sábado, 23 de janeiro de 2010

15 técnicas de SEO para principiantes e para si também!

Embora considere extremamente importante o debate de ideias e técnicas avançadas para melhoramento de blogs e especialmente da sua rentabilização, considero ainda mais importante, a formação de novos blogueiros competentes e capazes de fazer o mercado sentir a sua presença aquando dos seus primeiros passos. De nada serve ter um blog e focarmo-nos essencialmente na rentabilização dele, quando na verdade o autor não tem tráfego e/ou muito menos sabe como construir um blog de sucesso, que depois possa tirar partido desse conhecimento técnico acerca da rentabilização do mesmo. É aqui que entra a optimização para motores de busca (SEO).
Uma das coisas mais importantes ao nível do blogging, nos dias de hoje, é seguramente o SEO – optimização para motores de busca. Colocar um blog nas primeiras posições dos resultados de pesquisa dos diferentes motores de busca, é essencialmente o mesmo que investir em publicidade e tráfego para o seu blog, mas sem gastar dinheiro.
Antes de saber como exercer boas práticas de optimização para motores de busca, é essencial saber quais as palavras-chave para as quais pretende que o seu blog apareça nos primeiros resultados dos motores de pesquisa.
Aproveito também para lhe recomendar a leitura destas 12 técnicas de SEO básicas e destas 15 ferramentas de SEO para principiantes, que são um excelente complemento a tudo o que acabo de escrever.
Como referi no título, estas são técnicas viradas para os principiantes, mas que seguramente poderão ser aplicadas a si também. Nunca é demais relembrar a matéria e fazer um check-up ao seu blog.

visto à lupa
1. PALAVRAS-CHAVE NA TAG
Um dos factores mais importantes da optimização para motores de busca é rankear devidamente para a sua palavra-chave específica, colocando-a sempre dentro das tags
Quem utiliza Wordpress, pode instalar o plugin All in one SEO ou então o plugin Platinum SEO, sendo que ambos ajudam-no a executar a técnica referida.
2. PERMALINKS AMIGÁVEIS
Por defeito o Wordpress não traz permalinks (endereços URL) amigáveis: www.domain.com/?p=12. Esta é seguramente uma das primeiras coisas que deverá fazer no seu blog, activando os permalinks amigos dos motores de busca, sendo que na verdade a troca permite que estes endereços digam aos robots dos motores de busca, o assunto do endereço que estes irão seguir.
Importante na actualização dos seus links permanentes, é colocar sempre o nome do seu artigo a seguir ao endereço do seu blog.
3. UTILIZAÇÃO CORRECTA DE PALAVRAS-CHAVE EM

,

e


É importante que saiba explicar aos motores de busca o que significam diferentes tipos de conteúdos no seu website ou blog. Um dos conteúdos mais importantes é o título. A utilização das tags

e

é na minha opinião variável, sendo que na maioria dos casos são utilizadas para referenciar títulos de artigos, títulos de páginas e inclusivé o título do blog.
As tags

podem surgir nos títulos das pesquisas e nos textos descritivos, por exemplo, sendo que são menos relevantes que os títulos do blog, por exemplo.
4. PALAVRAS-CHAVE EM IMAGENS COM A TAG
Embora os motores de busca não tenham capacidade para ler imagens, eles têm capacidade de ler dois atributos muito importantes de uma imagem: o seu nome, e a sua tag , sendo que esta última funciona como uma descrição da própria imagem.
É baseado nestes dois factores, que os motores de busca ordenam as pesquisas por imagens, o que significa que é extremamemte importante aproveitar este recurso para ganhar um pouco mais de exposição e tráfego.

5. TEXTO ÂNCORA DOS LINKS INTERNOS E EXTERNOS
A utilização de um texto âncora de qualidade em todo o seu blog, é muito importante aos olhos dos motores de busca. Além de servir como texto e definição para os seus leitores, ele também indica aos motores de busca o conteúdo que está inserido no link, bem antes do próprio motor de busca ler o link e o seu conteúdo.
A utilização de um texto âncora correcto, poderá melhorar imenso a sua classificação nos resultados das pesquisas feitas em motores de busca. É importante também, evitar a utilização de links com texto do tipo ‘clique aqui’, ‘veja mais, ‘leia mais’ e coisas do género, uma vez que ninguém pretende ficar bem rankeado para uma pesquisa por ‘leia mais’, a não ser claro, em situações específicas.
6. ORIGEM DOS LINKS ENVIADOS PARA O SEU BLOG
Embora não seja propriamente uma técnica de SEO que você possa controlar, é muito importante que se mantenha atento aos links que são enviados para o seu website ou blog. Ser citado por website e blogs pouco credíveis ou considerados spammers pelos motores de busca, pode influenciar o rankeamento do seu blog. Como se costuma dizer, é muito melhor receber um link de um site credível e reputado, do que receber 50 links de sites sem qualquer tipo de expressão.
7. LINK BUILDING É IMPORTANTE
Já referi inúmeras vezes aqui no blog, que é muito importante utilizar o poder do link building a seu favor. Linkar com frequência para outras páginas e artigos do seu blog, faz com que a optimização SEO do seu blog melhore, ao mesmo tempo que constroi um esqueleto de grande qualidade. Não se esqueça de linkar sempre com o texto âncora correcto (ver ponto nº 5), para que os motores de busca possam organizar a informação de forma mais precisa e de acordo com as suas necessidades de rankeamento.
8. LINKS DE DIRETORIAS
Ter uma série de diretorias a linkar para o seu website ou blog, nem sempre significa que o seu blog irá rankear melhor nos motores de busca, antes pelo contrário. As diretorias sem qualidade, com Pagerank muito baixo e uma distribuição grande de links por blogs sem qualidade, faz com que provavelmente esses links que lhe são enviados, sejam considerados de baixa qualidade (ver ponto nº 6), influenciando negativamente o posicionamento do seu blog nos resultados das pesquisas. Procure submeter o seu blog apenas a diretorias credíveis e de qualidade, que lhe garantam o desenvolver da sua credibilidade.
9. UTILIZAÇÃO DA METATAG
Embora as metatags estejam aos poucos a tornarem-se cada vez menos importantes na influencia que têm ao nível da optimização para motores de busca, existem duas que ainda são muito influentes. Falo das metatags de e (ver próximo ponto).
A utilização de uma boa descrição é essencial ao nível dos motores de busca, não só pelo peso que tem, mas também pelo significado que lhe é atribuido. Esta metatag é a responsável pelo texto descritivo que aparece nos resultados das pesquisas feitas em motores de busca, tanto para a sua homepage, como para os seus artigos e páginas. Como referi no ponto nº1, existem dois plugins Wordpress que o ajudam com a tarefa.

10. UTILIZAÇÃO DA METATAG
Tanto para a homepage do seu website ou blog, como para os seus artigos e páginas, é essencial atribuir uma metatag , responsável pelas palavras-chave que representam aquilo que o leitor irá ler. Estas palavras-chave são influentes, e a sua má utilização poderá significar uma penalização por irrelevância entre o conteúdo e as palavras-chave que o conferem, pudendo inclusivamente penalizar o seu rankeamento nos motores de busca.
11. UTILIZAÇÃO DE UM FICHEIRO ROBOTS.TXT
Já expliquei aqui no blog como criar um ficheiro robots.txt, sendo que a sua utilização serve basicamente para melhorar a indexação do seu website ou blog, ajudando o robots do motor de busca, a indexar determinadas páginas, e a não considerar outras.
Procure aplicar um ficheiro robots.txt no seu blog, evitando indexar conteúdos duplicados, que levam seguramente a penalizações dos motores de busca, e também a rankeamentos menos eficientes.
12. UTILIZAÇÃO DE SITEMAP
A criação e utilização de um sitemap é hoje em dia essencial para quem procura indexar o seu website ou blog com relativa rapidez, ao mesmo tempo que ajuda os motores de busca (especialmente o Google), a indexar os seus conteúdos e a definir prioridades.
Torna-se também importante nos dias de hoje, fazer uso de dois sitemaps para o seu blog. Um que seja desenhado e pensado para os motores de busca, como por exemplo um arquivo XML, e outro pensado para os seus utilizadores, vulgarmente conhecido como ‘arquivo.
13. ACESSIBILIDADE
Hoje em dia os motores de busca são muito sensíveis à informação e especialmente aos links que os websites e blogs enviam uns para os outros. Ter uma grande densidade de links quebrados no seu blog, poderá significar uma queda abrupta nos resultados de pesquisa para determinadas palavras-chave. Se por ventura utiliza Wordpress, procure instalar o plugin Broken Link Checker, que faz uma análise completa ao seu blog, detectando imediatamente links que não consegue seguir (quebrados).
14. PALAVRAS-CHAVE NO PRIMEIRO PARÁGRAFO
Por regra os motores de busca consideram que o primeiro parágrafo dos seus artigos, contem a informação essencial sobre aquilo que o próprio artigo trata. Torna-se portanto importante utilizar palavras-chave concretas nesse primeiro parágrafo, sem que essa utilização seja excessiva e considerada spam. Basta uma colocação para que a própria palavra-chave fique imediatamente associada ao título (que deverá conter uma também) e ao seu artigo.
15. PALAVRAS-CHAVE NO FOOTER
Embora não seja de todo essencial, a utilização de links no footer com o devido texto âncora, a apontar para páginas chave do seu blog, poderá trazer-lhe resultados muito interessantes ao nível do rankeamento. Eu coloco alguns links no footer do blog, utilizando esta técnica, mas ao mesmo tempo oferecendo ferramentas de qualidade aos leitores do blog.

