quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Bolsas europeias em cenário misto, BCE em foco; Dax +0,08%

As bolsas europeias apresentaram cenário misto nas instáveis negociações desta quarta-feira uma vez que os investidores permaneceram cautelosos antes da reunião de política mensal do Banco Central Europeu (BCE), embora dados otimistas de terça-feira oriundos da zona do euro tenham continuado a dar apoio.

Durante as negociações europeias da manhã, o índice EURO STOXX 50 recuou 0,08%, o CAC 40 da França caiu 0,04%, ao passo que o DAX 30 da Alemanha cresceu 0,08%.

Na quinta-feira, espera-se que o BCE mantenha as taxas inalteradas em 0,75%, ao passo que a coletiva de imprensa pós-reunião do presidente Mario Draghi será atentamente observada com o objetivo de obter indicações da direção futura da política monetária.

O sentimento melhorou na terça-feira após dados terem mostrado que o índice de gerentes de compra (PMI) para o setor de serviços da zona do euro melhorou em janeiro para 48,6, uma alta de 10 meses, de uma leitura final de 47,2 atingida no mês anterior, somando-se aos sinais de recuperação na região.

Os dados ofuscaram as preocupações com a incerteza política na Espanha e na Itália, que fizeram o custo do endividamento desses países subir ontem.

O setor financeiro apresentou ampla queda, com as ações dos bancos franceses BNP Paribas e Societe Generale caindo 0,31% e 0,55%, ao passo que as do banco alemão Commerzbank recuaram 0,13%.

Os bancos das demais áreas da zona do euro também apresentaram perdas, com as ações dos bancos italianos Unicredit e Intesa Sanpaolo caindo 1,10% e 0,64%, ao passo que as ações dos bancos espanhóis BBVA e Banco Santander recuaram 0,56% e 0,01%, respectivamente.

No lado positivo, as ações da gigante da mineração e aço ArcelorMittal saltaram 1,69%, mesmo tendo a empresa registrado o menor lucro trimestral em três anos, uma vez que a demanda pelo metal foi prejudicada pela crise da dívida na zona do euro.

Em Londres, o FTSE 100 de commodities pesadas avançou 0,33%, impulsionado pelos ganhos nas ações de mineração.

As ações da Rio Tinto e da BHP Billiton subiram 0,92% e 0,84%, ao passo que as ações das produtoras de cobre Xstrata e Kazakhmys avançaram 0,41% e 1,10% respectivamente.

O setor financeiro britânico também ficou em alta, com os papéis do Barclays crescendo 0,01% e os do HSBC Holdings avançando 0,26%, ao passo que os do Royal Bank of Scotland e Lloyds Banking se recuperaram 0,92% e 1,03%.

A Bloomberg noticiou mais cedo que o Royal Bank of Scotland deve pagar £ 400 a 500 milhões em multas por manipular taxas de juros, a segunda maior penalidade imposta em uma investigação regulatória global.

Em outros lugares, as ações da Virgin Media subiram 0,13% após notícias de a Liberty Global concordou em comprar a empresa britânica de TV a cabo por US$ 16 bilhões em dinheiro e ações para desafiar Rupert Murdoch no maior mercado de TV paga da Europa.

Nos EUA, os mercados acionários apontaram abertura em alta. Os futuros do Dow Jones Industrial Average apontaram alta de 0,25%, os do S&P 500 sinalizaram aumento de 0,18%, ao passo que os do Nasdaq 100 indicaram ganho de 0,20%.

No final do dia, a Alemanha deve divulgar dados oficiais sobre os pedidos às fábricas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...