sexta-feira, 2 de março de 2012

8 dicas simples para descrever sua oferta em uma Landing Page


checklist
Tanto no nosso webinar sobre Landing Pages quanto no nosso novo whitepaper sobre call-to-action falamos sobre as etapas do processo de conversão: Atenção, Interesse, Desejo e Ação.
No whitepaper, principalmente, demos diversas dicas para o call-to-action funcionar bem para as etapas de Atenção, Interesse e Ação. Se você ainda não leu, vale a pena fazer isso.
A ideia do post de hoje é dar as dicas para a etapa do Desejo, aquela em que o visitante analisa mais calmamente as informações e efetivamente toma a decisão de conversão ou não. Essas dicas são válidas tanto para ofertas indiretas (material para download) ou diretas (páginas de produtos/serviços):

Evite o “marketês”

Dizem que as pessoas amam comprar mas odeiam vendedores. No meio online o mesmo se aplica. Não tente ficar vendendo na página de conversão, dizendo o quão ótimo são os produtos ou qual é a grandeza da sua empresa. Procure evitar adjetivos.
Forneça informações objetivas e focadas nas necessidades da sua audiência e deixe que elas julguem se vale a pena ou não.

Use vocabulário comum

É essencial falar a linguagem do seu público e sobre o que pode ser facilmente compreendido por quem está visitando a página.
Tome muito cuidade com os jargões ou linguagem técnica utilizados na sua indústria.

Escreva fragmentos ou sentenças curtas

As pessoas não lêem na internet, elas escaneiam o texto. Sentenças curtas vão ajudá-las a compreender melhor sua mensagem.
Pontos em tópicos com 3 a 7 itens são muito eficientes para isso, pois permitem visualizar de forma simples e clara os itens em questão.

Use dígitos ao invés de números extensos

Os números, por serem diferentes das letras, acabam chamando um pouco mais a atenção. Além disso, fortalecem a mensagem e tornam as coisas mais claras.

Destaque palavras que carregam informações importantes

Escolha algumas palavras principais e coloque em negrito ou em um tamanho diferente para mostrar que aquilo é de fato importante.

Use títulos e subtítulos claros

Como já dissemos, as pessoas não lêem na internet, elas escaneiam. Os títulos e subtítulos são os principais guias desse processo. Não desperdice-os.

Use voz ativa e verbos de ação

Se a intenção é estimular o usuário a realizar uma ação, é preciso deixar isso claro para ele. A voz ativa e os verbos de ação sempre ajudam nisso.

Relacione com suas campanhas em Adwords

Se você estiver fazendo uma campanha no Adwords para essa Landing Page, procure usar bastante as keywords compradas e as palavras escolhidas para o anúncio.
Isso dá ao visitante a sensação de expectativa atendida: o que ele está procurando é o que ele encontrou na sua página. Isso é ótimo para sua taxa de conversão e também para pagar menos para o Google pelo clique (pelo aumento do Quality Score do anúncio).

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Por que 2012 será o ano da web móvel?


O surgimento dos celulares no mercado e a internet comercial têm datas de nascimento muito próximas, lá no início dos anos 90 do século passado, mas seguiram caminhos diferentes, pelo menos até agora. Enquanto o celular tornou-se popular mais rápido e alcançou a impressionante marca de 5 bilhões de usuários mundiais, a web só recentemente chegou aos 1,5 bi, ainda que ambos tenham mudado, cada um à sua maneira, a história da humanidade para sempre, transformando a forma como nos comunicamos, compramos e consumimos conteúdo. Com o surgimento dos smartphones esses quase-gêmeos estão se fundindo e vão amplificar o impacto que assistimos com a introdução dos computadores pessoais. Se levarmos em conta ainda os tablets, não resta dúvidas que estamos às portas de uma nova revolução, a da internet móvel.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Pelo terceiro dia seguido Anonymous ataca bancos brasileiros

Nesta quarta-feira (1º), pelo terceiro dia seguido, o site de um banco brasileiro foi atacado pelo grupo de hackers Anonymous. Depois do Itaú e do Bradesco, foi a vez do Banco do Brasil. Segundo o G1, apágina do BB ficou instável e indisponível para alguns usuários por volta das 10 horas da manhã.