A optimização para motores de busca é hoje em dia um processo muito importante na evolução e afirmação de um blog ou website. No entanto, a sua aplicação é sempre feita com o objectivo de retirar dividendos a médio e longo prazo. Ninguém consegue tirar resultados no imediato, a não ser claro, que tenha orçamento para manipular os motores de busca, algo que não recomendo seguramente.
É muito importante enviar e receber regularmente links de outros blogs, especialmente e utilizando sempre, um texto âncora correcto e relevante. Linkar para blogs dentro do seu nicho de mercado é também uma forma eficiente e indirecta, de mostrar aos motores de busca que o seu blog é relevante

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Saiba como criar um blog de sucesso em 12 meses utilizando apenas o Google

O Google é definitivamente uma ferramenta poderosa. Meio mundo utiliza o Google numa rotina diária, para fazer pesquisas sobre tudo e mais alguma coisa. Quando geralmente necessitamos de saber alguma coisa, o Google encontra. Se você tem um blog, é um empresário individual ou produz conteúdos na internet, é importante que conheça bem a máquina Google a forma como ela trabalha. Se efectuar vendas pela internet, então é ainda mais importante saber que passos dar e de que forma retirar os dividendos “gratuitos” que o Google tem.
Ao longo dos últimos 5 anos, tenho intensificado a minha experiência com as mais diversas ferramentas do google, desde o motor de busca propriamente dito, ao histórico web, analytics, adsense, adwords, webmaster tools, google docs e todas as outras ferramentas do Google direccionadas para empreendedores online. É importante então saber passar esse conhecimento a outros utilizadores, para que eles não tenham de passar por todas as experiências e infortúnios que eu próprio já tive, e que provavelmente você também. A acumulação de experiência é importante, mas de nada serve se não a partilhar.
Existem dezenas ou centenas de técnicas e fórmulas para chegar aos melhores posicionamentos no Google, sendo que existem também algumas que são recorrentes e que resultam facilmente com qualquer website ou blog. Tenho experienciado diversos métodos e técnicas para chegar aos primeiros lugares no Google, e tenho conseguido resultados extremamente positivos. O nível de sucesso e retorno está invariavelmente associado ao tipo de nicho onde escreve, à qualidade do conteúdo que escreve, à audiência e ao nível da competitividade nesse nicho.
Este guia tem como objectivo a criação e rentabilização de um blog ou website em cerca de 12 meses, utilizando apenas o Google como fonte de rendimentos, visitas e tráfego. A duração dos resultados pode depender directamente da sua acção e/ou do facto de ser uma pessoa popular.
trafego google
Google Lidera Pesquisas - Imagem por ddablogimages
COMO CRIAR UM BLOG SUCESSO EM 12 MESES UTILIZANDO APENAS O GOOGLE

  • 1- Preparação de todo o trabalho.
    Prepare o trabalho antes de se iniciar na blogosfera ou no mundo dos websites. Escreva num bloco de notas conteúdos suficientes para cerca de 50 a 100 artigos, e prepare tudo antes de efectivar o blog e de o começar a agregar no Google e em outros motores. Prepare também todas aquelas páginas estáticas que irá ter de desenvolver: Politica de Privacidade, Contactos, Publicidade, Sobre o Autor, etc.



  • 2- Nome para o Domínio.
    Preocupe-se principalmente em criar uma marca, ao invés de criar um domínio com palavras-chave. Você pretende criar algo como o Google.com e não como PesquisasdeKeywords.com. Há casos diversos na internet de empresas que começaram com domínios unicamente a pensar nas keywords e que mais tarde viriam a trocar de domínio por uma questão de branding. Foque-se numa imagem de marca que transmita qualidade e esqueça para já a história das keywords.


  • 3- Design do Blog ou Website.
    Quanto mais simples, melhor. O Google gosta de páginas simples, leves e com grande foco no conteúdo e na qualidade do conteúdo. Tente de uma vez por todas, ficar de fora de técnicas e ferramentas como o Flash, dom, Java ou Javascript.
    A sua página de passar todos os testes de validação XML e HTML, baseada numa filosofia de simplicidade. Crie o seu blog ou website de uma forma lógica. Crie categorias e ferramentas que funcionem e que contenham as palavras-chave pelas quais gostaria de ser encontrado. Evite utilizar maneirismos e estilos poucos profissionais como “O Nº1 em Portugal/Brasil” ou “O melhor website de ganhar dinheiro e adsense”, bla bla bla. Analise bem o projecto do Google: Simples e Directo. É disto que os utilizadores realmente gostam.
    A velocidade do servidor onde tem o seu blog ou website é também muito importante. Se a sua página demorar mais de 5 segundos a carregar, você provavelmente irá perder cerca de 10% dos paraquedistas que o visitam pelos motores de busca. Nunca se esqueça que um utilizador que procura é geralmente impaciente. Procure subscrever um serviço de qualidade, mas acima de tudo, criar um blog ou website livre de demasiadas imagens e elementos gráficos que o façam demorar muito a arrancar.

  • 4- Peso da Página.
    Quanto mais leve for a sua página mais rapidamente é carregada pelo browser. Se conseguir criar um blog completo com um peso inferior a 15k, óptimo! É importante perceber que existem ainda muitos utilizadores que fazem navegação na internet através de modems 56k, e há actualmente uma grande componente de utilizadores que já fazem uso de serviços 3G, quer seja em portáteis ou em telemóveis. Para todos eles, é importante que a sua página carregue rápido! Muito rápido!


  • 5- Conteúdo.
    É importante que escreva com alguma regularidade no seu blog ou website. Se conseguir colocar 1 ou mais conteúdos por dia, perfeito! Escreva no mínimo entre 200 e 250 palavras por artigo. Os artigos mais desenvolvidos, geralmente, apresentam uma densidade de palavras-chave muito mais relevante para o Google.


  • 6- Densidade e Posicionamento.
    Esta é uma daquelas regras de ouro da optimização para motores de busca. Utilize uma ou várias palavras-chave no título do seu artigo, na tag de descrição, no header do artigo, em bold, em itálico, e utilize ainda uma densidade variável entre os 5 e os 20% dentro do corpo de texto do artigo.


  • 7- Links Externos.
    Criar links para outras páginas é cada vez mais importante aos olhos do Google. Por cada artigo que escreva, tente linkar para uma ou mais páginas com elevado pagerank e autoridade nessas mesmas palavras-chave. Isso irá ajudá-lo a criar reputação e visibilidade aos olhos do Google. Saiba como interligar os conteúdos e artigos do seu blog eficientemente.


  • 8- Links Internos.
    Utilize os artigos que produz para linkar de uns para os outros. É importante citar e referenciar diversas páginas do seu blog em outros tantos artigos. O objectivo que você procura, é o de conseguir receber 5 visitas por cada página, ao invés de receber 60 visitas numa única página. Por cada artigo faça uma ou duas citações a artigos relevantes e contextualizados com aquilo que está a escrever. Se está a falar de combustíveis, é lógico que crie links para artigos sobre gasolina, gasóleo e outros combustíveis fosséis, por exemplo.


