sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

O guia do email marketing - formas de capturar os seus emails!

Este é o segundo artigo da nossa série de artigos sobre email marketing para blogueiros. Se por ventura perdeu o primeiro artigo desta série, sobre email marketing – comece a criar a sua lista!, considere lê-lo antes de tudo o resto. Ao ler o nosso primeiro artigo deste guia de email marketing, rapidamente irá apeceber-se da importância de criar uma lista de emails de qualidade, especialmente se você deseja atingir algum sucesso, ou rentabilizar eficientemente as suas campanhas.
Como referi no primeiro artigo, no final do ano passado, lancei pela primeira e oficialmente, a Newsletter Escola Dinheiro. Foi uma versão experimental de um projecto que gostaria de levar a cabo durante o ano de 2010, com conteúdos específicos e de qualidade, para todos aqueles que assinam os projectos Escola Dinheiro, Wordpress Love, PontoBit e Galeria de Blogs. Com este projecto finalmente online, surgiu a ideia de criar um guia de email marketing para blogueiros.
O Email Marketing é algo que infelizmente muitos blogueiros descuram por completo. Muitos preocupam-se exclusivamente em construir as suas audiências de RSS, Facebook, Twitter e outras formas de comunicação social, mas o email marketing geralmente fica sempre em último plano, ou, na grande maioria das vezes, fora dos planos. Muitos blogs não têm sequer uma lista de emails. No entanto, o grande factor que distingue actualmente os blogueiros de topo, de todos aqueles que desejavam ser de topo, é na realidade muito simples – eles têm uma lista de emails e você não. Nos dias de hoje e cada vez mais, se você pretende vingar neste mercado e ganhar dinheiro a sério, irá seguramente necessitar de uma lista de emails. No artigo de hoje vamos ajudá-lo a encontrar as melhores soluções para capturar os seus emails e começar a construir a sua lista com eficiência e sucesso!

OFEREÇA UM INCENTIVO

Uma das formas mais simples de incentivar os seus leitores a subscreverem a sua lista de emails, é oferecendo-lhes algo em troca da sua subscrição. Na grande maioria dos casos, os autores de topo oferecem cópias de eBooks ou acesso a informação previligiada em troca do email do leitor . Existem no entanto inúmeras formas e ofertas possíveis de serem realizadas, nomeadamente através de programas de afiliados.
Quando você tenta capturar emails para as suas listas, é primordial que tenha em conta sempre a ideia genérica do “o que é que ganho em assinar isto?”. Os seus leitores não querem saber o que é que você ganha com o processo de subscrição deles. Eles querem saber que tipo de benefícios irão ter ao assinarem a newsletter. Quando você oferece algo que é à partida um benefício imediato, as suas subscrições irão aumentar drasticamente. Se você utiliza uma caixa de subscrição apenas, os seus leitores irão encontrar dificuldades e atrito na percepção do real valor da sua oferta.
O incentivo gratuito é uma das melhores estratégias de captura de emails. Quando você experienciar a introdução de uma mais-valia como um eBook ou uma outra oferta qualquer do género, irá perceber que as suas subscrições disparam de alguns contactos por dia, para várias dezenas.

UTILIZE VÁRIAS FORMAS DE CAPTURA

A grande maioria dos novos blogueiros cometem o erro de deixarem uma caixa de subscrição da newsletter num local dos seus blogs, e ponto final. Tal como colocar vários banners numa página poderá levá-lo a ganhar mais dinheiro, ter vários métodos de subscrição também irá ajudá-lo a capturar muito mais subscritores diariamente. Neste momento ofereço aqui no blog pelo menos 4 ou 5 formas diferentes de subscrição, espalhadas um pouco por todo o blog, o que leva a uma captura de cerca de 50 a 100 novos subscritores por dia.
Se você pretende maximizar o retorno de investimeto (ROI) das suas campanhas de email marketing, então você deverá tentar aproveitar ao máximo todas as oportunidades de capturar contactos para a sua lista. Ter uma simples caixa de subscrição num local estratégico e visível do seu blog não é suficiente. De seguida apresentamos-lhe seis formas de capturar eficientemente contactos para a sua nova lista de emails.

A CAIXA DE SUBSCRIÇÃO

A caixa de subscrição é um dos processos mais típicos de captura de emails para listas. Geralmente é colocado num local extremamente visível e acima da linha de água (above the fold) para que os seus leitores não tenham de fazer scroll para a encontrar. Tal como escrevi no meu artigo sobre como passei de 1700 subscritores para mais de 4000 em apenas 6 meses, a utilização de um pop-up pode ser extremamente benéfica e eficiente quando utilizada de uma forma inteligente e bem programada.
A caixa de subscrição deverá explicar sucintamente e de forma clara a oferta em questão. A localização, obviamente, irá afectar imenso a performance das suas subscrições. Ela deverá ser colocada no local mais visível do seu blog.


