segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

10 coisas importantes a verificar antes de relançar o seu blog


Para quem não sabe, não é recomendável efectuar uma mudança de template num blog antes de estar completamente filtrado e indexado nos motores de busca, especialmente e porque os redireccionamentos 301 permanentes demoram algum tempo a tornarem-se efectivos. A Google também não recomenda que você abdique do seu domínio antigo durante pelo menos 6 meses, embora eu recomende 12 meses como a meta mínima. Mais vale prevenir do que perder páginas ou tráfego desnecessariamente e/ou porque um domínio custa $8 por ano.
Re-lançar um website na internet ou um blog é na verdade crucial e muitas vezes está associado a situações de stress e medo. Existem inúmeras situações que podem correr mal, e quando isso acontece, os resultados são seguramente prejudiciais para a sua marca e para o seu blog.Hoje gostaria de trazer-lhe 10 coisas importantes a verificar antes de re-lançar o seu blog, pois a experiência que estou a viver com este processo poderá ser-lhe bastante útil no futuro da sua estratégia enquanto blogueiro. Como ainda são poucos os blogueiros que têm histórias de sucesso para contar no que toca a redireccionamentos e re-lançamento de blogs, convém analisarmos profundamente algumas questões pertinentes relacionadas com mudanças graves como esta.

Uma série destas verificações envolvem trabalho posterior ao re-lançamento do seu blog, embora quanto mais trabalho você conseguir fazer em avanço, melhor. As boas notícias é que a grande maioria destes passos importantes requerem mudanças externas e não propriamente internas, pelo que a probabilidade de você falhar ou enganar-se é muito baixa.
relancarblog

1. VERIFIQUE SE O REDIRECCIONAMENTO 301 ESTÁ CORRECTO

Se você está a alterar os endereços URL do seu antigo domínio para um novo domínio, você deverá verificar se o seu redireccionamento 301 se encontra correctamente executado. Muitas vezes este processo é difícil de testar. No entanto, deixamos-lhe de seguida 5 simples passos para você conseguir verificar se o seu redireccionamento está a funcionar correctamente.
Passo 1. Verifique se o ambiente do seu blog está perfeitamente correcto no endereço URL final. Se você utiliza um servidor em apache você poderá fazê-lo facilmente adicionando um novo ServerAlias ao seu vhost. Poderá também utilizar um servidor de testes para o efeito, não colocando o seu blog online no imediato.
Passo 2. Adicione uma linha aos seus “hosts file” para o novo endereço URL. As entradas “hosts file” sobrepõem-se às entradas de DNS e permitem-lhe apontar o novo endereço URL para um servidor de testes. O efeito final aponta o novo endereço URL para o seu servidor de testes, permitindo-lhe visualizar uma versão de testes online ao invés do blog propriamente dito.
Passo 3. Faça uma pesquisa no google pelo seu website ou blog.
Passo 4. Poderá e deverá correr alguns dos endereços que encontrou nos resultados de pesquisa do Google, e verificar se ao clicar o redireccionamento funciona correctamente.
Passo 5. Remova as entradas “hosts file”. Se você esquecer de remover a entrada “hosts file” você irá sempre visualizar o seu novo blog no seu servidor de testes.
NOTA: Seguindo o tutorial de redireccionamento que citei em cima, você poderá abdicar da utilização de um servidor de testes, correndo imediatamente o seu novo domínio e verificando online as alterações. A partir do momento em que o redireccionamento estiver online, poderá correr pesquisas no Google e verificar se ele está funcionando correctamente.

2. ADICIONE O SEU CÓDIGO DO GOOGLE ANALYTICS

Tenha em mente que ter a possibilidade de verificar se está tudo funcionando correctamente no seu novo blog é crucial. Infelizmente a grande maioria dos blogueiros e webmasters esquecem de actualizar ou aplicar o código do seu Google Analytics ao seu novo blog, o que impede de analisar as diferenças potencialmente existentes.
Sugerimos obviamente que coloque o código do seu Analytics no cabeçalho do seu blog para que possa filtrar todas as páginas presentes e publicadas online.

3. ROBOTS.TXT E SITEMAP

Os sitemaps e os ficheiros robots.txt têm um papel cada vez mais importante na estratégia de SEO. Você deverá ter a certeza de que verifica o seu ficheiro robots.txt e os seus sitemaps para que estes estejam de acordo com a nova estrutura do seu blog. Se efectuo uma cópia do seu antigo blog, verifique na mesma ambas as ferramentas para não incorrer no risco de ter problemas de futuro.

