quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

31 dias, 31 dicas- Criando um super blog

zen
"DIA 1. CRIAR UMA PÁGINA “SOBRE” DE QUALIDADE
Uma página “sobre” de qualidade é seguramente o maior veículo de conversão de novos leitores. A minha página “Sobre Paulo Faustino” inclui uma série de perguntas e respostas acerca da minha vida pessoal e profissional, e também uma pequena explicação sobre o Fique Rico e como ele funciona.
Uma fotografia é também uma das formas de conferir mais credibilidade ao autor.
DIA 2. CRIAR UMA PÁGINA DE SUBSCRIÇÃO
Uma página do tipo “Subscrever” é seguramente uma das formas mais eficientes de converter novos leitores em leitores fidelizados e regulares no seu blog. Ofereça diversas soluções de subscrição e torne a informação o mais simplificada possível. Dessa forma será mais fácil captar a atenção daqueles que ainda não dominam os softwares de subscrição automática, por exemplo.
DIA 3. COMEÇAR A UTILIZAR IMAGENS
Os blogs são seguramente espaços mais atractivos quando complementados com imagens. Embora seja necessário ter cuidado com os direitos de autor das imagens, é muito simples utilizar serviços como o Flickr e colectar imagens para ilustrar os seus artigos. Por muito tempo que gaste a procurar imagens de qualidade, isso depois irá reflectir-se no crescimento e autoridade do seu blog.
DIA 4. COMEÇAR A PROGRAMAR ARTIGOS
Uma das estratégias mais eficientes de um Super Blogger, é trabalhar na base de artigos programados. Ter meia dúzia de artigos pendentes e prontos a entrar no blog, é a sua segurança para um dia menos produtivo, um dia em que está pouco inspirado, ou simples para um momento em que não lhe apetece fazer rigorosamente nada.
DIA 5. ESCOLHER OS ARTIGOS MAIS POPULARES
Procure fazer uma análise pormenorizada ao seu blog, e assegure-se de que aponta quais os artigos mais populares de sempre. Escolha uns 8 artigos, e coloque-os na sidebar do seu blog, em destaque. Poderá fazê-lo manualmente ou através de alguns plugins como o Most Wanted Plugin. Destacar esse tipo de artigos é assegurar informação credibilizada para os seus leitores e visitantes.
DIA 6. ENTRAR NAS REDES SOCIAIS
Ainda há muita relutância acerca das redes sociais e do seu potencial enquanto fontes de tráfego e crescimento profissional. Tire um dia para se registar em algumas redes sociais em português e procure fomentar a relação com outros utilizadores de língua portuguesa. Interaja e aproveite para submeter alguma informação contida no seu blog.
DIA 7. APRESENTE UM GUEST-POST
Se ainda não se submeteu à experiência de criar um guest-post, faça-o ao 7º dia. Analise o mercado e os blogs nos quais teria interesse em escrever, filtre as lacunas existentes, programe uma ideia e um título, e contacte o blogger em questão. Se ele estiver interessado, crie um artigo completo de qualidade e submeta-o à apreciação dos leitores vizinhos.
DIA 8. OFEREÇA ALGO AOS SEUS LEITORES
Ofereça algo aos seus leitores, seja um eBook, o acesso a uma área especial, um template premium, um plugin, um domínio, ou qualquer outra coisa. Existem tantas coisas que podem ser oferecidas, mesmo com um custo baixo, que é incrível como é que nunca ninguém oferece nada livremente!
DIA 9. DEDIQUE-SE AOS COMENTÁRIOS
Tire um dia para responder às dezenas de dúvidas dos seus leitores e inclusivamente aos comentários proferidos no seu blog. Procure interagir directamente com os seus leitores e dar-lhes um pouco de atenção. Isso é extremamente importante e ao mesmo tempo valoriza-o enquanto profissional e pessoa.
DIA 10. ORGANIZE O SEU LEITOR DE FEEDS
Uma das coisas que mata a produtividade de um blogger, é ter o seu leitor de feeds atolado em matérias e blogs aos quais ele já não presta atenção, ao mesmo tempo que a desorganização vai tomando conta do leitor de Feeds. Tire um dia para organizar os blogs e websites por áreas e remover todos aqueles que já não segue com tanta regularidade e que lhe queimam tempo durante o dia.
DIA 11. ORGANIZE O SEU EMAIL
Juntamente com os Feeds, o Email é a segunda ferramenta a atrasar a produtividade de um blogger. Tire um dia para responder a todos os emails pendentes, a organizar os conteúdos e a deixar a sua caixa de entrada com 0 (zero) emails. Depois disso irá passar a ser mais organizado, com toda a certeza!
DIA 12. ESCREVA UM EBOOK
Escrever um eBook é provavelmente o sonho de qualquer Blogger, tal como escrever um livro é o sonho de qualquer pessoa. Aproveite para estruturar a ideia de criação de um eBook, e comece por planear a construção das ideias e dos elementos a figurar no livro. Depois disso, dedique-se de corpo e alma à escrita, e disponibilize o seu projecto gratuitamente.
DIA 13. OPTIMIZE A SUA PUBLICIDADE
Um blog não vive da publicidade, vive dos leitores. Procure tirar um dia para optimizar a publicidade presente no seu blog, removendo alguns blocos que poderão ser menos rentáveis e colocando a publicidade de uma forma harmoniosa, aos olhos dos leitores. Acredite que nem tudo é dinheiro.
DIA 14. REORGANIZE A SUA ESTRUTURA DE MONETIZAÇÃO
Viver somente do Google Adsense é seguramente um risco elevado. Procure adaptar o seu blog a outras formas de rentabilização directa que não apenas o Adsense. Coloque programas de afiliados, faça testes e adapte os seus rendimentos a pelo menos 2 ou 3 formas de monetização. No dia em que o Google fizer alterações ou cancelar a sua conta, você irá sentir-se extremamente confortável com isso, ainda que perca uma fatia dos seus rendimentos.
DIA 15. AGRADEÇA AOS SEUS LEITORES
Há pouco tempo escrevi 10 dicas para agradecer o apoio dos seus leitores. Esse agradecimento pode ser feito então de diversas formas, e mesmo que seja apenas uma frase no final de um artigo, já é bem melhor do que nada. Aproveite para tentar ser um pouco criativo, porque só tem a ganhar com isso!