O POP-UP

Algumas empresas de email marketing como a Aweber oferecem aquilo a que chama as “Lightbox Hover’s”, ou seja, as caixas de subscrição em formato de pop-up/janela. Este tipo de caixas pode ser programado recorrendo aos scripts da empresa em questão, ou então através de plugins para Wordpress, por exemplo. Este tipo de caixas tem na minha opinião uma vantagem incrível: elas colocam-se mesmo na frente do utilizador, impedindo que este não as veja. Por culpa da sua natureza intrusiva, é importante que estas caixas não apareçam sempre um leitor visita uma página ou artigo do blog, pelo que é importante programá-las apenas para novos leitores ou então para sessões de browser determinadas, por exemplo. A caixa de subscrição deste blog é claramente o método mais eficiente de captura de emails que utilizo.

SCRIPT: ULTIMATE FOOTER AD

O script Ultimate Footer Ad é um script que oferece uma caixa deslizante no rodapé do seu blog, que você poderá utilizar, por exemplo, para capturar subscritores para o seu blog. Uma vez que este script é dinâmico, torna-se impossível não reparar nele. A taxa de conversão não é tão efectiva como um Pop-Up tradicional, mas na verdade também não é tão intrusivo. A grande vantagem deste script é que permite um nível de configuração incrível, nomeadamente sobre os níveis de apresentação, frequência de apresentação, quais as pessoas que o irão visualizar, etc.

CAPTURAR SUBSCRITORES A PARTIR DE COMENTÁRIOS

Se por ventura um novo leitor do seu blog deixar um comentário num artigo, você poderá enviar-lhe automaticamente um email a agradecer pela participação, ao mesmo tempo que o alicia para subscrever o seu blog. Tendo em conta que é muito mais provável que um comentador subscreva o seu blog, do que propriamente um visitante casual, a utilização desta táctica é na minha opinião imprescindível. Recentemente adquiri o plugin para WordPress intitulado Optin Comments, que apenas irei começar a utilizar no novo template do blog, mas que entretanto já estou a testar com eficiência noutros projectos meus. O plugin trabalha com a Aweber ou com outras provedoras de email marketing. A instalação é extremamente simples.

CAPTURAR SUBSCRITORES NOS RSS FEEDS

O RSS do seu blog é também outra fantástica fonte de subscritores, especialmente se você desejar fazer uma separação efectiva dos subscritores do blog para os subscritores da Newsletter. Se alguém se encontra subscrito no RSS do seu blog, existe uma grande probabilidade de converter esse utilizador a subscritor da newsletter também. Para realizar uma tarefa tão simples como esta, poderá utilizar o plugin WordPress Feed Footer. Este plugin tem a particularidade de puder ser utilizado para inúmeros fins, nomeadamente para colocar publicidade nos RSS Feeds, por exemplo.

CAPTURAR SUBSCRITORES NO FACEBOOK

Outra fonte de novos subscritores para email marketing é o Facebook. Se você tiver uma página de fãs no Facebook, é extremamente simples adicionar-lhe uma caixa de subscrição de newsletter. Leia o artigo:
como adicionar uma newsletter à sua página de fãs do Facebook. Tenho vindo a ficar extremamente impressionado e feliz com a taxa de conversão da página de fãs deste blog. Além de ser uma forma bastante interessante de capturar novos subscritores, é também uma forma inteligente de promover o seu blog gratuitamente.
Para que a performance da sua caixa de subscrição do Facebook seja realmente interessante, recomendo-lhe vivamente que essa mesma caixa seja atractiva e acima de tudo que explique de imediato os benefícios que o subscritor irá ter ao assinar a sua newsletter. Você poderá definir o separador da newsletter como a página de aterragem do leitor quando entra na sua página de fãs. Para fazê-lo, deverá visitar as opções da sua página de fãs.


Na terceira parte deste guia de email marketing para blogueiros, irei recomendar-lhe uma série de templates de grande qualidade para email marketing, ferramentas e formas de aliciar os seus leitores a subscreverem a sua lista. Entretanto, aproveite para experimentar um dos serviços recomendados: Aweber ou YourMailingListProvider. Lembre-se, o email marketing dá dinheiro!

by: Paulo Faustino

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