se ver na imagem do Google Trends que o interesse por Michael Jackson disparou incrivelmente em Junho deste ano, mas entretanto o efeito perdeu-se e é altura de o tráfego começar a descer. Quem tentou retirar proveito desta situação, tem agora de lidar com uma queda abrupta no tráfego geral do seu blog/website. No entanto, a lição a retirar deste exemplo, é que independentemente de tudo, você deverá sempre ter o seu blog preparado para picos deste tipo, extraindo o máximo de coisas positivas dessa tendência e desse tráfego acrescido, preparando-se posteriormente para uma queda que é perfeitamente comum e normal.
RECOMENDAÇÕES:
A minha grande recomendação é que tente sempre jogar em antecipação. Embora não seja fácil prever a morte súbita de alguém famoso, é perfeitamente possível antecipar um produto tecnológico de topo, uma nova linguagem de programação, um novo recordista mundial de um determinado desporto, um evento fantástico, uma aquisição absurda (como a Disney comprar a Marvell, ou a Google comprar o Youtube), entre outros tópicos de interesse. Analise bem o nicho de mercado onde actua, e procure antecipar-se a determinados tópicos de interesse, escrevendo sobre eles em antecipação. Dessa forma, quando a corrida pelos primeiros lugares nas pesquisas começar, você já estará em vantagem!
EXEMPLO: ACTUALIZAÇÕES FREQUENTES
Uma das razões mais comuns para a perda de tráfego é seguramente o ritmo de actualizações de um blog. Independentemente do facto de este ser actualizado diariamente, várias vezes ao dia, semanalmente ou mesmo mensalmente, o importante é você ter um esquema de publicação editorial bem definido. Muitos blogueiros quando se iniciam na blogosfera entram motivados, escrevem imensos conteúdos regularmente, mas à medida que o caminho se vai tornando cada vez mais adverso, muitos deles perdem ritmo, e consequentemente tráfego. Se você não tiver conteúdo para os seus leitores lerem, a probabilidade de perder tráfego é enorme.
SOLUÇÃO:
Embora não exista nenhuma fórmula que diga que escrever mais significa receber mais tráfego, a verdade é que o facto de o seu blog ser actualizado regularmente, ajuda a que os seus leitores e visitantes se mantenham mais interessados na sua publicação. Considere verificar o histórico de actualizações do seu blog, e tente compreender se por ventura recebia mais tráfego nas alturas em que escrevia mais e com maior qualidade. Geralmente existe uma relação presente.
RECOMENDAÇÕES:
Acredito que em determinados nichos de mercado seja importante escrever com grande regularidade, especialmente para não perder terreno para a concorrência, como por exemplo no nicho de mercado da tecnologia, gadgets e informática, onde a grande maioria dos blogs são actualizados entre 10 a 30 vezes por dia com novos conteúdos. No entanto, escrever menos não significa sempre perder tráfego. Esse factor depende de nicho para nicho. Eu por exemplo, quando iniciei este blog escrevia 2 artigos por dia e quando reduzi para 1 artigo diário, vi imensos benefícios aparecerem, nomeadamente mais comentários por artigo, mais partilha nas redes sociais, mais subscritores, e também mais tempo para fazer outras coisas. O importante, é conhecer bem o seu nicho de mercado e realizar testes para que nunca perca tráfego por pura negligência.
EXEMPLO: GOOGLE DANCE
Um dos exemplos que gosto sempre de referir é o do Google Dance. Embora muitos blogueiros nunca tenham passado por isto, a verdade é que no mínimo torna-se assustador. A 13 de Julho de 2008, acordei para um dia normal de blogging, e quando dei por mim, tinha o blog simplesmente parado. Na verdade ele não estava offline, tinha simplesmente desaparecido do index de resultados do Google. Tendo em conta que cerca de 70% a 80% do tráfego do blog vinha do Google, basicamente o blog parou. Além de ter aprendido imensas coisas com esta situação, nomeadamente a diversificar as minhas fontes de tráfego, as fontes de rendimento e a criar múltiplos projectos online, o Google Dance é uma dos exemplos mais críticos e assustadores para blogueiros e webmasters que procuram acima de tudo crescimento de tráfego constante.
SOLUÇÃO:
Tal como recomendei na altura em que passei pelo Google Dance, a chave para resolver rapidamente a situação prende-se com não entrar em pânico. O Google trabalha muitas vezes no seu algoritmo com o intuito de o melhorar, e regra geral nessas alterações o motor de busca tende a perder determinados websites e blogs do seu ranking de pesquisas, sem razão aparente. Se por ventura não utiliza técnicas de Black Hat SEO no seu blog, e cumpre à risca as Guidelines da Google, não terá de se preocupar com esta situação. Por vezes sair de um Google Dance por demorar 2 ou 3 dias, mas conheço diversas histórias de blogueiros que demoraram entre 2 a 8 semanas a conseguirem ver o seu problema resolvido.
