quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Dá pra encarar os consumidores nas redes sociais? Não dá – O case Ruffles



Essa semana tive ciência de um ‘case’ muito legal.

Os consumidores como tem acontecido já faz algum tempo, desde que as redes sociais cresceram e ganharam na importância, tem sido cruéis com algumas marcas (no bom sentido).

Uma vez que o alcance de nossas palavras/voz nas redes sociais, são amplificadas de maneira jamais vista, grupos homogêneos se formam e nós ficamos fortes e muitas empresas morrem de medo do que falamos e compartilhamos, muito por não saber como lidar com os imprevistos.

Essa nova era, causou mudanças significativas nas áreas de comunicação e marketing das empresas, que precisam pensar, repensar, pesar e planejar e pensar mais, antes de responder alguma provocação ou até mesmo uma brincadeira ou uma trolada.

Nesse caso que trago para vocês, eu particularmente já tinha discutido com amigos, familiares e brincávamos muito com um produto especifico – Batata Ruffles.

Quem já comprou esse produto, quando pega na embalagem, sente ela inchada, bem ampla. Quando se chega em casa e abre um pacote, você percebe que as maravilhosas batatinhas se reservam na parte de baixo do pacote somente.

Isso sempre causou uma frustração, principalmente por ser um produto maravilhoso e bem gostoso. A Pepsico, claro não tem culpa alguma, identifca a quantidade no pacote e tudo mais.

Agora avance no tempo. A Ruffles fez uma fan page no Facebook, logo…veio trollagem.

E veio de muitas formas organizadas, piadas, reclamações e até montagens, como estas abaixo, que ficaram incríveis.




Qual a postura da empresa? Bater de frente com o pessoal? Excluir comentário? Tirar do ar a fan page?

Lógico que não, empresa moderna e esperta que é, respondeu a altura, e de maneira brilhante.

Explicou, prestou serviço, brincou, usou ironia na medida certa e aceitável…resultado? Puta sucesso, a galera adorou.

E lógico, virou post em vários blogs.

Essa é a postura 2.0. Marcas modernas, indo para a cova dos leões, não se matando com eles, mas aprendendo, educando, brincando e crescendo junto com eles.

Parabéns para a equipe Pepsico, brilhante trabalho, um case para ser seguido.

Vi no – http://www.blogdobg.com.br/2012/01/ruffles-surpreende-e-responde-piadinhas-de-saco-de-ar-que-circulava-das-redes-sociais/


segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Apple, Google e Fiat apostam na proatividade


 
Justin Sullivan/Getty Images 
Empresas como a Danone, Google e a Apple são exemplos das que se anteciparam às mudanças do mercado 

Rio de Janeiro - Toda empresa pode ser proativa? Sim. Mas nem todas conseguem, pois para ter este posicionamento é necessário que as equipes de gestão possuam capacidades estratégicas de desenvolvimento. Danone, Google, Tecnisa, Fiat, Brahma, Apple, Buscapé e Hering são alguns exemplos de empresas que construíram novas tendências, se antecipando às mudanças do mercado, e obtiveram lucro e sucesso. 

Após cinco anos de pesquisa, os professores Leonardo Araújo e Rogério Gava, da Fundação Dom Cabral, definiram oito capacidades com as quais os gestores devem saber lidar para tornar uma empresa proativa. O estudo foi realizado por meio de questionários com 350 executivos, em 2008, e entrevistas com 47 CEOs de companhias nacionais e internacionais atuantes no Brasil, em 2010. 

A partir deste levantamento é possível afirmar que a capacidade de lidar com riscos, erros e pressão a curto prazo, de visualizar realidades futuras, gerenciar de forma flexível, inovar e liderar proativamente, além de identificar e desenvolver pessoas proativas são o caminho para uma gestão segura e lucrativa. 

É necessário, no entanto, manter um equilíbrio entre proatividade e reatividade. Nenhuma empresa mudará a sua cultura e o comportamento coletivo dos colaboradores da noite para o dia. “Não é sempre que todas as estratégias proativas vão levar ao sucesso, mas a ausência de uma reação é muito pior. 

A proatividade não salvará os problemas de marketing das empresas, mas auxiliará na estratégia de planejamento”, destaca Leonardo Araújo, pequisador e autor do livro “Empresas Proativas: como antecipar mudanças no mercado”, da editora Campus Elsevier.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Facebook quer que seu perfil seja o seu próximo cartão de visita

O Facebook anunciou o lançamento do Facebook Cards, que tem como objetivo principal incentivar os seus usuários a fazerem a ponte entre o mundo online e offline. A ideia é fazer com que o seu perfil ou página corporativa se torne uma espécie de “cartão de visitas personalizado”, baseado nas imagens e mensagens publicadas em seu perfil.
 
       Novo lançamento do Facebook, o Facebook Cards faz do perfil ou página corporativa, um cartão de visitas

O Facebook Cards está disponível para os mais de 800 milhões de usuários da rede de Mark Zuckerberg a partir de hoje (05/01), e será ofertado de forma gradativa, tal como todos os demais serviços do Facebook. O projeto foi desenvolvido em parceria com a britânica Moo.com, de impressão digital. Para promover o lançamento do serviço, a empresa oferece 50 cartões personalizados de graça para os primeiros 200 mil usuários do Facebook que aderirem ao serviço. O preço sugerido para os 50 cartões é de £ 10.