meditação
DIA 16. PROTEJA O SEU BLOG
Já aqui falei de como proteger o seu blog com plugins e outras ferramentas importantes. Embora esta tarefa seja geralmente descurada por muitos bloggers, a verdade é muitos sentem na pele mais tarde, essa falta de dedicação e preciosismo. Tire um dia e proteja o seu blog da melhor forma possível.
DIA 17. ACTULIZE O SEU BLOG E OPTIMIZE-O
A preguiça geralmente não se refere apenas à segurança, mas também à actualização do blog. O plugin Automatic Upgrade faz a actualização segura de blogs em Wordpress em apenas 2 ou 3 minutos. Aproveite também para dar uma optimização geral ao blog, removendo e adaptando secções, cores e outras coisas que poderão ser efectivamente melhoradas
DIA 18. CRIE UMA ROTINA DE BACKUPS
Outro calcanhar de aquiles dos bloggers, é não fazerem backups regularmente. Organize a sua agenda, escreva num post-it e coloque-o no monitor do seu portátil ou do seu ecrã. Faça backups todos os dias das bases de dados, e dos ficheiros gerais todas as semanas. Guarde a informação num dispositivo externo e mantenha-se sempre organizado e protegido.
DIA 19. CONVIDE UM LEITOR A UM GUEST-POST
Procure dentro do seu blog, um leitor que seja assíduo e dedicado a comentar regularmente, e faça-lhe um convite para escrever um guest-post no seu blog. Procure ajudá-lo a melhorar determinados aspectos gramaticais e de interacção, e aproveite para o expor completamente à sua audiência.
DIA 20. OPTIMIZE PÁGINAS E ARTIGOS POPULARES
Procure optimizar as suas páginas principais e os artigos mais populares do seu blog. Faça uma optimização para motores de busca directamente nos artigos mais populares, oferecendo-lhes mais conteúdo, mais palavras-chave e mais links para outros artigos dentro do seu blog. Isso ajudará a construir uma audiência mais rapidamente e de uma forma eficaz.
DIA 21. COMPRE PUBLICIDADE NUM BLOG
Anunciar o seu blog junto de uma audiência competente e credível é tão importante como todas as outras dicas já formuladas aqui no Fique Rico. Procure um blog de qualidade, analise as opções disponíveis para anunciar, como por exemplo banners ou reviews pagas, e adquira um pacote de publicidade para anunciar o seu blog.
DIA 22. COMPRE UM LOGOTIPO PARA A SUA MARCA
Independentemente de ter um blog ou um website, ele é uma marca. Toda a marca tem geralmente um logotipo, nem que seja um simples lettering de qualidade. O Fique Rico adquiriu o seu logotipo na iBrand.net por exemplo, onde um logotipo de alta qualidade custa cerca de 80~100€, um investimento seguro e para a vida.
DIA 23. CRIE UMA ROTINA ANTI-SEDENTARISMO
Saia mais vezes de casa, corra cerca de 1h por dia, beba muitos líquidos e faça paragens regulares para comer, esticar as pernas e fazer alongamentos.
DIA 24. CRIE UM ARTIGO DE ELEVADO NÍVEL
