quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O guia para se tornar patrão de si próprio – quer arriscar?

Uma das coisas mais fantásticas que a vida me proporcionou foi deixar o meu emprego para me tornar num webmasters, blogueiro e freelancer a tempo inteiro. Obviamente que estou muito feliz da posição que hoje ocupo, e torna-se claro que recomendo o mesmo caminho a muitos outros profissionais: amigos, conhecidos, irmãos, etc. Felizmente um dos meus irmãos já seguiu precisamente o mesmo caminho, e está cada vez mais perto de deixar o seu emprego para trabalhar a 100% na internet.
Embora ser o seu próprio próprio possa parecer demasiado assustador nos primeiros tempos, na verdade não é assim tão complicado como parece. Você passa a ser alguém que adora a sua liberdade, que adora a forma como estabelece o seu próprio calendário, que adora fazer aquilo que realmente lhe dá prazer. Mas será que isso é representa todas as vantagens de trabalhar por conta e risco? Não, é necessário também muito trabalho, e acima de tudo uma grande capacidade de aprender com os erros, e tentar . Tendo em conta que trabalho por conta própria há praticamente 6 anos, vamos analisar algumas das coisas que recomendo e que aprendi durante esse período, e que espero, o possam ajudar nesta jornada pela liberdade profissional.
trabalharemcasa

PRIMEIRO: ALGUÉM CONSEGUE SER PATRÃO DE SI PRÓPRIO?

Nem todos os profissionais estão preparados para trabalharem por conta própria, porque alguns deles gostam de trabalhar naquilo que fazem actualmente, gostam das pessoas com quem trabalham, e/ou porque simplesmente gostam da área onde trabalham. Dificilmente um destes profissionais seria mais feliz a trabalhar por conta própria. E na verdade eu acho isso fantástico.
Mas … A realidade diz-me que existe uma enorme falácia quando muitos se referem aos “empresários” como alguém que tem um “espirito empreendedor”, sendo que geralmente fazem questão de referir que a pessoa nasce com esse espírito, e que isso marca uma enorme diferença entre eles e um trabalhador comum. Tenha em mente que não existem pessoas que são mais motivas, que gostam de correr mais riscos, que têm mais espírito, que têm mais sorte, etc, etc, etc. Na realidade, acho que tudo isso é conversa fiada e pura utopia.
Todos nós, eu e você incluídos, gostamos de liberdade. No entanto, alguns de nós deixamo-nos levar por sentimentos de medo e receio, enquanto que outros não. É o medo que o impede de prosseguir. E assim sendo, a pergunta correcta deveria ser: alguém consegue superar este medo? Eu acredito que é possível.

COMO SUPERAR ESTE MEDO?

Comece por perguntar a si próprio: o que é que pode acontecer de pior?
Para muitos, arriscar por conta própria significa perder poder económico, hipotecas e quem sabe levar a sua vida e a sua família à banca rota. Mas na verdade isso acontece todos os dias, especialmente nos momentos de impacto das crises financeiras, e todas essas pessoas sobreviveram. Nenhuma delas consegue pedir um empréstimo novamente, é um facto, mas a realidade é que estão vivas. Para outros, pode significar não ter dinheiro para a alimentação da família, passar fome, ou simplesmente viver na rua. Pergunte a si próprio, se conseguir, qual é a sua rede de segurança: família e amigos que o poderão ajudar em situações realmente críticas.
Esse é o pior cenário de todos os possíveis. Agora pergunte novamente a si próprio: é possível passar por esse cenário? Provavelmente não. Se as coisas piorarem, você poderá arranjar um emprego ou part-time, ou testar uma nova táctica para dar a volta ao ponto de situação.

PERMANEÇA MAGRO E PEQUENO!

Magro, pequeno, esfomeado, flexível, entre outras coisas, são bons atributos. Eles significam que você não terá de pagar muitas contas, não irá necessitar de lucros incríveis, e que poderá mudar as coisas conforme lhe apetecer. As grandes empresas precisam naturalmente de receitas incríveis, necessitam de vender milhões, e muitas vezes apresentam grandes dificuldades nas mudanças, dada a dimensão da estrutura empresarial, o que por seu turno dá origem a centenas de reuniões, e muito investimento de tempo. As empresas e profissionais pequenos e magros, geralmente não têm este tipo de problemas.
Evite começar com imensas despesas — comece pequeno, de preferência com zero ou quase zero despesas.
O Escola Dinheiro é um bom exemplo disso. Na verdade eu tinha pouco mais do que 0€ quando o comecei. Comecei com um investimento muito reduzido num domínio e alojamento no servidor do meu irmão, por exemplo. Na altura já tinha computador, e resumi tudo à produção de conteúdo. E aos poucos fui tentando marketizar o blog através das redes sociais e de todas as formas gratuitas existentes na altura. Nos dias de hoje ainda existem mais e melhores formas de o fazer, especialmente através dos canais sociais.
É verdade que nem todos conseguem começar com 0€ de investimento, mas podem começar pequenos. Existem inúmeras formas de começar um projecto barato — se o seu modelo de negócio exige demasiado investimento, procure escalá-lo ou dividi-lo em diversas partes, tentando minimizar ou acabar com a necessidade de investimento. Começar de uma forma barata, significa que não existe risco de falhar, antes pelo contrário, é fácil ser-se bem sucedido.

COMECE JÁ!

