Quanto ao gênero quase não há diferença – homens e mulheres estão na rede em números praticamente idênticos (dois pontos de diferença). A grande maioria dos usuários (50%) são heavy users (acessam todos os dias). E quanto maior a renda e a escolaridade, mais o usuário vem à internet.
Somos 66 milhões de internautas, segundo a pesquisa, e estamos em segundo lugar no ranking de penetração da internet. Sim, mídia digital é um ótimo canal, como mostraram os resultados do e-commerce no Natal do ano passado.
Vale a pena avaliar esta pesquisa com cuidado, de olho em seu público alvo e lembrando sempre: a primeira atividade de todos que usam internet é a busca. O capítulo Internet Is Money traz muitas informações relevantes para o e-commerce brasileiro. Os destaques:
- Entre março e agosto de 2009 o número de pessoas que compraram pela internet aumentou quatro pontos porcentuais – 29% dos pesquisados, projeção de 19,1 mil habitantes.
- A maioria dos que não compram têm medo – acham a internet insegura (posso não receber a mercadoria, não conheço a empresa e vazamento de dados são as principais preocupações).
- 43% dos que compram online levam em consideração a opinião de outros consumidores em sites.
- 45% dos pesquisados consulta a internet antes de comprar offline