quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Como ganhar $300 por dia com Ad Sense......sem tretas

Há um thread no Warrior Forum, iniciado pelo XFactor (John), que tem dado muito que falar.   No thread, o John explica detalhadamente como em seis meses conseguiu chegar aos $300 por dia com Adsense.  O post original do thread nem tem grande informação, mas originou tanta pergunta e resposta que cresceu para 32 páginas de informação e quase 1600 respostas antes de ser encerrado.
Alguma da informação no thread não é nova, e são assuntos sobre os quais já escrevi, mas há no entanto muitos aspectos da estratégia dele que são muito interessantes.
A informação contida no thread é muito valiosa, mas para além de estar em Inglês, demora muitas horas a vasculhar.  Achei então que seria interessante retirar tudo o que de importante o John disse nas perguntas e respostas que se seguiram, e ao mesmo tempo ir adicionando alguma informação minha.  Espero que retirem o devido proveito, pois demorei mais de 12 horas (!!) a ler o thread na sua totalidade e a reunir neste post toda a informação.

Os sites de nicho

Em vez de apostar num site grande, algo que já tentou fazer, a estratégia consiste em criar muito sites de nicho, ou mini-sites, como por norma me refiro a eles.  A grande maioria dos sites têm poucas páginas, alguns dos sites que rendem mais têm menos de 30 páginas.  Embora sendo a excepção, há alguns sites que têm apenas uma página, e no entanto rendem $2 a $3 de Adsense por dia sem qualquer tempo dedicado aos mesmos.
A estratégia pode ser posta em prática em 4 ou 5 sites de cada vez, sendo que cada site começa a receber visitas dos motores de busca e a render dinheiro em menos de uma semana.
O template usado para fazer os sites está optimizada para originar cliques no Adsense, e regista um CTR de 50%, em alguns casos esse valor é ainda mais elevado.  Para além do template, uma das razões que poderá levar ao um CTR tão elevado terá a ver com a temática dos sites e o tipo de visitante.
Os sites têm Adsense desde o primeiro dia, mas eu até recomendo que esperem até ter mais conteúdo no site, e que este esteja pelo menos indexado e a receber as primeiras visitas antes de meterem Adsense.  Embora não digo isto porque pense que isso vá de forma alguma influenciar a sua indexação.
Em relação ao aspecto dos sites em si, estes são muito simples.  Têm apenas uma bloco de anúncios Adsense (336x280), debaixo do título e acima do conteúdo.  Os sites têm uma barra de navegação no lado direito com uma imagen por cima da barra de navegação, e um bloco de links de Adsense.  Há também uma pequena barra de navegação (Home, Contacto, Politica de Privacidade...), com links em azul, no topo do conteúdo.  Por baixo destes links está o título da página, e então depois o bloco de anúncios Adsense.  No Adsense o link é azul, o texto cinzento, e o URL a preto.  Por fim vem então o conteúdo.  Como podem ver pela descrição, acho que não podia ser mais simples, sendo que se pode conseguir o mesmo efeito com um tema WordPress.  O mais importante parece ser que os sites tenham um aspecto mais "comercial".
Os sites são feitos com Xsitepro, por uma questão de hábito, e nenhum deles é em WordPress, mas ele não acha que a escolha da plataforma usada seja importante para o sucesso da estratégia.

