domingo, 14 de julho de 2013

O que a China de hoje dirá para a Bolsa brasileira de amanhã?

Neste domingo (segunda-feira lá), governo chinês vai divulgar as estatísticas do PIB do segundo trimestre.

Isso é bem importante para nós, o Brasil como extensão commoditizada do crescimento chinês. Crescimento este que – felizmente ou não – virou aterrissagem.

Que tipo de aterrissagem?

Mercado espera um avanço de 7,5% para o PIB chinês no 2T13. Se vier menos que isso, pode atrapalhar bem o pregão de amanhã. Se vier igual ou mais, ajuda um pouco.

Pensando no ano cheio, a meta oficial fica dentro do intervalo entre 7,0% e 7,5%. Seria o pior resultado desde 1990, mas ainda assim um belíssimo resultado – de fazer inveja a quase todos os países (certamente, de fazer inveja ao Mantega).

O primeiro semestre foi desafiador para a China em termos quantitativos, justamente por conta de um novo foco no qualitativo. Combate à corrupção, aos dados econômicos escusos, às vias informais de empréstimo. Todos objetivos louváveis, mas que exigiram um sacrifício dos números.

Gostaria de ver uma China que não se faz escrava do próprio crescimento. Ao mesmo tempo, sei que os desafios de reforma são gigantescos, e tomarão a agenda dos próximos cinco anos, pelo menos. Tamanho não basta aos chineses, não bastou a vários cavalos paraguaios da economia mundial.

Para o segundo semestre, vejo-me um pouco mais otimista com o noticiário chinês e, por consequência, com sua influência sobre commodities (em especial, sobre o minério de ferro da Vale).

Muitos dos investimentos planejados para este ano ficaram para a segunda metade, já que o novo governo dedicou grande esforço à transição até junho.

Pequeno exemplo disso (pequeno dentro do todo chinês, grande para nós brasileiros): rede ferroviária.

A China é dona da maior rede ferroviária de alta velocidade do mundo. Era para terem feito várias encomendas de trilhos e vagões no começo do ano, acabaram adiando graças à transição. Estamos falando de algo como US$ 100 bilhões em investimentos, e isso apenas na malha ferroviária.

Post by VCInvest Sa

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...