O objetivo do Anonymous com a atual onda de ataques é um tanto genérico: protestar contra a desigualdade social e a corrupção no Brasil. O grupo fez a confirmação de suas intenções por meio de um vídeo (no qual uma voz cobre a figura de um homem vestido com a famigerada máscara de Guy Fawkes) enviado para ÉPOCA Negócios (publicada pela Editora Globo, a mesma que publica ÉPOCA).
“O objetivo dos nossos ataques é apenas chamar a atenção da população para o nosso real objetivo, que é lutar contra a corrupção, desigualdade e etc e tal”.


Até aqui, nenhuma autoridade brasileira se manifestou sobre a série de ataques do grupo, mas isso não significa que eles não estejam sob investigação. Reportagem publicada peela revista Foreign Policy sobre o Anonymous lembra que meses depois de os hackers derrubarem sites de empresas como PayPal, Visa e Mastercard e outras companhias que bloquearam doações ao Wikileaks (um “protegido” dos hackers), vários deles foram presos pelo FBI, a Polícia Federal dos Estados Unidos.

A atuação do Anonymous contra os bancos nesta semana pode indicar um avanço do grupo no Brasil, o que fará com que a sociedade e o governo precisem discutir como lidar com esses hackers. Como conta a reportagem da Foreign Policy, os governos têm optado por se opor de forma dura ao Anonymous, quando poderiam se aproveitar das próprias contradições inerentes ao grupo, um aglomerado de “ciberativistas” sem comando único ou hierarquia, para fazer avançar agendas positivas. Isso porque, ao mesmo tempo em que promovem ações prejudiciais à sociedade, como o ataque aos bancos nesta semana, defendem causas legítimas como a liberdade de expressão e mais transparência. Resta saber se essa “aproximação” dos hackers defendida pela revista americana poderia ser feita sob controle para evitar mais prejuízos.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Você sabe qual o horário que o Facebook tem tráfego mais intenso?


Já está mais que provado que os internautas passam horas on-line navegando em suas redessociais. Uma das redes mais populares, rainha das atenções dos usuários e das empresas e anunciantes é o Facebook. Mas, como é que funciona a atividade dos adeptos ao Facebook? Quais os hábitos que eles tem em relação a rede? Qual o horário com maior atividade?

- 1,500 canais de empresas no Facebook;

- mais de 1,64 milhões de posts;

- 7,56 milhões de comentários.

Os botões de “compartilhar” e “curtir” não foram incluídos na análise.

Os resultados de destaque foram:

- Os picos de acesso ocorrem durante os dias de semana em três horários: 11:00hs, 15:00hs e 20:00hs;

- O pico mais alto de acesso ocorre as 15:00hs;

- Os acessos em dias de semana são constantes, com destaque para as quartas-feiras, as 15:00hs, que representam o pico semanal;

- Os perfis que são “fãs” de páginas, apresentam uma atividade mais baixa aos domingos em comparação aos outros dias;

Posts publicados pela manhã reúnem mais atividade

Como visto acima, a maioria da atividade acontece as 15:00hs. Mesmo assim, o estudo indicou que as atividades realizadas pela manhã são as que têm maior interação durante o resto do dia. A Vitrue indicou que os posts adicionados logo cedo tem 39.7% a mais de atividade do que os adicionados durante a tarde.

Em relação ao tempo que se leva para seu post se tornar ativo, os dados revelam que os primeiros quinze minutos após a postagem são os mais movimentados (comentados, curtidos, compartilhados..), deixando a meia hora final em segundo lugar.

O site Mashable fez um comentário muito interessante a respeito dos dados recolhidos sobre os primeiros quinze minutos de interação. Eles observaram que quando há um compromisso ou reunião, as pessoas tendem a ter intervalos programados. Os minutinhos que representam o tempo livre dos usuários, que provavelmente se conectarão ao Facebook, abrem espaço para uma olhada mais rápida na rede, que de cara mostrará os posts mais recentes, empurrando os antigos para páginas anteriores, que muitas vezes exigem tempo indisponível no dia-a-dia dos adeptos.

As informações recolhidas nesse estudo podem ajudar as empresas a aplicar suas mensagens, promoções e comentários de forma mais certeira.