  • 9- Coloque o seu projecto online!
    Não cometa o erro de ficar alojado nos serviços do Blogger ou do Wordpress. Compre um domínio próprio e um pacote de alojamento. Dificilmente irá gastar mais do que 15 a 20$ dólares por ano com isso. Tenha a certeza de que o seu blog ou website é indexado pelo Google. Se tiver dúvidas, recomendo que comece a utilizar o serviço Webmaster Tools do Google. Não coloque o seu blog ou website online sem estar devidamente configurado e recheado com qualidade. Colocar um espaço online só porque sim, ou por está com vontade de o apresentar aos seus amigos, é meio caminho andado para perder tempo…


  • 10- Submeter o blog ou website.
    É importante agora submeter o seu website nos motores de busca e directórios online. Depois de submeter nessa listagem que lhe recomendo, não mais irá necessitar de se preocupar com isso. Siga em frente e não pense nunca mais nesse assunto!


  • 11- Estatística e Tracking.
    É importante que faça uso de um software de recolha de estatísticas com qualidade. Sugiro a utilização do Google Analytics e do Google Webmaster Tools.




  • 12- Troca de Links.
    Faça trocas de links com outros blogs recentes, em nichos de mercado idênticos ou não. Procure utilizadores interessados em trocar links consigo, e não se foque demasiado nas respostas que não recebe ou nas rejeições que irá receber. Siga em frente, que num futuro próximo esses utilizadores irão linkar para si. Damos-lhe 10 dicas essenciais para conseguir uma troca de links com outro blog.


  • 13- Conteúdo – Parte 2.
    Escreva no mínimo um artigo por dia. Se conseguir que esse artigo seja de qualidade, tanto melhor. Foque-se em artigos intemporais e generalistas, que a grande maioria dos utilizadores irá apreciar ler. Se começar a focar-se em temáticas muito batidas, o mais certo é não receber o volume de tráfego que deseja e/ou que compense o esforço e dedicação.
    Utilize listas, como as que geralmente utilizo aqui no blog. Facilitam imenso a leitura diagonal dos paraquedistas que o visitam através do Google. Evite escrever texto maçudos em que não existem paragrafos, sub-titulos, citações e/ou mudanças de cor. Hoje em dia na internet a leitura não existe. O que existe é um scan de informação, pelo que quanto mais optimizada, melhor.

  • 14- Evite ser desonesto.
    Não faça spam, não envie emails ou mensagens privadas em fóruns, etc, etc, etc. Procure ser profissional naquilo que faz, e na altura de começar a divulgar o seu blog ou websit, faça-o de forma profissional.



  • 15- Solicitações para Links.
    A partir do momento em que começar a receber solicitações exteriores para troca de links, não se esqueça primeiro de analisar o website do outro utilizador. Procure por ele no Google, analise os resultados e os posicionamentos, analise também a qualidade do pagerank e o número de backlinks que apontam para o site, veja também os rankings no technorati e no blogblogs, etc. Por fim, confira que se trata de um blog ou website dentro da mesma área que o seu.



  • 16- Ferramentas.
    Disponibilize uma série de ferramentas aos seus leitores, de forma a que eles próprios divulgem o seu projecto. É necessário e obrigatório, o uso de ferramentas para adicionar conteúdos nas redes sociais, enviar um post a um amigo, imprimir um post, etc. Ofereça aos seus utilizadores aquilo que eles precisam.



  • 17- Conteúdos – Parte 3.
    Mantenha a mesma filosofia de pelo menos um conteúdo por dia. Continue a analisar o retorno pelo Analytics e a confirmar que o seu website ou blog está a ser correctamente indexado pelos motores de busca.
    Utilize também alguns
    softwares de recomendação de keywords, que lhe poderão servir como base para a construção de ideias sólidas para novos artigos.



  • 18- Redes Sociais e Comunicação.
    A comunicação e as redes sociais são vitais para o sucesso de qualquer projecto online. Comece por criar conta em serviços básicos do dia-a-dia, como o Facebook, Twitter, Technorati e outros. Adicione-me também como seu amigo, para partilharmos conteúdos e experiências. Crie conectividade com amigos, familiares e conhecidos. Divulge o seu projecto, interaja, crie e partilhe ideias. Esta partilha irá rapidamente gerar-lhe links extra, contactos, emails e outras formas de desenvolvimento.



  • 19- Notas.
    Não cometa o erro de perder ideias e/ou sugestões para novos artigos. Se tiver alguma ideia quando está fora de casa, no banheiro ou noutro local qualquer, tome nota no telemóvel ou num papel. Escreva o título do artigo e alguns pontos chave para o seu desenvolvimento. Mais tarde irá agradecer a si próprio a atitude.


  • CONCLUSÃO
Todos estes 19 passos irão ajudá-lo a criar um perfil forte e dominante nos motores de busca, nomeadamente no Google. A utilização de ferramentas Google é extremamente importante e vantajosa. Recomendei uma série delas ao longo do artigo, pelo que recomendo que as tenha em conta. Um perfil deste tipo e baseado nos conteúdos e na qualidade dos mesmos, é capaz de em 12 meses, estar a direccionar-lhe entre 500 a 2500 visitas diárias vindas somente do Google. Se for um blogger proactivo e conseguir escrever entre 3 a 5 conteúdos por dia, provavelmente irá atingir uma meta de 5000 a 10000 visitas diárias vindas dos motores de busca, nomeadamente do Google.
Embora estes resultados não o ajudem particularmente a construir alguma coisa, são o meio e o veículo que você posteriormente deverá rentabilizar. Importante é ter tráfego, depois disso é rentabilizá-lo da forma mais eficiente. Tenho aqui no blog diversos artigos sobre rentabilização de tráfego e de blogs, pelo que sugiro que faça algumas pesquisas e leia alguns artigos adicionais. Se não desejar perder pitada dos nosso conteúdos, poderá seguir-nos no Twitter ou então subscrever a nossa Newsletter para recebê-los comodamente na sua caixa de correio electrónica:
Toda a estratégia é suficiente para que consiga tornar-se um blogger eficiente e rentável. Agora é consigo! Aproveitando a deixa do tráfego e das visitas, aproveito para perguntar-lhe quantas visitas diárias e/ou mensais recebe normalmente vindas do Google?

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O guia para se tornar patrão de si próprio – quer arriscar?

Uma das coisas mais fantásticas que a vida me proporcionou foi deixar o meu emprego para me tornar num webmasters, blogueiro e freelancer a tempo inteiro. Obviamente que estou muito feliz da posição que hoje ocupo, e torna-se claro que recomendo o mesmo caminho a muitos outros profissionais: amigos, conhecidos, irmãos, etc. Felizmente um dos meus irmãos já seguiu precisamente o mesmo caminho, e está cada vez mais perto de deixar o seu emprego para trabalhar a 100% na internet.
Embora ser o seu próprio próprio possa parecer demasiado assustador nos primeiros tempos, na verdade não é assim tão complicado como parece. Você passa a ser alguém que adora a sua liberdade, que adora a forma como estabelece o seu próprio calendário, que adora fazer aquilo que realmente lhe dá prazer. Mas será que isso é representa todas as vantagens de trabalhar por conta e risco? Não, é necessário também muito trabalho, e acima de tudo uma grande capacidade de aprender com os erros, e tentar . Tendo em conta que trabalho por conta própria há praticamente 6 anos, vamos analisar algumas das coisas que recomendo e que aprendi durante esse período, e que espero, o possam ajudar nesta jornada pela liberdade profissional.
trabalharemcasa

PRIMEIRO: ALGUÉM CONSEGUE SER PATRÃO DE SI PRÓPRIO?

Nem todos os profissionais estão preparados para trabalharem por conta própria, porque alguns deles gostam de trabalhar naquilo que fazem actualmente, gostam das pessoas com quem trabalham, e/ou porque simplesmente gostam da área onde trabalham. Dificilmente um destes profissionais seria mais feliz a trabalhar por conta própria. E na verdade eu acho isso fantástico.
Mas … A realidade diz-me que existe uma enorme falácia quando muitos se referem aos “empresários” como alguém que tem um “espirito empreendedor”, sendo que geralmente fazem questão de referir que a pessoa nasce com esse espírito, e que isso marca uma enorme diferença entre eles e um trabalhador comum. Tenha em mente que não existem pessoas que são mais motivas, que gostam de correr mais riscos, que têm mais espírito, que têm mais sorte, etc, etc, etc. Na realidade, acho que tudo isso é conversa fiada e pura utopia.
Todos nós, eu e você incluídos, gostamos de liberdade. No entanto, alguns de nós deixamo-nos levar por sentimentos de medo e receio, enquanto que outros não. É o medo que o impede de prosseguir. E assim sendo, a pergunta correcta deveria ser: alguém consegue superar este medo? Eu acredito que é possível.