RECOMENDAÇÕES:
Numa situação crítica deste tipo, não existe muita coisa que seja possível fazer. Ainda assim, recomendo-lhe que entre na sua consola do Google Webmaster Tools e faça um pedido de re-análise á Google, para que esta tente em tempo útil, verificar se o seu blog se encontra de acordo com as regras de utilização do motor de busca, colocando-o rapidamente no index de pesquisas.
EXEMPLO: QUALIDADE DOS ARTIGOS
Este exemplo faz praticamente parte do senso comum da blogosfera. Quanto maior for a qualidade dos seus artigos e dos seus ensinamentos, maior será a probabilidade do seu tráfego crescer. O mesmo acontece numa situação inversa. Se você se preocupa apenas em ganhar dinheiro, deixando a qualidade dos seus conteúdos para um segundo plano, é bem provável que a médio/longo prazo vá perdendo tráfego de uma forma considerável. Normalmente existem dois tipos de razões para perda de qualidade nos conteúdos do seu blog: ou você se preocupa demasiado consigo e com os seus rendimentos ao invés de com a qualidade e entrosamento que cria com os seus leitores, ou então você passou por uma fase em que a falta de inspiração fez com que produzisse conteúdos de menor qualidade.
SOLUÇÃO:
Existem diversas soluções para resolver um problema deste tipo, sendo que a melhor delas todas é fazer uma introspecção agressiva. Questione-se a si próprio sobre a qualidade do que produz, se por ventura está a satisfazer eficientemente os seus leitores e visitantes, ou se por ventura a sua concorrência está a trabalhar melhor do que você próprio. Se não conseguir obter as respostas que deseja, questione directamente os seus leitores, através de um artigo ou de uma votação integrada no seu próprio blog.
EXEMPLO: FALTA DE INVESTIMENTO
Esta é uma das batalhas onde estou consecutivamente activo e uma das quais recomendo vivamente a todos os blogueiros e webmasters que pretendem um dia ser profissionais naquilo que fazem. Por mais que pense que o seu blog pode crescer e viver somente de tráfego orgânico e redes sociais, a verdade é que é muito importante investir e promover o seu blog fora desses meios. Investir em marketing e publicidade é uma forma de alargar os horizontes da sua marca e do seu blog, e também uma forma eficiente de colocar o tráfego do seu blog novamente a crescer.
Se reparar, a Coca-Cola tem hoje um reconhecimento incrível e praticamente não investe em publicidade nos medias tradicionais como o fazia há alguns anos. No entanto, a Coca-Cola nunca deixou de investir no seu branding e promoção, e geralmente fá-lo nas alturas críticas do ano, como por exemplo o Natal, e a Primavera. Se por ventura a empresa deixasse de investir, provavelmente o seu gráfico de vendas iniciava uma queda.
SOLUÇÃO:
Existem inúmeras soluções para evitar uma queda de tráfego resultante da falta de investimento, seja ele monetário ou não. Algumas ideias para solucionar este problema incluem o seguinte:
  • Utilização de redes de microblogging como o Twitter e o Yahoo Meme;
  • Participação de redes sociais de conteúdos como o Dihitt, Linkk, Uêba, entre outras;
  • Colocação de guest-posts em outros blogs com reconhecimento no mercado;
  • Networking eficiente com outros blogueiros dentro e fora do seu nicho;
  • Investimento em publicidade através de banners e artigos pagos;
  • Comentar activamente em blogs e fórums de discussão;
  • Lançamento de promoções, concursos ou ofertas no seu blog;
  • Promoção do seu blog através de canais de video como o Youtube, Vimeo, etc.
RECOMENDAÇÕES:
A minha grande recomendação é que você seja equilibrado em tudo. Invista algum do seu tempo nas redes sociais, participe activamente nelas e em blogs e fórums de discussão, mas faça também um investimento de qualidade em publicidade noutros blogs e websites que tenham público alvo de interesse para o seu blog. Se por ventura monetiza o seu blog, retire cerca de 20% dos rendimentos para investi-los directamente na promoção do blog, gerando mais tráfego e posteriormente mais investimento também!
CONCLUSÃO: DESISTIR É O CAMINHO MAIS FÁCIL!
Quando se fala em perdas de tráfego, geralmente fala-se em desmotivação e desistência. Existem muitos blogueiros que optam pelo caminho mais fácil (desistir), simplesmente porque é mais fácil do que batalhar e suar para inverter a situação. Se por ventura se encontra numa situação qualquer descrita em cima, considere invertê-la e utilizá-la como uma forma de melhorar, aprender e fazer o seu blog crescer.
Aproveito para convidá-lo a comentar o artigo e a dar outros exemplos interessantes que possam estar relacionados com perdas ou ganhos de tráfego substânciais!

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