Em relação aos próprios usuários, lembrem-se de procurar checar os picos antes de divulgar uma informação importante ou tentar brincar com seus amigos. Boa diversão


By:Mashable

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

As novidades do Marketing Digital 2012



O marketing digital exerce um papel determinante no sucesso de uma empresa na internet. É impossível ter sucesso no comércio eletrônico se sua empresa não é conhecida, não é lembrada e se ninguém nunca ouviu falar da sua marca.
O ano de 2012 chegou e já promete grandes resultados ao comércio eletrônico brasileiro, principalmente, no que se refere ao marketing exercido na web. Em termos de divulgação e exposição da empresa, o avanço tecnológico proporciona mudanças que devem acirrar ainda mais a busca por destaque no mercado virtual.
Neste sentido, as novas características adotadas para o marketing digital neste ano devem estar evidenciadas na estratégia de divulgação das lojas virtuais, para que as mesmas conquistem seu espaço na web.

Sofisticação do SEO

Estima-se que a otimização para sites de busca (Search Engine Optimization) fique mais sofisticada em 2012. Isso porque a difusão muito rápida de informações torna o Google mais exigente para dados relevantes e atuais. Por isso, como a concorrência pela primeira página está aumentando, além das técnicas corretas de otimização é preciso trabalhar com informações atuais e relevantes em sua loja virtual;

Conteúdo relevante nas mídias sociais (Social Media Optimization)

A mídia online deixa de ser simplesmente uma reunião de clientes que buscam receber ofertas, e se torna um canal de informações relevantes sobre temas relacionados ao segmento para atrair o consumidor não apenas com promoções, mas também com informações, principalmente, porque o público está mais exigente e deseja integração;

Links patrocinados ficam mais caros

Um dos motivos pelos quais o SEO estará mais acirrado é porque o custo da divulgação via links patrocinados se tornam mais caras. A procura pela compra de palavras-chave aumenta e a grande demanda eleva o valor das mesmas. Para driblar a situação é preciso saber investir, comparar palavras e sinônimos conforme o segmento da loja;

Vídeos para divulgação
Entre as novidades para o marketing digital 2012 destaca-se o aumento no uso de vídeos como forma de divulgação. Pesquisas indicam que, em média, 900 mil horas de imagens são postadas no You Tube por mês e, além disso, especialistas dizem que até 2015, 90% do conteúdo na internet estará em vídeo. Nesse sentido, que tal começar a desenvolver marketing através de vídeos institucionais, depoimentos e entrevistas com clientes, apresentação e formas de uso de um produto?
O sucesso na web é uma questão de adaptação. Em se tratando de e-commerce, quem sabe se adaptar e ser flexível sai na frente, pois o avanço tecnológico traz mudanças muito rápidas no cenário virtual. Há algum tempo, a divulgação era feita boca a boca, pela TV ou pelo rádio. Hoje, além de ser feita via web, a propagação de informações deve ser adequada ao segmento, ao público e às inovações do mercado.
Sucesso!

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Dá pra encarar os consumidores nas redes sociais? Não dá – O case Ruffles



Essa semana tive ciência de um ‘case’ muito legal.

Os consumidores como tem acontecido já faz algum tempo, desde que as redes sociais cresceram e ganharam na importância, tem sido cruéis com algumas marcas (no bom sentido).

Uma vez que o alcance de nossas palavras/voz nas redes sociais, são amplificadas de maneira jamais vista, grupos homogêneos se formam e nós ficamos fortes e muitas empresas morrem de medo do que falamos e compartilhamos, muito por não saber como lidar com os imprevistos.

Essa nova era, causou mudanças significativas nas áreas de comunicação e marketing das empresas, que precisam pensar, repensar, pesar e planejar e pensar mais, antes de responder alguma provocação ou até mesmo uma brincadeira ou uma trolada.

Nesse caso que trago para vocês, eu particularmente já tinha discutido com amigos, familiares e brincávamos muito com um produto especifico – Batata Ruffles.

Quem já comprou esse produto, quando pega na embalagem, sente ela inchada, bem ampla. Quando se chega em casa e abre um pacote, você percebe que as maravilhosas batatinhas se reservam na parte de baixo do pacote somente.

Isso sempre causou uma frustração, principalmente por ser um produto maravilhoso e bem gostoso. A Pepsico, claro não tem culpa alguma, identifca a quantidade no pacote e tudo mais.

Agora avance no tempo. A Ruffles fez uma fan page no Facebook, logo…veio trollagem.

E veio de muitas formas organizadas, piadas, reclamações e até montagens, como estas abaixo, que ficaram incríveis.




Qual a postura da empresa? Bater de frente com o pessoal? Excluir comentário? Tirar do ar a fan page?