Evite esperar pela perfeição. Procure a melhor e mais rápida forma de começar, e comece imediatamente. Não tenha medo de pagar por cursos online, conhecimento sobre blogs ou outras formas de aprendizagem — faça-o, e aprenda pelo caminho. Se possível, comece de uma forma gratuita, para que você vá ganhando experiência à medida que a palavra vai passando e você vai-se tornando conhecido no meio.
Isso significa que você não terá de planear? Você deve fazê-lo, mas não deve exagerar. Você deverá concentrar-se naquilo em que é realmente bom, o que poderá oferecer aos seus clientes/leitores/consumidores, qual é o seu público alvo, como é que você irá ganhar dinheiro, quanto é que deseja cobrar, como é que você poderá destacar-se da concorrência, etc. Mas não pare — se você não conseguir decidir estes pontos, simplesmente comece e vá ajustando os seus pontos e estratégias no decorrer da sua jornada.

SOBRE DEIXAR O SEU EMPREGO

Esta é na verdade a grande questão, e na realidade eu não tenho resposta para ela.
Eu diria que para a grande maioria das pessoas, o melhor será manter o seu emprego por algum tempo, principalmente para assegurar algum dinheiro durante o início da sua jornada. Trabalhe pela manhã, na sua hora de almoço, depois do trabalho, ou mesmo durante o seu horário de trabalho, caso não esteja super ocupado — evite obviamente ser despedido! Esta é uma excelente forma de assegurar dinheiro para a sua nova empresa — mantenha um fluxo de receita aceitável enquanto o seu negócio se vai desenvolvendo, e mantenha-o até ter condições para deixar o seu emprego diário. Para mim, as coisas correram de uma forma um bocadinho diferente, uma vez que deixei o meu emprego e comecei do zero na internet no dia seguinte, mas a verdade é que não o recomendo a ninguém quando existem melhores opções.
Para outros, deixar o emprego é o melhor caminho, pois é uma situação que os obriga a tomar decisões e a avançar. Desta forma o medo será seguramente maior, mas acredite que a motivação também. Esta é a opção ideal para quem não tem uma família para sustentar — singulares ou casais sem filhos — ou então para aqueles que embora tenham famílias numerosas, têm também algumas poupanças capazes de assegurar a subsistência durante 2 ou 3 meses.
Mesmo que você deixe o seu emprego, você poderá fazer alguma consultoria regular para encaixar algum dinheiro.

O QUE FAZER?

Primeiro, você deverá escolher uma área que domine, pela qual seja apaixonado e acima de tudo, uma área onde você seja efectivamente bom e conhecedor. Se você gosta de jardinagem por exemplo, faça qualquer coisa relacionada com isso. Se você gosta de escrever, faça-o. O ideal será você ter alguma experiência na área, ou então ter disponíveis imensas horas para aprendizagem. Se você já é bom numa determinada matéria, e adora-a, você está mais que preparado para começar!
Depois, você definir o que tem para oferecer, e de que forma esse “algo” será diferente daquilo que já existe no mercado. De que forma você irá ao encontro das necessidades das pessoas, recorrendo a uma nova estratégia? Quem necessita dos seus serviços ou produtos? De que forma é que você vai fazer chegar a sua mensagem? Pense nisso…

NUNCA DEIXE DE APRENDER, NEM DE FALHAR!

Uma das citações de Skinner que mais gosto é aquela que diz “A failure is not always a mistake, it may simply be the best one can do under the circumstances. The real mistake is to stop trying.”. Para aquelas que não conseguem perceber, o que Skinner preconizava não eram as falhas, mas sim o pararmos de tentar. Ele dizia também que aqueles que não tinham falhas no seu currículo, não corriam riscos suficientes.
Falhar é perfeitamente normal e fará parte do seu novo modelo de negócio. E isso é apenas o princípio de tudo.
Você deverá ter uma postura proactiva, em que nenhuma falha o impedirá de atingir o seu objectivo. Se o seu negócio tremer com as suas falhas, aprenda com elas. E tente novamente, mas faça-o melhor desta vez. Você poderá sentir necessidade de arranjar um emprego para financiar a sua vida enquanto tenta novamente, mas isso está OK. Você fará aquilo que for necessário ser feito. Falhar não é o caminho para a depressão, muito menos para desistir. É uma oportunidade de aprender e evoluir. Uma falha é na verdade uma pedra segura no seu caminho para o sucesso.
E se você atingir esse sucesso, não adormeça. Você deverá estar constantemente a aprender, sempre a melhorar — não apenas porque não está satisfeito com o que já fez, mas porque se você parar de aprender, você deixará de se divertir. O mais fantástico do processo de trabalhar por conta própria é precisamente os novos desafios, as novidades para explorar, as novas competências para treinar e adquirir, as novas formas de crescer.

DEVEREI COMEÇAR EM TEMPO DE CRISE?

Sim.
Esta é de longe a maior e melhor oportunidade para começar. Esta é uma altura em que nenhum emprego no mundo está seguro, o que significa que o risco é menor. Esta é também a altura em que mais profissionais desistem dos seus sonhos, o que abrirá seguramente várias portas para o seu sucesso. E com a mídia social e o networking cada vez mais em voga, esta é também a altura mais fácil de começar, a altura mais fácil de fazer com que a sua palavra se espalhe, a altura mais fácil de distribuir informação, produtos e serviços.

QUER ARRISCAR?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...