As palavras chaves (nichos)
A tematica dos sites são produtos que se encontram à venda em sites como o eBay ou Amazon.  Para cada uma das palavras chaves escolhidas (nichos) tem que haver procura suficiente, mas ao mesmo tempo tem que ser possível chegar aos primeiros lugares no Google.
Um exemplo de um nicho rentável é grills (grelhadores), sendo que depois o URL e as palavras chaves são long tail.  O volume de pesquisa mensal neste exemplo é de 6000.   Ao fim de três semanas o site estava no primeiro ou segundo lugar no Google, com 5 páginas de conteúdo e 5 artigos submetidos a directórios.  Este site rende entre $10 a $20 por dia em Adsense.
Embora os nichos tenham que obviamente pagar bem, por exemplo pelo menos $1 no Google Keyword Tool, não é necessário serem daqueles nichos muito caros (mais de $5 ou $6).  Alguns exemplos de nichos são: toasters (torradeiras), ovens (fugões), washers and dryers (maquinas de lavar e secar), desks (secretárias), vacuum cleaners (aspiradores) e rugs (tapetes).  Este último por exemplo fui um tema sobre o qual eu também já escrevi algumas hubs.  Por norma tenta encontrar nichos com pelo menos 3000 pesquisas mensais com exact match no Google Keyword Tool.
Para encontrar os nichos (palavras chaves) usa o Google Keyword Tool em conjunção com o Micro Niche Finder.  Por falar no Micro Niche Finder, dentro de dias vou fazer um post sobre esta valiosa ferramenta.  Para determinar se pode chegar a primeira página do Google, toma em conta o número de resultados no Google e principalmente o valor da concorrência, sendo que o Micro Niche Finder torna a tarefa muito mais fácil.   Obviamente que nem sempre consegue chegar aos primeiros lugares como pretende, mas na maioria dos casos é bem sucedido.
Uma regra de ouro é que sempre que uma página da Amazon seja o primeiro resultado no Google para essa palavra chave para aproveitarem logo esse nicho.
O centro da estratégia é ter sites com as palavras chaves pretendidas exactas no URL.  Se por ventura o URL exacto já estiver registado, ele adiciona uma palavra ao domínio (por exemplo, loja, review, online, etc), escrevendo depois conteúdo muito específico para essas palavras chaves.
Num dos nichos que deu como exemplo, as palavras chaves são apenas pesquisadas 900 vezes, sendo que neste caso está em número um no Google, e o site rende cerca de $2 por dia.  Embora isto seja algo onde entram vários factores, por norma um nicho rende pelo menos $20 por mês para cada 1000 pesquisas (Exact Match) de acordo com o Google Keyword Tool.
No que toca aos domínios, são maioritariamente .com e alguns .org.  Eu acho que o .net também pode indexar igualmente bem.  Nenhum dos domínios têm hífen e não usa sub-domínios.
Quando as palavras chaves do URL, ou seja, o nicho o permitir, ele desenvolve mais páginas no site para tentar captar pesquisas ainda mais long tail.  Isto é no entanto secundário, e só faz isso quando o nicho principal estiver "conquistado".
Gosta também de visitar o Amazon para arranjar ideias para nichos.  Eu já aqui escrevi algumas vezes sobre como usar o Amazon para encontrar nichos.
Alguns dos sites recebem algumas dezenas de visitantes por dia, enquanto que outros recebem centenas, depende muito dos nichos e das palavras chaves.
Em alguns casos usa marcas registadas no URL, sendo que está consciente dos riscos, e embora nunca lhe tenham pedido para entregar um domínio, não terá problemas em o fazer.  De qualquer maneira, não recomenda muito essa estratégia, a menos que seja mesmo uma boa oportunidade.
Conteúdo do site
O conteúdo dos sites gira sempre em torno da descrição e reviews aos produtos disponíveis na net, e escritos por outras palavras.
Embora apostando em qualidade e originalide do conteúdo, não é muito importante que o visitante leia o conteúdo.  O importante é fazer a ligação entre o visitante e quem vende o produto através dos anúncios Adsense.
Na altura de escrever o conteúdo, e se o nicho o permitir, é aconselhavel que procurem palavras chaves relacionados, com cerca de 500 pesquisas cada, e adicionar um pouco mais de conteúdo em torno delas.

