quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Facebook de olho nos pequenos


Vice-presidente global de marketing do Facebook, Grady Burnett é atualmente um dos principais executivos da rede social mais famosa do planeta – são 800 milhões de usuários em todo o mundo, sendo 30 milhões apenas no Brasil. Ex-diretor de operações e vendas online do Google, Burnett concedeu entrevista exclusiva ao Estadão PME em recente visita ao País. Durante a conversa, o norte-americano apontou as melhores estratégias que um pequeno ou médio empreendimento pode adotar para sempre usar a rede a seu favor. Leia a seguir os principais trechos.
Marcio Fernandes/AEQual o objetivo da sua visita ao Brasil?
Grady Burnett -
 Nossa empresa está sediada na Califórnia, mas havia muita curiosidade e animação sobre o que estava acontecendo na América Latina e no Brasil. Nós abrimos um escritório no País, tivemos um bom crescimento e eu quis ver de perto, conversar com clientes e identificar oportunidades. Saio animado.
Podemos esperar novidades do Facebook para pequenos empreendimentos?
Grady Burnett - 
Nós acreditamos no poder de pequenos negócios e continuaremos estimulando a participação deles no Facebook. Com a nova interface, teremos mais fotos e ferramentas para a empresa crescer, se conectar com mais usuários e construir conexões. Nosso objetivo é aumentar o número de recursos continuamente.
Qual a melhor forma de uma empresa conquistar clientes por meio da rede? 
Grady Burnett - O primeiro passo é criar uma página corporativa para promover o negócio. É muito importante colocar nessa página todas as informações da empresa porque isso cria a oportunidade das pessoas se tornarem fãs da companhia e do empresário se conectar e promover discussões com elas. Essa é uma maneira poderosa de fazer o consumidor perceber que ele importa e do empresário entender o que seus clientes querem. O Facebook tem 800 milhões de usuários no mundo e 30 milhões no Brasil. Essas pessoas estão engajadas e se importam com os negócios das comunidades ao seu redor.
Como a empresa deve começar essa interação?
Grady Burnett -
 O importante é que o empresário se aproxime desses seguidores, divida com eles novas ideias e saiba o que eles pensam. Nós vimos alguns casos de sucesso nos quais as empresas fazem perguntas em sua página, como o tipo de desconto que o cliente gostaria de receber em determinada ocasião. Elas conseguiram com isso criar engajamento e ter um feedback que ajudou o negócio a crescer. Também é interessante postar textos, artigos e informações que os usuários possam dividir com seus amigos para divulgar espontaneamente a empresa.
Qual o impacto atualmente da participação ativa nas mídias sociais para um negócio?
Grady Burnett - 
Nós percebemos que muitas empresas estão de fato conseguindo crescer por meio das mídias sociais porque hoje é comum que as pessoas tomem decisões com base no que está sendo recomendado pelos amigos e pela família nas redes. As pessoas realmente estão se comunicando e dividindo coisas que elas gostam por meio da internet. E muitas dessas coisas são sobre negócios.
Quais as melhores maneiras de se comunicar com clientes por meio do Facebook?
Grady Burnett - 
Experimente. Tente de tudo, converse com as pessoas, conte novidades sobre o seu estabelecimento, coloque notícias e artigos relacionados ao seu empreendimento. Isso inspira os seus fãs a dividir sua página com os amigos e fazer propaganda sobre você na internet. As empresas têm que estar prontas para participar dessa conversa com os internautas. Por meio dela, o empresário tem a chance de entender o seu negócio e um pouco mais a respeito do consumidor.
O segredo, então, é o empreendedor testar diferentes estratégias de interação sem medo de errar?
Grady Burnett - 
Acredito que sim. Muitas ideias surgem a medida que você começa a se comunicar e, no Facebook, todos cometem erros.

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