sábado, 23 de janeiro de 2010

15 técnicas de SEO para principiantes e para si também!

Embora considere extremamente importante o debate de ideias e técnicas avançadas para melhoramento de blogs e especialmente da sua rentabilização, considero ainda mais importante, a formação de novos blogueiros competentes e capazes de fazer o mercado sentir a sua presença aquando dos seus primeiros passos. De nada serve ter um blog e focarmo-nos essencialmente na rentabilização dele, quando na verdade o autor não tem tráfego e/ou muito menos sabe como construir um blog de sucesso, que depois possa tirar partido desse conhecimento técnico acerca da rentabilização do mesmo. É aqui que entra a optimização para motores de busca (SEO).
Uma das coisas mais importantes ao nível do blogging, nos dias de hoje, é seguramente o SEO – optimização para motores de busca. Colocar um blog nas primeiras posições dos resultados de pesquisa dos diferentes motores de busca, é essencialmente o mesmo que investir em publicidade e tráfego para o seu blog, mas sem gastar dinheiro.
Antes de saber como exercer boas práticas de optimização para motores de busca, é essencial saber quais as palavras-chave para as quais pretende que o seu blog apareça nos primeiros resultados dos motores de pesquisa.
Aproveito também para lhe recomendar a leitura destas 12 técnicas de SEO básicas e destas 15 ferramentas de SEO para principiantes, que são um excelente complemento a tudo o que acabo de escrever.
Como referi no título, estas são técnicas viradas para os principiantes, mas que seguramente poderão ser aplicadas a si também. Nunca é demais relembrar a matéria e fazer um check-up ao seu blog.

visto à lupa
1. PALAVRAS-CHAVE NA TAG
Um dos factores mais importantes da optimização para motores de busca é rankear devidamente para a sua palavra-chave específica, colocando-a sempre dentro das tags
Quem utiliza Wordpress, pode instalar o plugin All in one SEO ou então o plugin Platinum SEO, sendo que ambos ajudam-no a executar a técnica referida.
2. PERMALINKS AMIGÁVEIS
Por defeito o Wordpress não traz permalinks (endereços URL) amigáveis: www.domain.com/?p=12. Esta é seguramente uma das primeiras coisas que deverá fazer no seu blog, activando os permalinks amigos dos motores de busca, sendo que na verdade a troca permite que estes endereços digam aos robots dos motores de busca, o assunto do endereço que estes irão seguir.
Importante na actualização dos seus links permanentes, é colocar sempre o nome do seu artigo a seguir ao endereço do seu blog.
3. UTILIZAÇÃO CORRECTA DE PALAVRAS-CHAVE EM

,

e


É importante que saiba explicar aos motores de busca o que significam diferentes tipos de conteúdos no seu website ou blog. Um dos conteúdos mais importantes é o título. A utilização das tags

e

é na minha opinião variável, sendo que na maioria dos casos são utilizadas para referenciar títulos de artigos, títulos de páginas e inclusivé o título do blog.
As tags

podem surgir nos títulos das pesquisas e nos textos descritivos, por exemplo, sendo que são menos relevantes que os títulos do blog, por exemplo.
4. PALAVRAS-CHAVE EM IMAGENS COM A TAG
Embora os motores de busca não tenham capacidade para ler imagens, eles têm capacidade de ler dois atributos muito importantes de uma imagem: o seu nome, e a sua tag , sendo que esta última funciona como uma descrição da própria imagem.
É baseado nestes dois factores, que os motores de busca ordenam as pesquisas por imagens, o que significa que é extremamemte importante aproveitar este recurso para ganhar um pouco mais de exposição e tráfego.

