O euro subiu em relação ao dólar norte-americano nesta quinta-feira, mas os ganhos ficaram limitados uma vez que os investidores permaneceram cautelosos antes da coletiva de imprensa pós-reunião de política do Banco Central Europeu (BCE), na tarde de hoje.
EUR/USD atingiu 1,3543 durante as últimas negociações asiáticas, a alta da sessão; posteriormente, o par se consolidou em 1,3527, avançando 0,06%.
O par estava propenso a encontrar apoio em 1,3457, a baixa de terça-feira, e resistência em 1,3596, a alta de terça-feira.
O BCE deve manter a taxa de juros inalterada em 0,75% hoje, mas os mercados estão aguardando os comentários do presidente Mario Draghi em meio à cautela de que ele pode expressar preocupações com o impacto dos ganhos recentes do euro sobre a recuperação econômica da região.
Na quinta-feira, um porta-voz do governo alemão disse que a moeda única não estava sendo sobrevalorizada e que a política de câmbio não era uma forma apropriada de aumentar a competitividade.
Os comentários foram feitos após o presidente francês Francois Hollande ter solicitado uma taxa de câmbio que era meta, na terça-feira.
O euro ficou pouco alterado meio em relação à libra esterlina, comEUR/GBP avançando 0,04%, para 0,8638, e estava pairando perto de uma alta de 33 meses em relação ao iene, com EUR/JPY subindo 0,11%, para 126,75.
O Banco da Inglaterra deve anunciar sua taxa básica de juros no final do dia, ao passo que o próximo presidente do Banco da Inglaterra, Mark Carney, deve se apresentar perante o comitê parlamentar britânico. Os EUA devem divulgar dados do governo sobre os pedidos iniciais de auxílio-desemprego.
By Forexpro