Com o Facebook Cards, os usuários serão capazes de criar cartões de negócios diferentes e criativos, principalmente pelo fato do recurso ser compatível com a nova timeline do Facebook, lançada no final do ano passado. Segundo Jillian Stefanki, porta-voz da rede social, a integração com o Moo vai fazer com que as pessoas “contem a sua história” nos cartões impressos, da mesma forma que fazem com a nova timeline.

A Moo.com nasceu em 2006, e pertence ao empresário Richard Moross, que afirma que a série de cartões podem conter fotos diferentes na parte da frente, e uma citação ou frase favorita na parte traseira. Ele afirma que o objetivo do projeto é permitir que os usuários do Facebook sejam proprietários de um estoque de cartões de visitas único, tanto para fins sociais quanto para os negócio.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Brasil cresceu 298% no Facebook em 2011



Segundo números do especialista Nick Burcher, país foi o líder em crescimento durante o ano de 2011
Mark Zuckerberg, criador do Facebook
Se mantiver o atual ritmo de crescimento, o Brasil pode ultrapassar a Índia e assumir a terceira posição em número de usuários já em 2012

O Brasil foi o país líder em crescimento no Facebook durante o ano de 2011. Segundo números do especialista Nick Burcher, o país saltou de 8,8 milhões de usuários da rede social em 2010 para 35,1 milhões em 2011 – acréscimo de 298%.
Com isso, o Brasil assumiu a quarta colocação em número de usuários, atrás somente dos Estados Unidos (157 milhões), Indonésia (41,7 milhões) e Índia (41,3 milhões).

Segundo os números de Burcher, obtidos no próprio Facebook, em 2008, o Brasil contava apenas com 209 mil usuários cadastrados na rede social contra 2,4 milhões em 2009.

Entre os cinco primeiros países em número de usuários, os Estados Unidos cresceram apenas 8% em 2011, contra 30% da Indonésia, 139% da Indonésia e 67% do quinto colocado México.

Se mantiver o atual ritmo de crescimento, o Brasil pode ultrapassar a Índia e assumir a terceira posição em número de usuários já em 2012.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Onde investir em marketing digital para 2012?

Como usar o Facebook para promover meu site?
Com forte presença online, as pequenas empresas também conseguem faturar mais

Respondido por Leandro Kenski, especialista em marketing digital

Muitas pessoas me perguntaram nestas últimas semanas o que deveriam incluir no planejamento de marketing de suas empresas em 2012. Sempre digo que isto depende muito dos objetivos que sua empresa precisa alcançar. O básico, porém, todo empreendedor deve fazer.

Investir para que sua empresa apareça bem posicionada nos resultados dos buscadores continua sendo uma estratégia vencedora, pois é nessa hora que seus potenciais clientes estão efetivamente procurando pelo produto ou serviço que você oferece. Um plano para SEO (otimização para os buscadores) e links patrocinados podem ajudar. Boa parte da verba investida no marketing digital das empresas segue este caminho.

O e-mail marketing é uma das ações com melhor retornoe toda empresa deve se preocupar em construir sua base de dados de e-mails e manter uma comunicação frequente com ela.

O crescimento do tempo gasto pelas pessoas nas redes sociais vem incentivando as empresas a aumentarem os investimentos em mídias sociais ano após ano. Para começar, vale a pena criar e manter presença no Facebook, no Twitter e possuir um blog corporativo. Além disso, teste investimentos em social ads, que podem ter uma segmentação bem acertada.

Obviamente existem muitas outras oportunidades além dessas, como programas de afiliados, compra de mídia display, ações de co-registro, criação e divulgação de vídeos e mobile marketing. Independentemente das ações que sua empresa adote, sempre sugiro entender o que você espera do marketing digital, planejar, executar, otimizar e garantir que tudo seja medido adequadamente.

Leandro Kenski é CEO da Media Factory, agência especializada em marketing digital.

Envie suas dúvidas sobre marketing digital para wma.cgomes@gmail.com

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Governo divulga dias de feriado nacional e ponto facultativo em 2012

Portaria do Ministério do Planejamento foi publicada no Diário Oficial.
Texto estabelece oito datas consideradas como feriado nacional.

O Diário Oficial da União desta segunda-feira (26) publica uma portaria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão que divulga os dias de feriado nacional em 2012 e estabelece datas de ponto facultativo para os órgãos públicos federais.

Segundo o texto da portaria nº 595, de 22 de dezembro de 2011, as datas consideradas feriados nacionais são: 1º de janeiro - Confraternização Universal (domingo), 21 de abril - Tiradentes (sábado), 1º de maio - Dia Mundial do Trabalho (terça-feira), 7 de setembro - Independência do Brasil (sexta-feira), 12 de outubro - Nossa Senhora Aparecida (sexta-feira), 2 de novembro - Finados (sexta-feira), 15 de novembro - Proclamação da República (quinta-feira) e 25 de dezembro - Natal (terça-feira).