COMO SUPERAR ESTE MEDO?

Comece por perguntar a si próprio: o que é que pode acontecer de pior?
Para muitos, arriscar por conta própria significa perder poder económico, hipotecas e quem sabe levar a sua vida e a sua família à banca rota. Mas na verdade isso acontece todos os dias, especialmente nos momentos de impacto das crises financeiras, e todas essas pessoas sobreviveram. Nenhuma delas consegue pedir um empréstimo novamente, é um facto, mas a realidade é que estão vivas. Para outros, pode significar não ter dinheiro para a alimentação da família, passar fome, ou simplesmente viver na rua. Pergunte a si próprio, se conseguir, qual é a sua rede de segurança: família e amigos que o poderão ajudar em situações realmente críticas.
Esse é o pior cenário de todos os possíveis. Agora pergunte novamente a si próprio: é possível passar por esse cenário? Provavelmente não. Se as coisas piorarem, você poderá arranjar um emprego ou part-time, ou testar uma nova táctica para dar a volta ao ponto de situação.

PERMANEÇA MAGRO E PEQUENO!

Magro, pequeno, esfomeado, flexível, entre outras coisas, são bons atributos. Eles significam que você não terá de pagar muitas contas, não irá necessitar de lucros incríveis, e que poderá mudar as coisas conforme lhe apetecer. As grandes empresas precisam naturalmente de receitas incríveis, necessitam de vender milhões, e muitas vezes apresentam grandes dificuldades nas mudanças, dada a dimensão da estrutura empresarial, o que por seu turno dá origem a centenas de reuniões, e muito investimento de tempo. As empresas e profissionais pequenos e magros, geralmente não têm este tipo de problemas.
Evite começar com imensas despesas — comece pequeno, de preferência com zero ou quase zero despesas.
O Escola Dinheiro é um bom exemplo disso. Na verdade eu tinha pouco mais do que 0€ quando o comecei. Comecei com um investimento muito reduzido num domínio e alojamento no servidor do meu irmão, por exemplo. Na altura já tinha computador, e resumi tudo à produção de conteúdo. E aos poucos fui tentando marketizar o blog através das redes sociais e de todas as formas gratuitas existentes na altura. Nos dias de hoje ainda existem mais e melhores formas de o fazer, especialmente através dos canais sociais.
É verdade que nem todos conseguem começar com 0€ de investimento, mas podem começar pequenos. Existem inúmeras formas de começar um projecto barato — se o seu modelo de negócio exige demasiado investimento, procure escalá-lo ou dividi-lo em diversas partes, tentando minimizar ou acabar com a necessidade de investimento. Começar de uma forma barata, significa que não existe risco de falhar, antes pelo contrário, é fácil ser-se bem sucedido.

COMECE JÁ!

Evite esperar pela perfeição. Procure a melhor e mais rápida forma de começar, e comece imediatamente. Não tenha medo de pagar por cursos online, conhecimento sobre blogs ou outras formas de aprendizagem — faça-o, e aprenda pelo caminho. Se possível, comece de uma forma gratuita, para que você vá ganhando experiência à medida que a palavra vai passando e você vai-se tornando conhecido no meio.
Isso significa que você não terá de planear? Você deve fazê-lo, mas não deve exagerar. Você deverá concentrar-se naquilo em que é realmente bom, o que poderá oferecer aos seus clientes/leitores/consumidores, qual é o seu público alvo, como é que você irá ganhar dinheiro, quanto é que deseja cobrar, como é que você poderá destacar-se da concorrência, etc. Mas não pare — se você não conseguir decidir estes pontos, simplesmente comece e vá ajustando os seus pontos e estratégias no decorrer da sua jornada.

SOBRE DEIXAR O SEU EMPREGO

Esta é na verdade a grande questão, e na realidade eu não tenho resposta para ela.
Eu diria que para a grande maioria das pessoas, o melhor será manter o seu emprego por algum tempo, principalmente para assegurar algum dinheiro durante o início da sua jornada. Trabalhe pela manhã, na sua hora de almoço, depois do trabalho, ou mesmo durante o seu horário de trabalho, caso não esteja super ocupado — evite obviamente ser despedido! Esta é uma excelente forma de assegurar dinheiro para a sua nova empresa — mantenha um fluxo de receita aceitável enquanto o seu negócio se vai desenvolvendo, e mantenha-o até ter condições para deixar o seu emprego diário. Para mim, as coisas correram de uma forma um bocadinho diferente, uma vez que deixei o meu emprego e comecei do zero na internet no dia seguinte, mas a verdade é que não o recomendo a ninguém quando existem melhores opções.
Para outros, deixar o emprego é o melhor caminho, pois é uma situação que os obriga a tomar decisões e a avançar. Desta forma o medo será seguramente maior, mas acredite que a motivação também. Esta é a opção ideal para quem não tem uma família para sustentar — singulares ou casais sem filhos — ou então para aqueles que embora tenham famílias numerosas, têm também algumas poupanças capazes de assegurar a subsistência durante 2 ou 3 meses.
Mesmo que você deixe o seu emprego, você poderá fazer alguma consultoria regular para encaixar algum dinheiro.

O QUE FAZER?

Primeiro, você deverá escolher uma área que domine, pela qual seja apaixonado e acima de tudo, uma área onde você seja efectivamente bom e conhecedor. Se você gosta de jardinagem por exemplo, faça qualquer coisa relacionada com isso. Se você gosta de escrever, faça-o. O ideal será você ter alguma experiência na área, ou então ter disponíveis imensas horas para aprendizagem. Se você já é bom numa determinada matéria, e adora-a, você está mais que preparado para começar!
Depois, você definir o que tem para oferecer, e de que forma esse “algo” será diferente daquilo que já existe no mercado. De que forma você irá ao encontro das necessidades das pessoas, recorrendo a uma nova estratégia? Quem necessita dos seus serviços ou produtos? De que forma é que você vai fazer chegar a sua mensagem? Pense nisso…

NUNCA DEIXE DE APRENDER, NEM DE FALHAR!

Uma das citações de Skinner que mais gosto é aquela que diz “A failure is not always a mistake, it may simply be the best one can do under the circumstances. The real mistake is to stop trying.”. Para aquelas que não conseguem perceber, o que Skinner preconizava não eram as falhas, mas sim o pararmos de tentar. Ele dizia também que aqueles que não tinham falhas no seu currículo, não corriam riscos suficientes.
Falhar é perfeitamente normal e fará parte do seu novo modelo de negócio. E isso é apenas o princípio de tudo.
Você deverá ter uma postura proactiva, em que nenhuma falha o impedirá de atingir o seu objectivo. Se o seu negócio tremer com as suas falhas, aprenda com elas. E tente novamente, mas faça-o melhor desta vez. Você poderá sentir necessidade de arranjar um emprego para financiar a sua vida enquanto tenta novamente, mas isso está OK. Você fará aquilo que for necessário ser feito. Falhar não é o caminho para a depressão, muito menos para desistir. É uma oportunidade de aprender e evoluir. Uma falha é na verdade uma pedra segura no seu caminho para o sucesso.
E se você atingir esse sucesso, não adormeça. Você deverá estar constantemente a aprender, sempre a melhorar — não apenas porque não está satisfeito com o que já fez, mas porque se você parar de aprender, você deixará de se divertir. O mais fantástico do processo de trabalhar por conta própria é precisamente os novos desafios, as novidades para explorar, as novas competências para treinar e adquirir, as novas formas de crescer.

DEVEREI COMEÇAR EM TEMPO DE CRISE?

Sim.
Esta é de longe a maior e melhor oportunidade para começar. Esta é uma altura em que nenhum emprego no mundo está seguro, o que significa que o risco é menor. Esta é também a altura em que mais profissionais desistem dos seus sonhos, o que abrirá seguramente várias portas para o seu sucesso. E com a mídia social e o networking cada vez mais em voga, esta é também a altura mais fácil de começar, a altura mais fácil de fazer com que a sua palavra se espalhe, a altura mais fácil de distribuir informação, produtos e serviços.

QUER ARRISCAR?