Lógico que não, empresa moderna e esperta que é, respondeu a altura, e de maneira brilhante.

Explicou, prestou serviço, brincou, usou ironia na medida certa e aceitável…resultado? Puta sucesso, a galera adorou.

E lógico, virou post em vários blogs.

Essa é a postura 2.0. Marcas modernas, indo para a cova dos leões, não se matando com eles, mas aprendendo, educando, brincando e crescendo junto com eles.

Parabéns para a equipe Pepsico, brilhante trabalho, um case para ser seguido.

Vi no – http://www.blogdobg.com.br/2012/01/ruffles-surpreende-e-responde-piadinhas-de-saco-de-ar-que-circulava-das-redes-sociais/


segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Apple, Google e Fiat apostam na proatividade


 
Justin Sullivan/Getty Images 
Empresas como a Danone, Google e a Apple são exemplos das que se anteciparam às mudanças do mercado 

Rio de Janeiro - Toda empresa pode ser proativa? Sim. Mas nem todas conseguem, pois para ter este posicionamento é necessário que as equipes de gestão possuam capacidades estratégicas de desenvolvimento. Danone, Google, Tecnisa, Fiat, Brahma, Apple, Buscapé e Hering são alguns exemplos de empresas que construíram novas tendências, se antecipando às mudanças do mercado, e obtiveram lucro e sucesso. 

Após cinco anos de pesquisa, os professores Leonardo Araújo e Rogério Gava, da Fundação Dom Cabral, definiram oito capacidades com as quais os gestores devem saber lidar para tornar uma empresa proativa. O estudo foi realizado por meio de questionários com 350 executivos, em 2008, e entrevistas com 47 CEOs de companhias nacionais e internacionais atuantes no Brasil, em 2010. 

A partir deste levantamento é possível afirmar que a capacidade de lidar com riscos, erros e pressão a curto prazo, de visualizar realidades futuras, gerenciar de forma flexível, inovar e liderar proativamente, além de identificar e desenvolver pessoas proativas são o caminho para uma gestão segura e lucrativa. 

É necessário, no entanto, manter um equilíbrio entre proatividade e reatividade. Nenhuma empresa mudará a sua cultura e o comportamento coletivo dos colaboradores da noite para o dia. “Não é sempre que todas as estratégias proativas vão levar ao sucesso, mas a ausência de uma reação é muito pior. 

A proatividade não salvará os problemas de marketing das empresas, mas auxiliará na estratégia de planejamento”, destaca Leonardo Araújo, pequisador e autor do livro “Empresas Proativas: como antecipar mudanças no mercado”, da editora Campus Elsevier.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Facebook quer que seu perfil seja o seu próximo cartão de visita

O Facebook anunciou o lançamento do Facebook Cards, que tem como objetivo principal incentivar os seus usuários a fazerem a ponte entre o mundo online e offline. A ideia é fazer com que o seu perfil ou página corporativa se torne uma espécie de “cartão de visitas personalizado”, baseado nas imagens e mensagens publicadas em seu perfil.
 
       Novo lançamento do Facebook, o Facebook Cards faz do perfil ou página corporativa, um cartão de visitas

O Facebook Cards está disponível para os mais de 800 milhões de usuários da rede de Mark Zuckerberg a partir de hoje (05/01), e será ofertado de forma gradativa, tal como todos os demais serviços do Facebook. O projeto foi desenvolvido em parceria com a britânica Moo.com, de impressão digital. Para promover o lançamento do serviço, a empresa oferece 50 cartões personalizados de graça para os primeiros 200 mil usuários do Facebook que aderirem ao serviço. O preço sugerido para os 50 cartões é de £ 10.

Com o Facebook Cards, os usuários serão capazes de criar cartões de negócios diferentes e criativos, principalmente pelo fato do recurso ser compatível com a nova timeline do Facebook, lançada no final do ano passado. Segundo Jillian Stefanki, porta-voz da rede social, a integração com o Moo vai fazer com que as pessoas “contem a sua história” nos cartões impressos, da mesma forma que fazem com a nova timeline.

A Moo.com nasceu em 2006, e pertence ao empresário Richard Moross, que afirma que a série de cartões podem conter fotos diferentes na parte da frente, e uma citação ou frase favorita na parte traseira. Ele afirma que o objetivo do projeto é permitir que os usuários do Facebook sejam proprietários de um estoque de cartões de visitas único, tanto para fins sociais quanto para os negócio.

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