Promoção (links para os sites)
A promoção dos sites, ou seja, a angariação de links, é feita exclusivamente através da submissão de artigos.  Nada desta coisa de sites sociais,  onde algumas pessoas parecem perder tanto tempo, a troco de visitas que nada valem.
Ao todo trabalha principalmente com 5 sites de submeter artigos, sendo que alguns sites chegam à primeira página sem submeter qualquer artigo e outros precisam de 3, 4, ou até 5 artigos.  A submissão de artigos para conseguir links não é uma ciência exacta, e depende de caso para caso.  Os artigos que são submetidos aos directórios são todos diferentes, ou seja, variações uns dos outros.
Em relação aos artigos que submete, em especial para sites com a EzineArticles, não é aconselhável que o artigo esteja muito optimizado para as nossas palavras chaves, isto para não corrermos o risco de ver o artigo indexado acima do nosso site.  O interesse em submeter os artigos deve ser apenas de conseguir alguns backlinks com o respectivo texto âncora.  Outros possíveis sites para submeter artigos para links são a GoArticles, HubPages e Squidoo.
Se o site estiver com dificuldades a chegar aos primeiros lugares, ai devemos reforçar no número de links, ou seja, artigos submetidos para os directórios.  Os artigos submetidos nem precisam de ser sobre a temática do nicho.  O link que vai trazer benefícios, com o respectivo texto âncora, é o da "caixa" informativa sobre do autor.  Como não é obrigado a escrever artigos sobre nichos muitos específicos, torna-se mais fácil encontrar temas e escrever artigos para os directórios.
Em relação a submeter os sites para os motores de busca, via Google Webmasters Tools por exemplo, apenas o faz para o Yahoo e Bing, isto porque com os links dos directórios, os sites são indexados rapidamente no Google.

Lições a retirar

Como podem ver, a estratégia não é nada complicada de implementar.  Nem tão pouco requer grandes investimentos, visto a maior parte dos sites começar a gerar receitas em poucos dias, e são depois essas receitas que vão financiar os  novos sites.  Alguns sites vão dar mais trabalho e requerer mais conteúdo para chegarem aos primeiros lugares que outros, mas isso é algo que depois se vai ajustando e corrigindo.
Embora neste caso a estratégia incida sobre palavras chaves relacionadas com produtos, pode ser usada qualquer outra temática ou estratégia, desde que as keywords sejam bem escolhidas.
Nestes sites 99% dos visitantes são dos motores de busca, mas não nos devemos preocupar com as variações diárias de cada site nos indíces.  O importante é fazer o trabalho de pesquisa, criar o conteúdo para os sites, que o resto vem com o tempo.
Não pensem no entanto que isto se faz sem trabalho, engana-se quem pensa que trabalhar na net é diferente de qualquer outro trabalho.  Ainda hoje ele dedica uma média de 8 horas por dia aos sites.
Mesmo com toda a experiência, ainda cria sites que não funcionam, e como ele diz, não há garantias.  Uma coisa que é preciso lembrar, é que nunca sabemos se o nicho vai ser rentável se não metermos mãos à obra.  Não podemos estar à espera das condições perfeitas porque elas nunca aparecem.
Outra lição a retirar disto tudo, é que depois de encontrarmos uma formula de sucesso, e na qual nos sentimos bem, é mesmo só uma questão de repetir o processo.
Se me perguntarem se penso que conseguem chegar aos $300 por dia com Adsense implementando esta estratégia, eu até respondo que não.  Pode até haver pessoas que consegue valores mais elevados, mas a grande maioria das pessoas tenta sempre "facilitar" num dos passos do processo.  Ou porque não escolhem bem os nichos, ou porque não promovem os sites, mas acima de tudo porque vão sempre tentar criar o minímo de conteúdo possível.  Dito isto, chegar a $50 ou mesmo $100 por dia já é algo que se consegue com alguma facilidade, DESDE que façam o trabalho.
Lembrem-se também, que embora isto seja um excelente guia, podem (e devem) fazer os vossos próprios testes e adaptar uma coisa ou outra ao vosso estilo.  Como qualquer modelo de negócio de sucesso, em especial tendo em conta toda a atenção que o thread chamou, há neste momento muito mais pessoas a aplicar este método e isso torna mais difícil obter os resultados iniciais.  Dai que se torna ainda mais importante fazer adaptações ao modelo de négocio.
Depois de tudo que já disse neste blog, e da quantidade da informação neste post, não há nenhuma razão para leitores deste blog andarem a registar domínios com 100 pesquisas no Google Keyword Tool, cliques de 10 cêntimos, e depois ainda gastarem dinheiro a promovê-los ;-)


vida boa
by: Custodio in blog do dinheiro

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...