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Como ganhar dinheiro com o Google Adsense

Para quem gosta de ganhar dinheiro com o Google Adsense, e acompanha desde sempre este programa de rentabilização para websites e blogs, provavelmente deverá ter reparado que desde a sua abertura, o Adsense tem mudado imenso, tem introduzido novas funcionalidades, e acima de tudo está cada vez mais complexo ao nível da rentabilização. Depois de várias análises realizadas ao longo dos últimos 6 meses, cheguei a algumas conclusões interessantes relativamente à rendibilidade deste programa, nomeadamente por intermédio de testes.
ganharcomadsense

EXISTE ALGUM SEGREDO PARA GANHAR DINHEIRO COM ADSENSE?

É verdade que são cada vez mais os livros, ebooks e blogs que escrevem sobre os segredos do Google Adsense. Na minha opinião e de acordo com a minha experiência profissional, não existem segredos para o Google Adsense! Se por ventura alguém lhe tentar vender um segredo, acredite que ficará surpreendido depois de o adquirir. A rendibilidade com Google Adsense não tem na verdade segredos, e é baseada em múltiplos testes do tipo A/B, sendo que cada nicho de mercado é um nicho de mercado, o que significa que os posicionamentos utilizados no seu blog A, podem muito bem não funcionar no seu blog B.

COMO GANHAR DINHEIRO COM ADSENSE? MESMO!

É verdade que são poucos aqueles que com blogs em áreas de interesse relativamente interessantes conseguem ganhar dinheiro com campanhas do Google Adsense nos seus projectos. Alguns ganham dinheiro, mas na verdade são valores relativamente baixos quando comparados com os grandes webmasters que diariamente mostram os seus resultados por essa internet fora. E sejamos convenientes, menos de 4 dígitos por mês com uma conta do Google Adsense é de facto irrisório, correcto?
É verdade que o Adsense não é a única forma de rentabilização para websites e blogs, mas é verdade que em alguns nichos de mercado é bastante mais eficiente que outro tipo de programas, nomeadamente os programas de afiliados. Sendo assim e para quem pretende ganhar dinheiro com o Google Adsense (mesmo!!) sugiro algumas dicas que provavelmente já leu por essa internet fora, mas que na verdade fazem parte daquilo a que muitos chamam o “segredo do Adsense”. Vejamos…
1. EXPERIMENTE TUDO!
É verdade que muitos blogueiros e webmasters que se queixam que o Adsense tem vindo a perder valor, por exemplo, são os primeiros a não realizarem testes nos seus websites e blogs. Existem momentos em que aquilo que consideramos ser o plano de rendibilidade perfeito, tem de ser alterado. Se o programa muda e evolui, você tem de evoluir também. A melhor dica que qualquer editor bem sucedido com Google Adsense poderia dar é: experimente tudo! Faça múltiplos testes A/B, mude posicionamentos, cores, formatos, e por aí adiante…
2. EXPERIMENTE UM POUCO MAIS
Quando na verdade você pensa que o seu website ou blog já não pode produzir mais lucros, que já está rentabilizado ao máximo, que você já realizou todos os testes e mais alguns, acredite que ainda pode melhorar. A grande vantagem do Adsense é precisamente essa: experimentação e adaptação. Exagere ao máximo nos seus testes e procure acima de tudo encontrar novas formas de levar a publicidade aos seus leitores e visitantes, aumentando progressivamente o seu rácio de cliques.
3. SIGA AS DICAS DA GOOGLE
Não há mais ninguém neste mundo da rentabilização com Google Adsense que deseje mais o seu sucesso do que a própria Google. Por isso mesmo, tudo aquilo que você necessita saber sobre rentabilização de campanhas com Google Adsense encontra-se nas páginas de ajuda da Google. Recomendo-lhe a leitura das dicas de optimização e os casos de estudo. Outra coisa que é extremamente importante (!!!) é o mapa de calor. Se você pensar bem, existe uma grande razão para que a Google recomende esse tipo de posicionamentos. Eles funcionam! Comece por utilizá-los no seu blog, e a partir desse momento realize todos os testes que considerar importantes para o seu blog. Recomendo-lhe também a leitura permanente do Adsense blog.
4. UTILIZE ANÚNCIOS DE TEXTO E IMAGEM
Quando comecei a utilizar o Google Adsense nos meus websites e blogs, uma das primeiras coisas que reparei foi que o meu CTR era maior quando tinha apenas anúncios de texto ligados, pelo que o meu primeiro (e estúpido) pensamento foi de que eu deveria ter apenas anúncios de texto ligados. O mais engraçado foi que quando liguei os anúncios de imagem também, cheguei à conclusão de que o CTR desceu um pouco, mas o valor por clique aumentou consideravelmente. E no fim de contas, eu estava a ganhar bastante mais dinheiro, mesmo tendo um CTR um pouco mais baixo.
5. SEJA CRIATIVO
Uma das coisas mais engraçadas de cada website ou blog, é a sua capacidade de ter um local, um exemplo, uma forma de rentabilização que é em tudo superior às outras. Conheço vários editores que utilizam Adsense, e que na grande maioria dos seus projectos, existe um pequeno local, um local particular, onde um anúncio ou um simples bloco de links, é mais rentável que qualquer outro elemento de rentabilização que utilizem. Portanto, o que lhe recomendo é tentar colocar-se no papel de um simples curioso de internet, e procurar pelos seus locais de ouro.
6. BRINQUE COM AS UNIDADES DE LINKS
Eu sou de longe um fã das unidades de links do Adsense. É verdade que as unidades de links não são funcionais em todo o tipo de websites ou blogs, mas a verdade é que em outros casos são simplesmente o sistema de publicidade perfeito. Se pretende maximizar o potencial de receita da sua conta Adsense, considere realizar mais testes com as unidades de links.
7. MENOS ANÚNCIOS = MAIS DINHEIRO
Já expliquei por diversas vez aqui no blog, que os anúncios do Google Adsense trabalham numa escala de prioridade. Se você tiver um único bloco de anúncios no seu blog, ele seguramente irá apresentar os anunciantes mais rentáveis para as palavras-chave do seu artigo. No entanto, se você tiver 4 blocos de anúncios nessa mesma página, o anunciante mais rentável poderá estar no bloco do fundo, onde você tem um CTR inferior a 0,5%. Isto significa que você tem muitos blogs, mas na verdade está a perder dinheiro…
8. NÃO SE ESQUEÇA DO BÊ-A-BÁ
Você sabe do que estou a falar…. utilizar as cores do seu blog nos seus anúncios, remover as bordas, colocar os anúncios camuflados dentro do seu conteúdo, acima da linha de água, assegurar que o anúncio com maior CTR aparece em primeiro lugar no seu código, bla bla bla. A razão para este tipo de bê-a-bá estar constantemente a ser recomendado é precisamente porque funciona. No entanto, a única forma de você ter a certeza disso é testando, portanto, teste!
9. MANTENHA O SEU BLOG ACTUALIZADO
É verdade que o Adsense pode ser rentável em blogs e websites de nicho, rendendo $1 por dia. Se você tiver 100 sites a render $1 por dia, está a realizar $3000/mês. Mas não seria mais fácil ter apenas 1 site, 1 domínio e escrever numa área que você realmente gosta, ganhando os mesmos $3000 dólares? Preocupe-se primeiro com conteúdo do seu blog, com o seu tráfego e com um crescimento sustentado, e mais tarde introduza o Adsense aos seus leitores!

CONCLUSÃO

Na realidade ainda existe muita coisa para fazer quanto à optimização de campanhas Google Adsense. No entanto, tudo se resume a testes e à vontade que você tem de ganhar dinheiro com a sua conta Adsense. Se está à procura de segredos para ganhar seis dígitos por ano, então provavelmente irá continuar à procura e nunca chegará a ganhar dinheiro, mesmo. E se por ventura está curioso relativamente aos meus ganhos de Adsense, considere subscrever o blog e manter-se atento aos artigos futuros. Vocé já é assinante, não é?

domingo, 17 de janeiro de 2010

Como escolher as melhores palavras-chave para os seus blogs em apenas 6 minutos?