São poucos os bloggers que se dedicam mais de 1 hora a escrever um artigo. Eu tenho diversos artigos que demoraram entre 2 a 3 horas a serem escritos, e isso faz deles verdadeiras referências nos motores de busca. Tire o seu 24º dia para escrever um mega artigo baseado na dedicação e na investigação. Se gastar 1 hora ou mais para o escrever, considere isso uma vitória.
DIA 25. PROCURE CONECTAR-SE COM OUTROS BLOGGERS
Ainda que existam outros bloggers dentro do seu nicho de mercado, e que você os considere concorrentes, é muito importante que contacte com eles e se torne um amigo e um aliado. Faça citação a matérias publicadas nesses mesmos blogs e tenha conversas de qualidade com esses seus vizinhos. Aproveite para os ajudar numa tarefa qualquer, recebendo o seu respeito e aceitação, em troca.
DIA 26. CRIE UM ARTIGO DE LINK-LOVE
Link-Love é a chamada partilha de links com amor. Crie um artigo semanalmente ou mensalmente, com os melhores artigos publicados na blogosfera do seu nicho de mercado, ou simplesmente de blogs que você acompanha. Dê-lhes algum do seu link juice, através de links Follow com texto âncora de qualidade.
DIA 27. CRIE UM CONCURSO DE QUALIDADE
Concursos de qualidade é coisa que geralmente não passa pela blogosfera com regularidade. Organize-se, faça uma análise cuidada à sua audiência, coleccione alguns patrocínios de qualidade, e ofereça diversos prémios palpáveis e de renome. Isso fará com que receba provavelmente muitos links de volta e uma enorme exposição, ao mesmo tempo que premeia os seus leitores com equipamentos e ferramentas de qualidade.
DIA 28. DIGA NÃO ÀS ESTATÍSTICAS POR UM DIA
Todo e qualquer blogger é viciadão em estatísticas. Há aqueles que visitam o Adsense várias vezes ao dia, aqueles que passam o dia a monitorizar o tráfego, e aqueles que ama os subscritores de RSS. Tire um dia para não visitar nenhum dado estatístico e para aprender a se auto-disciplinar. Você perde muito tempo com as estatísticas, sabia?
DIA 29. CRIE UMA FAQ PARA O SEU BLOG
Um blog de qualidade e de renome geralmente tem uma FAQ. As perguntas frequentes por norma evitam muitos emails, pelo que é extremamente importante que equacione a formulação de uma FAQ.
DIA 30. OPTIMIZE A SUA SIDEBAR
Normalmente os bloggers têm tendência para encher a sidebar de conteúdo supérfulo e banners cintilantes que em nada ajudam à navegação e harmonia do blog. Procure remover todos os elementos que não interessam aos seus leitores, e coloque apenas informação de qualidade e que pode ser útil, tal como o top de comentadores, as categorias e os melhores artigos de sempre.
DIA 31. IMPRIMA ESTE ARTIGO E CONFIRA
No último dia, ou então no primeiro, fica ao critério de cada um, imprima esta listagem e faça uma análise profunda de todas as tarefas que ainda não cumpriu e que pretende cumprir. Siga a metodologia à risca e faça adaptações se necessário, e verá que no fim se tornou num Super Blogger, altamente motivado, organizado e produtivo"

By Paulo Faustino

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