5. TEXTO ÂNCORA DOS LINKS INTERNOS E EXTERNOS
A utilização de um texto âncora de qualidade em todo o seu blog, é muito importante aos olhos dos motores de busca. Além de servir como texto e definição para os seus leitores, ele também indica aos motores de busca o conteúdo que está inserido no link, bem antes do próprio motor de busca ler o link e o seu conteúdo.
A utilização de um texto âncora correcto, poderá melhorar imenso a sua classificação nos resultados das pesquisas feitas em motores de busca. É importante também, evitar a utilização de links com texto do tipo ‘clique aqui’, ‘veja mais, ‘leia mais’ e coisas do género, uma vez que ninguém pretende ficar bem rankeado para uma pesquisa por ‘leia mais’, a não ser claro, em situações específicas.
6. ORIGEM DOS LINKS ENVIADOS PARA O SEU BLOG
Embora não seja propriamente uma técnica de SEO que você possa controlar, é muito importante que se mantenha atento aos links que são enviados para o seu website ou blog. Ser citado por website e blogs pouco credíveis ou considerados spammers pelos motores de busca, pode influenciar o rankeamento do seu blog. Como se costuma dizer, é muito melhor receber um link de um site credível e reputado, do que receber 50 links de sites sem qualquer tipo de expressão.
7. LINK BUILDING É IMPORTANTE
Já referi inúmeras vezes aqui no blog, que é muito importante utilizar o poder do link building a seu favor. Linkar com frequência para outras páginas e artigos do seu blog, faz com que a optimização SEO do seu blog melhore, ao mesmo tempo que constroi um esqueleto de grande qualidade. Não se esqueça de linkar sempre com o texto âncora correcto (ver ponto nº 5), para que os motores de busca possam organizar a informação de forma mais precisa e de acordo com as suas necessidades de rankeamento.
8. LINKS DE DIRETORIAS
Ter uma série de diretorias a linkar para o seu website ou blog, nem sempre significa que o seu blog irá rankear melhor nos motores de busca, antes pelo contrário. As diretorias sem qualidade, com Pagerank muito baixo e uma distribuição grande de links por blogs sem qualidade, faz com que provavelmente esses links que lhe são enviados, sejam considerados de baixa qualidade (ver ponto nº 6), influenciando negativamente o posicionamento do seu blog nos resultados das pesquisas. Procure submeter o seu blog apenas a diretorias credíveis e de qualidade, que lhe garantam o desenvolver da sua credibilidade.
9. UTILIZAÇÃO DA METATAG
Embora as metatags estejam aos poucos a tornarem-se cada vez menos importantes na influencia que têm ao nível da optimização para motores de busca, existem duas que ainda são muito influentes. Falo das metatags de e (ver próximo ponto).
A utilização de uma boa descrição é essencial ao nível dos motores de busca, não só pelo peso que tem, mas também pelo significado que lhe é atribuido. Esta metatag é a responsável pelo texto descritivo que aparece nos resultados das pesquisas feitas em motores de busca, tanto para a sua homepage, como para os seus artigos e páginas. Como referi no ponto nº1, existem dois plugins Wordpress que o ajudam com a tarefa.

10. UTILIZAÇÃO DA METATAG
Tanto para a homepage do seu website ou blog, como para os seus artigos e páginas, é essencial atribuir uma metatag , responsável pelas palavras-chave que representam aquilo que o leitor irá ler. Estas palavras-chave são influentes, e a sua má utilização poderá significar uma penalização por irrelevância entre o conteúdo e as palavras-chave que o conferem, pudendo inclusivamente penalizar o seu rankeamento nos motores de busca.
11. UTILIZAÇÃO DE UM FICHEIRO ROBOTS.TXT
Já expliquei aqui no blog como criar um ficheiro robots.txt, sendo que a sua utilização serve basicamente para melhorar a indexação do seu website ou blog, ajudando o robots do motor de busca, a indexar determinadas páginas, e a não considerar outras.
Procure aplicar um ficheiro robots.txt no seu blog, evitando indexar conteúdos duplicados, que levam seguramente a penalizações dos motores de busca, e também a rankeamentos menos eficientes.
12. UTILIZAÇÃO DE SITEMAP
A criação e utilização de um sitemap é hoje em dia essencial para quem procura indexar o seu website ou blog com relativa rapidez, ao mesmo tempo que ajuda os motores de busca (especialmente o Google), a indexar os seus conteúdos e a definir prioridades.
Torna-se também importante nos dias de hoje, fazer uso de dois sitemaps para o seu blog. Um que seja desenhado e pensado para os motores de busca, como por exemplo um arquivo XML, e outro pensado para os seus utilizadores, vulgarmente conhecido como ‘arquivo.
13. ACESSIBILIDADE
Hoje em dia os motores de busca são muito sensíveis à informação e especialmente aos links que os websites e blogs enviam uns para os outros. Ter uma grande densidade de links quebrados no seu blog, poderá significar uma queda abrupta nos resultados de pesquisa para determinadas palavras-chave. Se por ventura utiliza Wordpress, procure instalar o plugin Broken Link Checker, que faz uma análise completa ao seu blog, detectando imediatamente links que não consegue seguir (quebrados).
14. PALAVRAS-CHAVE NO PRIMEIRO PARÁGRAFO
Por regra os motores de busca consideram que o primeiro parágrafo dos seus artigos, contem a informação essencial sobre aquilo que o próprio artigo trata. Torna-se portanto importante utilizar palavras-chave concretas nesse primeiro parágrafo, sem que essa utilização seja excessiva e considerada spam. Basta uma colocação para que a própria palavra-chave fique imediatamente associada ao título (que deverá conter uma também) e ao seu artigo.
15. PALAVRAS-CHAVE NO FOOTER
Embora não seja de todo essencial, a utilização de links no footer com o devido texto âncora, a apontar para páginas chave do seu blog, poderá trazer-lhe resultados muito interessantes ao nível do rankeamento. Eu coloco alguns links no footer do blog, utilizando esta técnica, mas ao mesmo tempo oferecendo ferramentas de qualidade aos leitores do blog.

A optimização para motores de busca é hoje em dia um processo muito importante na evolução e afirmação de um blog ou website. No entanto, a sua aplicação é sempre feita com o objectivo de retirar dividendos a médio e longo prazo. Ninguém consegue tirar resultados no imediato, a não ser claro, que tenha orçamento para manipular os motores de busca, algo que não recomendo seguramente.
É muito importante enviar e receber regularmente links de outros blogs, especialmente e utilizando sempre, um texto âncora correcto e relevante. Linkar para blogs dentro do seu nicho de mercado é também uma forma eficiente e indirecta, de mostrar aos motores de busca que o seu blog é relevante

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