Nos dias de hoje e com a concorrência cada vez mais acrescida, torna-se essencial saber utilizar o marketing em prol do crescimento e destaque do seu blog. A optimização para motores de busca é umas das formas eficientes de conseguir melhorar o posicionamento do seu blog e da sua marca, através de pesquisas e métodos orgânicos, sem que exija um investimento directo ao nível de capital.
Quando se inicia um novo projecto, e/ou se pretende melhorar o posicionamento de um projecto já existente, é necessário partir para um estudo profundo ao nível das palavras-chave. São estes os termos que poderão marcar a diferença entre um blog que recebe 5000 visitas por dia e um que recebe 50,000. Vamos analisar como escolher as palavras-chave correctas através de um método que não lhe retira mais do que 6 minutos do seu dia-a-dia.
PASSO Nº1 – ESCOLHER AS PALAVRAS-CHAVE
Dependendo da área de acção do seu blog, comece por constituir uma listagem de palavras-chave associadas ao mercado de acção do seu blog. Utilizando o exemplo deste blog e da palavra mãe ‘Dinheiro’, poderiamos constituir uma listagem do tipo:
  • dinheiro
  • ganhar dinheiro
  • programas afiliação
  • marketing de afiliados
  • ganhar dinheiro na internet
  • anúncios de texto
  • economia
  • mercados financeiros
  • etc
PASSO Nº2 – UTILIZAR A FERRAMENTA DE PALAVRAS-CHAVE DO GOOGLE
A Google disponibiliza gratuitamente uma ferramenta de pesquisa de palavras chave intitulada Google Search Keyword Tool. Esta ferramenta permite aos webmasters e blogueiros procurarem termos específicos baseados na qualidade do tráfego, na concorrência e no CPC médio pago pelas campanhas de anunciantes de Adwords. É relativamente fácil encontrar palavras-chave com CPCs superiores a $1.

google search
Dependendo do tipo de pesquisa por palavras-chave, a lista de resultados pode ser muito maior. No caso da palavra ‘dinheiro’ temos um resultado de 67 diferentes palavras-chave que podem posteriormente ser exportadas para Excel e utilizadas em filtragens profundas, que o ajudarão a encontrar os termos mais rentáveis a utilizar nos seus websites ou blogs.
PASSO N3º – UTILIZAR O EXCEL E OS DADOS
Depois de exportar a sua lista de resultados, comece por filtrar apenas a informação que realmente interessa. Elimine todas as tabelas desnecessárias, nomeadamente as que não estão relacionadas com as palavras-chave, preço e volume de pesquisas. Tudo o resto é tecnicamente dispensável.
Depois disso, siga os seguintes passos:
  • Copie e cole toda a informação numa folha de Excel.
  • Depois disso crie uma coluna com a equação (preço do clique X volume de pesquisa mensal).
  • Organize a sua tabela pelo valor das palavras-chave. 
  • Remova automaticamente toda a informação duplicada.
  • Elimine palavras-chave irrelevantes à mão.
PASSO Nº4 – MAPEAR PALAVRAS-CHAVE COM O CONTEÚDO DO SEU BLOG
A grande vantagem do mapeamento, prende-se com a utilização as palavras-chave e dos conteúdos optimizados na sua tabela de Excel, contra os conteúdos actualmente utilizados no seu blog. Com um mapeamento desse tipo, é possível você ter noção da importância de trocar títulos, endereços e conteúdos no seu blog, optimizando para o máximo rendimento em Google Adsense, por exemplo.
Através deste método e tendo em conta os endereços onde se encontram determinadas palavras-chave, torna-se possível você compreender rapidamente quais os conteúdos com grande potêncial no seu blog, mas também aqueles que podem rapidamente ser optimizados com novas palavras-chave e termos mais rentáveis. É um exercício simples e que lhe ocupará pouco tempo.
PASSO Nº5 – VIDEOS, AJUDA E DICAS EXTRA
Caso tenha dúvidas em como estruturar o seu mapa de palavras-chave, deixamos em baixo alguns videos do Youtube com ensinamentos muito interessantes sobre esta área do keyword searching. Se por ventura tiver alguma dúvida, poderá deixar sempre um comentário em baixo, que teremos todo o gosto em ajudar no que for possível.

Entretanto, se estiver interessado em melhorar o mapa de keywording do seu blog, deixamos mais algumas dicas extra que poderá colocar em andamento:
  • Utilize o seu Google Analytics para procurar os termos mais procurados pelos seus visitantes.
  • Acompanhe blogs, websites e forums na sua área, e mantenha-se atento às novidades. Os temas novos geralmente são oportunidades de negócio.
  • Utilize ferramentas de sugestão de palavras-chave como o Quintura, por exemplo.
  • Analise o seu blog juntamente com a sua concorrência no SEM Rush.
  • Procure mais palavras-chave competitivas no Microsoft Ad Intelligence.
  • Se utilizar o AdWords, faça login no Google Search Keyword e ele dar-lhe-á uma lista compreensiva com mais palavras-chave e termos, que o sistema considera interessante de você utilizar nas suas campanhas Adwords.

Boas campanhas!

sábado, 16 de janeiro de 2010

Alemanha lança alerta contra Internet Explorer

O Gabinete Federal para a Segurança da Informação (GFSI) emitiu um comunicado, aconselhando os internautas a utilizarem outro browser que não o Internet Explorer (IE).

O aviso do organismo alemão surge depois de a Microsoft ter admitido a existência de uma falha de segurança nas versões 6, 7 e 8 do IE.

Apesar de a empresa norte-americana garantir que o problema pode ser resolvido com a alteração do grau de segurança do IE para «alto», o GSFI mantém o seu alerta, com o argumento de que nem esta medida garante um nível de imunidade satisfatório.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

HotWords – ganhar dinheiro com publicidade contextual

HotWords – ganhar dinheiro com publicidade contextual
A HotWords é uma empresa que nasceu e cresceu no Brasil. É sobejamente conhecida de praticamente todo o povo Brasileiro, sendo que a grande maioria dos blogueiros e webmasters do Brasil já fazem uso da Hotwords para rentabilizarem os seus websites e blogs. Entretanto a HotWords juntou-se à Canalmail em Portugal, para lançar o serviço também para o mercado Português. Independentemente de o blog estar no Brasil ou em Portugal, recomendo-lhe vivamente a experimentar a Hotwords caso ainda não o esteja a fazer.
Para se registar nesta plataforma de publicidade contextual, poderá visitar o HotWords.com.br ou então o HotWords.pt. O processo de inscrição é extremamente simples, indicando apenas informação relativamente ao seu blog, domínio, nome, detalhes, entre outros dados. Depois de inscrito na plataforma, terá de aguardar uma aprovação manual do seu registo, que após ser bem sucedido abre-lhe as portas ao mundo da HotWords. Partindo do princípio de que você é aceite na plataforma, vamos ver alguns passos e dicas interessantes para rentabilizar eficientemente este programa de afiliação.
hotwords

INSTALAÇÃO DO HOTWORDS NO SEU BLOG

INSTALAÇÃO EM WORDPRESS
Depois de ter a sua conta aprovada na plataforma da HotWords, é altura de instalar o script de afiliação da empresa no seu blog. Se por ventura utiliza um blog Wordpress tal como eu, o processo é extremamente simples. Poderá descarregar o plugin WP-HotWords, carregá-lo para o seu blog, configurá-lo com o seu ID (encontra-se no separador “sites” do seu painel de controlo do HotWords), e guardar as configurações no seu blog.
Depois disso, deverá unicamente visitar o ficheiro “footer.php” do seu template, e verificar se por ventura o seguinte código se encontra no final dessa página de código PHP.

Se este código não se encontrar no rodapé do seu blog, deverá adicioná-lo manualmente. Geralmente os templates acabam apenas com o encerramento do “body” e do “html”, mas alguns temas não têm a função especificada no rodapé. O template deste blog não tinha, por exemplo, pelo que tive de a adicionar manualmente. Depois disso, terá o seu HotWords a correr perfeitamente, embora os anúncios só comecem a aparecer cerca de 24h após a instalação do script.
INSTALAÇÃO EM BLOGGER
Como a plataforma do Blogger/Blogspot não trabalha com plugins (extensões), você terá de mexer directamente no código do template que está a utilizar. Vejamos alguns passos rápidos para instalar o script da HotWords facilmente no seu blog:
1. Comece por verificar qual é o seu modelo de template. Para isso, aceda ao seu blog, clique em “Exibir” e depois em “Código-Fonte”.
2. Procure por entry-content. Se encontrar, o script do seu blog é o modelo 2; caso contrário utilize o modelo 1. (confuso? continue a ler)
3. Copie o modelo de script correto para seu blog, não esquecendo de alterar o XXXX pelo ID correcto do seu blog:
Modelo 1:
Modelo 2:
4. Agora, efetue seu login e clique no botão “Layout” de seu Painel de Controle do Blog.
5. Em seguida, clique em “Adicionar um Gadget”, cole o modelo (copiado no passo 3) referente ao seu blog no quadro “Configurar HTML/JavaScript” e clique em “Salvar”.
6. Para verificar se a implementação foi feita corretamente, volte ao seu blog, clique em “Exibir”“Código-fonte” e procure por “HOTWords”.
7. O script deve aparecer no final de seu código-fonte, antes apenas das tags e (em alguns casos pode aparecer em torno de 20 linhas acima). Caso não encontre o script HOTWords, repita o processo.