Outro feriado divulgado é de 28 de outubro (domingo), em que funcionários públicos comemoram o Dia do Servidor Público, conforme a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

Dentre os pontos facultativos estão: 20 e 21 de fevereiro - Carnaval (segunda e terça-feira), 22 de fevereiro (quarta-feira de Cinzas, sendo ponto facultativo até as 14h), 6 de abril - Paixão de Cristo (sexta-feira), 7 de junho - Corpus Christi (quinta-feira), 24 de dezembro - véspera do Natal (segunda-feira) e 31 de dezembro - véspera de Ano Novo (segunda-feira).

A portaria, assinada pela ministra Miriam Belchior, estabelece que os órgãos federais irão observar em cada localidade os feriados declarados em leis estaduais e municipais e que os serviços essenciais de cada área deverão ser mantidos.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Usuários do Twitter estão ficando mais inteligentes – e mal-humorados

É essa a conclusão de um novo estudo da Universidade de Vermont, que analisou os tuites de 63 milhões de pessoas em vários países ao longo de 33 meses. O índice de felicidade foi calculado atribuindo-se uma escala emotiva a 10 mil palavras, na qual termos negativos (como “droga” e “odeio”) recebem pontuação baixa e palavras positivas (como “adoro” e “feliz”) recebem pontuação alta. É um critério imperfeito, claro -a mesma palavra pode significar coisas diferentes em contextos diferentes-, mas válido. E aponta uma queda consistente no nível de felicidade. Outra coisa que chama a atenção é a diversidade do vocabulário empregado pelos usuários (linha “B” do gráfico), que aumentou bastante – e sugere elevação na qualidade da escrita. O Twitter está menos risonho, mas mais inteligente.


segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

PagSeguro e NetRevenda patrocinam o Café COM Internet em 2012




 No próximo ano, serão 10 edições do evento realizadas nas cidades de Blumenau, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro.
O Café COM Internet, evento sobre marketing digital realizado há 11 anos pela WBI Brasil, terá o PagSeguro e a NetRevenda como patrocinadores oficiais das 10 edições previstas em 2012. Receberão o evento, no próximo ano, as cidades de Blumenau, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro. 
Segundo o diretor presidente da WBI Brasil, Paulo Kendzerski, o patrocínio de companhias do porte da NetRevenda e do PagSeguro mostra o grau de credibilidade conquistado pelo evento no mercado digital. “Com a proposta de transmitir conteúdo de alto nível aos participantes, o Café COM Internet tem se firmado como um evento importante para empresas que desejam se atualizar sobre as novidades do mercado de marketing digital. Parcerias são sempre bem-vindas para tornar o evento ainda mais bem-sucedido”, completa.    
O Diretor-Geral da NetRevenda, Vicente M. Neto, credita o sucesso do evento às palestras de alto nível ministradas em todas as edições do Café. Em 2011, a NetRevenda patrocinou apenas a edição do Café COM Internet São Paulo. Devido ao perfil do evento e ao público presente, Neto revela que a empresa decidiu fechar uma cota de patrocínio para todas as 10 edições a serem realizadas em 2012. “O Café COM Internet se constitui em um encontro para ouvir boas palestras e fazer networking junto a um público muito qualificado. Em 2012, a NetRevenda estará presente em todas as edições”, destaca.     
O PagSeguro, por sua vez, é parceiro da WBI Brasil de longa data, tendo patrocinado as edições do Café COM Internet desde 2010. A Gerente de Marketing do PagSeguro, Joyce S. Boano, revela que a parceria tem sido uma experiência bastante produtiva e enaltece o fato de o evento abrir espaço à promoção das soluções de pagamento online recomendadas às lojas virtuais. “O e-commerce brasileiro está em crescimento constante e esse evento nos dá a oportunidade de disseminar informações sobre pagamentos online em diversas regiões do país”, completa.
Mais informações sobre o Café COM Internet podem ser obtidas pelo site do evento (www.cafecominternet.com.br), ou pelo perfil no Twitter @cafecominternet 
Confira o calendário de datas do Café COM Internet no primeiro semestre de 2012:
09/02 – Blumenau
01/03 – Porto Alegre
22/03 – São Paulo
12/04 – Rio de Janeiro
24/05 – São Paulo
05/06 – Porto Alegre
Sobre o Café COM Internet
Criado em 2001, o Café COM Internet consolida-se a cada ano como um dos principais eventos na área de marketing digital do país. Após onze anos, o evento já reuniu mais de 30 mil pessoas em 24 cidades do Brasil.
Os temas abordados têm o foco voltado ao Marketing Digital e contemplam assuntos como campanhas de Links Patrocinados, Search Engine Marketing (SEM), e-Commerce, e-Mail Marketing e Comunicação Integrada. Além de expor esses assuntos, o Café COM Internet também apresenta pesquisas inéditas de mercado e cases de sucesso na Internet. 
O canal de vídeos da WBI Brasil no Youtube (www.youtube.com/wbibrasil) disponibiliza trechos de edições do evento realizadas em algumas cidades do Brasil.

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