4. VERIFIQUE LINKS INTERNOS E EXTERNOS

A Google recomenda a verificação de links externos e internos para as páginas e artigos do seu blog. Idealmente, você deverá contactar todos os blogueiros e webmasters que por ventura têm links a apontar para o endereço antigo do seu blog, e pedir-lhe por favor que actualizem os links para que estes apontem para o novo domínio. No entanto, caso não seja prático para si fazê-lo, verifique pelo menos se todas as páginas que recebem links estão redireccionadas convenientemente para o seu novo endereço.
Deverá verificar também os seus links internos em artigos e páginas, e actualizá-los para apontarem para o novo domínio. A partir do momento em que os seus conteúdos estiverem correctamente posicionados no seu servidor, utilize uma ferramenta de verificação de links como o Open Site Explorerou o Xenu para verificar se não existem endereços quebrados. Isto é extremamente importante caso os links inseridos nos seus conteúdos sejam absolutos (do tipowww.exemplo.com/receitas/chocolate.html) ao invés de links relativos (do tipo../receitas/chocolate.html).

5. REVEJA TODOS OS PONTOS DE CONVERSÃO

Se acompanha este blog há algum tempo, provavelmente o seu antigo blog continha aquilo a que chamamos “chamadas para acção”, ou seja, pontos estratégicos no seu blog que levam os seus leitores a tomarem determinadas acções. Estas conversões irão (obviamente) ser direccionadas para endereços chaves. Aconselhamos vivamente que você analise todos esses pontos de conversão do seu blog. Muito provavelmente algumas destas conversões são funis ou objectivos traçados no seu programa Google Analytics que dependem de determinados endereços URL. É importante que você actualize esses mesmos links para que o seu blog não deixe de converter correctamente.
Se você utiliza o Google Adwords para direccionar tráfego para o seu blog, então provavelmente você tem códigos de conversão espalhados pelo seu blog. Antes de lançar o seu novo blog ou mesmo depois de o fazer, confira sempre se tem os códigos correctos nas suas páginas de conversão.

6. FAÇA UM TESTE EXAUSTIVO

Era impossível para nós não lhe recomendar um teste exaustivo ao seu novo website ou blog. Independentemente dos testes todos que você já fez e independentemente da confiança que você tem de que está tudo funcionando correctamente, por favor faça um teste exaustivo novamente. No caso de sites ou blogs que são re-lançados provavelmente alguma coisa mudou desde a última vez que você realizou um teste. Podemos estar a falar de uma pequena actualização de DNS, um endereço de IP, ou simples ficheiro que não foi correctamente actualizado. Independentemente do que tenha mudado, essa mudança invalida todos os testes que você já fez, portanto, peço-lhe por favor que faça um novo teste exaustivo ao seu novo blog.

Se você não fizer um teste exaustivo, de fio a pavio, no seu novo blog, você estará a deixar uma porta aberta para potenciais falhas, e muito provavelmente estará a deitar dinheiro à rua. Para quem faz comercialização de produtos e/ou serviços, isso pode significar a perda repentina de várias encomendas e clientes.

7. LOGS DO SERVIDOR

As primeiras horas, e dias depois do seu novo website ou blog ir para o ar, são momentos críticos e de grandes receios. Independentemente do número de testes que já tenha feito, é possível que alguma coisa não esteja a funcionar correctamente com o seu novo blog.
Peça ao administrador do seu servidor para lhe providenciar relatórios regulares sobre o estado do seu novo blog, para códigos que não sejam 200. Na minha opinião os erros mais importantes são os 404 e 500, sendo que este último está directamente relacionado com o servidor. Recomendo também que visite regularmente a consola Google Webmaster Tools para verificar as taxas de crawling e potenciais erros existentes.

8. RELATÓRIOS DE RANKEAMENTO

O título diz precisamente tudo. Se os seus endereços URL estão a mudar e você não está de olhos postos nos seus rankings, muito provavelmente irá perder posições porque alguns endereços não estão devidamente actualizados. Qualquer que seja o tipo de relatórios que você produz, verifique exaustivamente se os endereços URL estão todos correcto. Isso implica também os endereços URL do seu sitemap.

9. RODAPÉ DOS EMAILS

Tenha em atenção os links e chamadas que você coloca nos seus endereços e email, seja no rodapé da sua caixa de email típica, seja nos seus Feeds RSS, seja na sua Newsletter. Programas de email marketing como a Aweber, que trabalham com autoresponder, muitas vezes estão automatizados para endereços URL que agora necessitam de ser actualizados.

10. MONITORIZE TAXAS DE REJEIÇÃO

taxa de rejeição é uma das melhores métricas para analisar o comportamento dos seus visitantes junto do seu novo website ou blog. Se necessário, coloque alertas no seu Google Analytics para decréscimos nas taxas de rejeição ou numa queda abrupta de visitantes. Já é possível colocar alertas na sua conta do Analytics, para que posteriormente possa fazer uma análise profunda as alterações existentes.
Se a sua taxa de rejeição alterar dramaticamente em algumas páginas, então provavelmente você terá algumas lições interessantes a retirar e provavelmente aplicar noutras páginas.
alertasanalytics


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