OPTIMIZAÇÃO DO HOTWORDS NO SEU BLOG

Como o HotWords é uma plataforma de publicidade contextualizada que corre através de um script automatizado, não existe muito a fazer relativamente ao melhoramento e optimização de campanhas. Nos primeiros de testes com a platforma do HotWords cheguei no entanto a algumas conclusões interessantes que gostaria de partilhar consigo no imediato.
UTILIZAÇÃO DE CORES CHAMATIVAS
O script do HotWords, tanto para Wordpress como para Blogger permite a customização manual da cor dos links que serão sublinhados com publicidade da plataforma. Embora geralmente a publicidade contextualizada funcione melhor quando é camuflada de acordo com as cores do blog, a verdade é que pelos relatórios que tenho lido de utilizadores brasileiros, os melhores rendimentos acontecem quando o blogueiro faz uso de cores chamativas. Portanto, isso significa que se você está a utilizar links azuis no seu blog, ficaria mais chamativo ter os links do HotWords a vermelho ou a verde.
LINKS EM TODAS AS PÁGINAS E CATEGORIAS
O plugin para Wordpress permite-lhe, entre outras coisas, escolher quais as categorias onde pretende que os anúncios do HotWords não apareçam. Eu na verdade experimentei excluir algumas categorias e sinceramente não se justifica. Recomendo vivamente que deixe o script popular o seu blog com anúncios nas palavras-chave e conteúdos que ele próprio considerar mais relevantes para os utilizadores.
ESCOLHA DO PAÍS E TRÁFEGO
O plugin para Wordpress permite-lhe também escolher o país para os seus anúncios. Tendo em conta que ainda existem poucos anunciantes disponíveis em Portugal e como este blog recebe 70% de tráfego vindo do Brasil, resolvi modificar o país para Brasil e analisar os resultados. Tendo isto em conta, recomendo-lhe obviamente que tenha em consideração o tráfego do seu blog e de onde este provem, para que possa segmentar as campanhas ao máximo.
FAÇA TESTES
É verdade que o HotWords não é propriamente uma daquelas plataformas de afiliação que permitem realizar inúmeros testes A e B para verificar qual a forma de rentabilizar mais eficiente o sistema. No entanto, é possível alterar a cor dos links, o país para os anúncios e ainda realizar testes em diferentes blogs, de diferentes nichos de mercado. Testando o HotWords através das possibilidades existentes, dá-lhe uma visão bastante mais periférica e objectiva sobre como utilizá-lo a seu favor.
hotwords1

29 sistemas de afiliados do Brasil para utilizar em blogs

Ganhar dinheiro com programas de afiliados é hoje uma realidade. Há algum tempo que andava a compilar uma listagem dos melhores sistemas de afiliados do Brasil, e eis que a compilação fica finalmente completa e é liberada gratuitamente para você usar e abusar. No Brasil existem algumas dezenas ou mesmo centenas de sistemas de afiliados, pelo que é importante conhecer pelo menos os melhores e aqueles que são mais rentáveis e credíveis. O objectivo desta listagem não é apenas o de direccionar você para um sistema A ou B, mas simplesmente apresentar-lhe aqueles que eu próprio considero como sendo os melhores programas de ganhar dinheiro para utilizar em blogs, e não só.

Se esta é a primeira vez que visita o nosso blog e gostou dos nosso conteúdos, considere seguir-nos via Facebook e/ou subscrever a nossa Newsletter para receber todos os nossos conteúdos futuros directamente na sua caixa de correio electrónico

sistemas de afiliados
1. AFFILIATED WEB ATTRACTIONS (http://www.affiliatedweb.com/)
A affiliated web attractions é um sistema de afiliados que provavelmente não deverá ser utilizado em blogs ou websites que façam utilização de anúncios Adsense, uma vez que esta empresa promove jogos online e casinos. A empresa trabalha numa base de comissões, sendo que para facturações até 10,000$ o utilizador recebe uma comissão fixa de 25%. Conforme o volume de facturação, puderá chegar até aos 40% de comissão.

sistema de afiliados
2. AFILIADS (http://www.afiliads.com/)
A AfiliAds é uma rede de publicidade que trabalha com um CPC (custo por clique). Depois de ser aceite na rede, o blogger pode colocar diferentes banner publicitários de empresas a rodar no seu blog, e a rentabilização é feita sempre que um leitor clicar num desses banners, bem ao estilo do Google Adsense. Uma das vantagens deste programa é de que não limite de banners para colocação e tem também um sistema de afiliação para novos referidos que paga até 5% da rendibilidade desses outros autores.

sistema de afiliados
3. AFILIO (http://www.afilio.com.br/)
A Afilio é uma rede de publicidade que actualmente trabalha com vários sistemas de rentabilização, através de CPM, CPC e CPA. O limite mínimo para levantamento é de apenas R$100 e você pode utilizar campanhas diversas no seu website ou blog, sendo que a próprio Afilio não exige exclusividade, o que significa que puderá ser utilizada em simultâneo com o Google Adsense.

sistemas de afiliados
4. ALUGUE TEMPORADA (http://www.aluguetemporada.com.br/)
A Alugue Temporada tem um sistema de afiliados que puderá ser extremamente rentável em alguns nichos de mercado muito específicos e direccionados para a área do turismo. Ela paga R$0,04 por cada utilizador único que você enviar para a página da empresa, mas paga ainda R$20 de comissão por cada pedido efectuado dentro do próprio site. O levantamento é feito quando atingir os R$100 e é depositado na sua conta bancária, que puderá especificar no acto de registo.

sistema de afiliados
5. AMERICANAS (http://carrinho.americanas.com.br/)
A Americanas tem um programa de afiliação muito interessante que paga por comissão de venda efectuada dentro do site da empresa. As comissões puderão ir até 6% e a empresa disponibiliza aos consumidores um catálogo com mais de 220 mil produtos. É um sistema de afiliados típico para este tipo de loja de comércio electrónico.

sistema de afiliados
6. AUDIO JUS (http://www.audiojus.com.br/)
A AudioJus é uma editora de venda de música, audio-livros e tudo o que esteja relacionado com o comércio electrónico de Audio. Ela tem um programa de afiliação com banners publicitários que apresentam os produtos da empresa, sendo que o valor de comissão por venda é de 5% e o limite mínimo de levantamento é de R$100.

sistema de afiliados
7. BUSCAPÉ (http://afiliados.buscape.com.br)
O Buscapé é considerado por muitos brasileiros um dos melhores sistemas de afiliados do país. Ele paga por clique, valores até R$0,25, sendo que só é aceite um clique por IP por dia por marca. O programa de afiliação da empresa tem ainda disponíveis banners e vários formatos para anunciar, sendo que existe também um sistema de comissão de até 50% em que será possível ganhar R$1,56 por peça.

sistema de afiliados
8. BRASLINK NETWORK (http://braslink.com/affil/indexpar.cfm)
A Braslink é uma empresa de alojamento que paga uma comissão fixa de $4,00 pela compra de qualquer serviço na empresa durante um mês. O valor é pago ao webmaster após a subscrição de um segundo mês. A empresa dispõe de um painel de gestão de campanhas, sendo que tem também disponível banners em vários formatos e estilos. Este programa puderá ser uma opção válida para todos os que estão dentro do nicho de mercado das hospedagens.

sistema de afiliados
9. CATHO (http://www.catho.com.br)
A Catho está localizada num nicho de mercado muito específico e interessante que é o do emprego e currículos online. O sistema de afiliados da empresa paga imediatamente 45% do valor da venda de um qualquer pacote disponível no site da empresa. Se por ventura o assinante resolver continuar na Catho durante mais algum tempo, e subscrever um pacote completo, a empresa paga até 90% de comissão sobre esse mesmo valor. Uma proposta extremamente atractiva e rentável.

