terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Todos os grandes blogueiros começaram do zero – quer ser o próximo?


Embora nunca tenha feito uma sondagem de mercado acerca da experiência de blogging da maioria dos blogueiros de Portugal e do Brasil, a verdade é uma grande percentagem são blogueiros iniciantes. Depreende-se por iniciantes aqueles que estão na blogosfera activamente há menos de 1 ano. Na verdade essa é uma situação difícil – e eu sei, porque estou nela também com outros projectos que tenho online. É a altura em que você verifica constantemente as estatísticas, fica super excitado com qualquer comentário que é deixado no blog, e um momento em que você fica pensando o que é que os seus leitores gostarão, independentemente de você ainda ter poucos para analisar. No entanto, a parte mais complexa é aquela que depreende tirar o seu blog do chão e levá-lo até aos computadores de milhares e milhares de leitores em todo o mundo.
Portanto, o que é que os blogueiros iniciantes poderão fazer para tornar o arranque mais simples? Existem na minha opinião três coisas que podem ajudar imenso:
  • Analisar a experiência e os primeiros artigos publicados pelos blogueiros de topo
  • Criar uma checklist de tudo o que deverá fazer antes de lançar o seu blog, o seu relançamento ou o seu concurso
  • Alterar lentamente o propósito do seu blog de “eu o blogueiro” para “você o leitor”

OS GRANDES PROBLOGGERS COMEÇARAM DO ZERO

Na blogosfera, foram muito poucos aqueles que começaram com uma audiência de peso nos seus primórdios com um fundo maneio grande para investir na promoção do mesmo. A grande maioria daqueles que são hoje considerados “Blogueiros de Topo” começaram com zeros leitores, tal como eu e você, até chegarem onde chegaram. Um dos meus exemplos mais interessantes é o fantástico Leo Babauta do blog Zen Habits (leia a entrevista com Leo Babauta). O primeiro artigo publicado pelo Leo no seu blog foi em Fevereiro de 2007; e actualmente o seu blog tem algo como 157,000 subscritores. O Leo Babauta também já referiu num relatório referente ao sucesso do blog, que nos primórdios “pedia aos amigos para deixarem comentários, para que o blog não parecesse tão vazio.”
Independentemente dos blogueiros que você adora neste momento, existe um momento em que todos eles nunca tinham alguma vez escrito um artigo num blog – e alguns deles nunca tinham ouvido falar sobre blogs, muito menos sabiam o que isso era. Você está claramente em vantagem neste momento…

A SUA AUTORIDADE DESENVOLVE-SE COM O TEMPO

Muitas vezes senti que tinha pouca “autoridade” na blogosfera – especialmente porque escrevo para diversos blogs, o que significa que adapto o meu estilo a vários conceitos que me agradam. No entanto e ao longo dos últimos 2 anos, a minha autoridade enquanto escritor tem aumentando gradualmente e exponencialmente, embora ainda esteja longe de alguns blogueiros que tanto admiro.
Nos últimos tempos visitei os arquivos dos meus blogs e também de alguns blogueiros de topo, e descobri um dado muito interessante. Todos eles (incluindo eu obviamente) começaram com muita pouca expressão e autoridade. No entanto, uma das coisas que revejo imenso na minha escrita e na escrito dos blogueiros de topo, é a qualidade não só da informação, mas também da forma como esta é transmitida. Detesto blogs que me tratam por “tu”, quando na verdade não criam qualquer sentido de comunidade comigo.
As regras de gramática têm hoje um papel cada vez mais fundamental no crescimento e sustentabilidade de um blog, e são também uma excelente porta de entrada para todos aqueles que sonham um dia estabelecer uma verdadeira empresa em torno do seu blog, ou simplesmente publicar um livro. No entanto e mais importante que a gramática, é a prática. É importante que você escreva, que você escreva cada vez mais e que ao longo do tempo se vá aperfeiçoando enquanto autor. A sua autoridade começa precisamente aí….

O QUE É QUE VOCÊ DEVE FAZER?

Se você está a planear lançar um novo blog, relançar um projecto seu ou recomeçar do zero com um outro, não fique à espera do momento perfeito. Você irá sempre desejar ter mais tempo, mais conhecimento, e mais suporte, e francamente a única forma de conseguir todas essas coisas é precisamente avançando! Foi precisamente a pensar neste conceito de “desculpa” que resolvi avançar de vez com as modificações que desejava aqui no blog. Comecei pela alteração do domínio e nos próximos dias irei introduzir uma série de outras novidades. Há um ditado brasileiro que diz precisamente isso: “quem não quer fazer, arruma uma desculpa; quem quer, arruma um jeito.”
Comece por colocar num papel uma lista das coisas realmente essenciais que você necessita fazer antes de carregar no gatilho. Será que aqueles pormenores de design podem esperar? Será que alguém vai mesmo reparar no facto de a fonte utilizada não ser propriamente a mais perfeita? Preocupe-se e foque-se nos seguintes aspectos:
  • Crie conteúdo de qualidade
  • Análise da usabilidade (ex. se o seu RSS feed não está a funcionar!)
  • Levar a palavra sobre o seu blog ao mundo – utilizando as mídias sociais e contactos
Outro aspecto muito importante prende-se com a criação de pequenos objectivos, ao invés de começar o seu blog a pensar nos milhares e milhares de dólares que pretende ganhar, na sua fama e do seu sucesso enquanto blogueiro de topo.
Não se preocupe se estiver com a sensação de que está a escrever no vazio. Na verdade é uma situação demasiado estranha: você escreve conteúdo fantástico que os seus leitores irão adorar, mas até você ter uma audiência suficiente para receber feedback, você não saberá se de facto eles adoraram. Simplesmente continue – à medida que o seu tráfego vai crescendo, você irá percebendo o que os seus leitores realmente gostam de ler.

ALTERE O FOCO DE “EU” PARA “VOCÊ”

Assim que você começar a construir a audiência do seu blog, você terá muito provavelmente de alterar o foco do seu blog. Muitos blogueiros começam por escrever sobre eles próprios, sobre os seus objectivos, os seus sucessos e as suas falhas. Por exemplo, o Leo Babauta começou o Zen Habits a escrever sobre os seus objectivos pessoais e o que pretendia melhorar com as suas experiências.
Se você está à procura de ter sucesso na blogosfera desde o início, considere alterar o foco para “você” o leitor: analise o que os seus leitores estão a pedir nos seus comentários, ou leia outros blogs na sua área para encontrar novas ideias. Mantenha sempre o seu toque pessoal nos seus artigos, mas tenha a certeza de que o conteúdo é relevante, valioso e útil para o leitor.

LEVE A MENSAGEM CONSIGO

Não se preocupe em escrever o próximo artigo “perfeito”: simplesmente escreva. Não se preocupe também com o facto de o design do seu blog não ser perfeito. Não se preocupe também porque o seu número de subscritores ainda não chegou nos três dígitos. Você irá desenvolver a sua autoridade, o seu estilo e a sua audiência, à medida que vai avançando.
Se você focar-se apenas nas estatísticas e no feedback, das suas uma: ou você se torna um perfeccionismo, ou está constantemente frustrado com os seus resultados. Lembre-se que todos os blogueiros de topo tiveram de começar de alguma forma – e as histórias de sucesso de 2010, 2011, 2012, etc., ainda estão por escrever….quer ser o próximo?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...