sistema de afiliados
10. CIA. DO SOFTWARE (http://www.ciadosoftware.com.br)
A Companhia do Software oferece um sistema de afiliados por níveis, sendo que é possível referenciar outras pessoas para o programa e ganhar até 5 níveis de comissão. A empresa utiliza um software próprio, banners e um cookie de 30 dias que garante uma maior captação de vendas e comissões. Os valores são pagos assim que atinja os R$50 em conta.

sistema de afiliados
11. CLIQUE BANNER (http://www.cliquebanner.com/)
A clique banner é como o próprio nome indica, uma empresa que paga por clique em banner, mas que paga também por cada mil visualizações. Por clique puderá ganhar entre R$0,15 e R$0,50 e por CPM puderá ganhar até R$1,50. Se quiser, puderá ainda referir outros utilizadores para o sistema, ganhando uma comissão fixa de 10% sobre os lucros que estes gerarem.

sistema de afiliados
12. CORPO PERFEITO (http://www.corpoperfeito.com.br/affiliate/)
A Corpo Perfeito é mais uma empresa que se encontra num nicho de mercado muito específico, sendo que vende equipamentos para manter o corpo e também acessórios de moda, livros e roupas adaptadas ao modelo de negócio. Você pode ganhar 10% de comissão sobre todas as vendas efectuadas no site da empresa, tendo como vantagem um cookie de 15 dias. Se por ventura recomendar um outro webmaster para o programa, você irá ganhar 3% sobre as suas vendas.

sistema de afiliados
13. CURSOS 24H (http://www.cursos24horas.com.br/parcerias/)
A Cursos 24H é uma empresa dentro do nicho de mercado dos cursos online. A comissão no programa de afiliação da empresa depende do valor do curso, sendo que para um curso de R$20 você recebe uma comissão fixa de R$3 e para um curso de R$50 você recebe uma comissão de R$9.

sistema de afiliados
14. CYBER DIET (http://www.smartdiet.com.br/afiliado/index.php)
A CyberDiet tem um programa de afiliação que trabalha directamente com o programa de emagrecimento da empresa. O utilizador ganha uma comissão variável pela venda da subscrição desse mesmo programa. A comissão é fixa de R$6,00 e depois tem ainda uma comissão de 12% sobre a venda de assinaturas. O cookie da empresa tem 10 dias.

sistemas de afiliados
15. DECOLAR (http://www.decolar.com)
A Decolar é uma empresa de venda de viagens online que trabalha com o programa de afiliação da Zanox para providenciar diversas soluções aos webmasters. Você puderá colocar banners ou widgets em flash para tentar vender viagens directamente a partir do seu site. Você recebe uma comissão por cada venda que pode variar entre o escalão mínimo de 25% e o máximo de 100%. Esses escalões variam conforme o volume de facturação que você conseguir direccionar para a empresa.

sistema de afiliados
16. DELL AFILIADOS (http://www.dellafiliados.com.br/)
A DELL tem um famoso programa de afiliados no Brasil que paga até R$125 por cada venda de computador através do site da empresa. A empresa disponibiliza diferentes criatividades que você puderá colocar no seu website ou blog e direccionar o máximo de tráfego e vendas para a empresa. Depois do cliente comprar e receber o seu computador DELL, você é pago pela empresa.

sistema de afiliados
17. EGRANA (http://www.egrana.com.br/)
A Egrana é uma empresa que paga por visualização de banners. Ela paga R$1,70 por cada mil pop-unders, R$0,70 por cada mil anúncios flutuantes e ainda R$0,30 por cada mil banners únicos. Se por ventura estiver interessado em recomendar os serviços da empresa a outros webmasters, você passa a receber 10% de comissão sobre os lucros que esses autores gerarem também.

sistema de afiliados
18. E-DOMINIOS (http://www.e-dominios.com.br/parceria.php)
A E-Domínios é uma empresa de registo de domínios online, que conta actualmente com alguns milhares de domínios registados. O programa de afiliação da empresa oferece uma comissão fixa de 5% sobre o valor do domínio adquirido pelo cliente, pudendo usufruir de um cookie de 120 dias. A empresa disponibiliza diferentes criatividades para que possa maximizar o potencial dos seus leitores.

sistema de afiliados
19. ZURA (http://parceiros.zura.com.br/)
O sistema de afiliados da Zura paga até R$0,33 por cada clique premium. Conforme os regulamentos da empresa, a cada 3 cliques 1 deles é premium. O Zura é um dos maiores comparadores de preços do Brasil e oferece-lhe diversas criatividades para que possa potenciar ao máximo os cliques dos seus visitantes.

google adsense
20. GOOGLE ADSENSE (https://www.google.com/adsense/login/pt_BR/)
Considerado por muitos como o rei dos programadas de afiliação. O Google Adsense é um programa de publicidade contextual que paga ao clique, sendo que permite anunciar através de textos contextuais ou banners de imagens. Puderá também rentabilizar o seu blog através do Adsense para RSS Feeds e através de unidades de links.

hotwords
21. HOTWORDS (http://site.hotwords.com.br/)
O HotWords é um programa de afiliação já muito utilizado no Brasil, que paga por clique em palavras-chave. Ele substitui algumas palavras-chave dos seus textos por links para empresas e programas, sendo que você é pago cada vez que o leitor efectua um clique. Ele disponibiliza também publicidade em videos e em outros formatos usuais.

sistema de afiliados
22. JACOTEI (http://www.jacotei.com.br/afiliados.cfm)
O JaCotei é um dos maiores comparadores de preços do Brasil. Ele oferece um sistema de afiliação multifacetado, com ofertas por clique, por Bónus ou por Registo. Por clique e sempre que algum leitor clique nas lojas referidas no JaCotei, você recebe um valor fixo de R$0,15.

sistema de afiliados
23. MERCADO LIVRE (http://www.mercadolivre.com.br/)
O Mercado Livre tem um programa de afiliação que paga por comissão ou por registo. Você puderá ganhar entre 30% e 60% em regime de comissão sobre as vendas efectuadas no portal, 25% a 45% por anúncios nos classificados do site e ainda R$10 ou R$20 por cada registo activo no site.

sistema de afiliados
24. PERFUMES.COM.BR (http://www.perfumes.com.br)
A Perfumes.com.br é mais uma loja de comércio electrónico de nicho. Infelizmente o programa de afiliados da empresa paga uma comissão fixa de apenas 3% sobre as vendas efectuadas no site. Ainda assim puderá ser rentável se conseguir direccionar algum tráfego, uma vez que os produtos têm valores elevados. A empresa oferece links de texto, banners e outras criatividades.

sistema de afiliados
25. SUBMARINO (http://afiliados.submarino.com.br/affiliates/)
A Submarino é uma das empresas mais utilizadas actualmente no mercado do Brasil. Ela oferece um programa de afiliação por comissão, sendo que o valor percentual é variável conforme a área de negócio em causa. O mínimo são 2% e o máximo são 8%. Quando atingir os R$50 puderá pedir o levantamento do seu dinheiro.

sistema de afiliados
26. UOL AFILIADOS (http://afiliados.uol.com.br/)
A publicidade do UOL é a par do Google Adsense a única que utiliza a contextualização. Muito idêntica à publicidade do Adsense, a UOL Afiliados paga por clique tal como acontece com o programa do Google. Este é seguramente um dos programas mais rentáveis da actualidade no Brasil.

permission
27. PERMISSION AD NETWORK (http://permission.com.br/)
A Permission Ad Network é uma rede de publicidade do Brasil, que oferece vários tipos de rentabilização para os seus sites, através de sistemas Premium e de Performance, nos quais terá acesso a vários tipos de criatividades e campanhas de email marketing, ao mesmo tempo que terá acesso aos maiores anunciantes do país.

sistemas de afiliados
28. ANUNCIOU.COM (http://www.anunciou.com/)
A Anunciou.com é uma rede de publicidade brasileira que pretende ajudar os webmasters a venderem publicidade fixa nos seus sites e blogs. A empresa aceita tanto anunciantes como editores, sendo que o objectivo principal é o da rentabilização directa do seu blog ou website, através da venda de banners por semana, mês ou ano.

acalama
29. ACALAMA (http://www.acalama.com.br/)
A Acalama é uma rede de publicidade contextual, onde você submete o seu website ou blog, define um espaço disponível para anúncios, define um preço e depois a empresa trata de colocar um anunciante a rodar publicidade nesse mesmo espaço.

Estes são os 29 melhores programas de afiliação do Brasil. Se por ventura já utilizou algum deles, coloque um comentário com a sua apreciação. Ajude-nos a promover este artigo também. Cite-o no seu próprio blog!

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