sábado, 13 de fevereiro de 2010

12 Tipos de artigos que recebem SEMPRE comentários!


Conseguir comentários para o seu blog nem sempre é uma tarefa fácil. Muitos blogueiros sentem essa dificuldade quando se iniciam na blogosfera, e uma das razões que leva à desistência de muitos deles é precisamente essa: falta de comentários, falta de comunicação. Como provavelmente sabe, os comentários de um blog são uma das métricas mais importantes na avaliação do autoritarismo e popularidade de um blog, pelo que é importante o seu blog ser activo no que toca à partilha de experiências e opiniões.
1. COMPETIÇÕES
O mais óbvio dos tipos de artigos que recebem dezenas de comentários, é precisamente todo e qualquer artigo relacionado com uma boa promoção. Este tipo de artigos recebe ainda mais comentários se por ventura a participação dos leitores passar pela colocação de um comentário no blog. 

2. HISTÓRIAS PESSOAIS

Por vezes, escrever artigos do foro mais pessoal, pode ser uma excelente forma de atrair a atenção dos seus leitores, especialmente se eles se identificarem com a sua pessoa e com o seu profissionalismo. 

3. PARTILHAR LINKS

Quando você escreve um artigo a pedir aos seus leitores para partilharem um link, seja para um perfil social, para um artigo, ou simplesmente para promoverem o endereço dos seus blogs, o seu sucesso está garantido. 

4. RECURSOS

Artigos densos e relacionados com a partilha de recursos, são também excelentes formas de conseguir comentários para o seu blog. Quando se analisa poderosamente uma área e se partilha ferramentas, conteúdo e recomendações de grande qualidade, a probabilidade de conseguir receber centenas de comentários é muito grande. 

5. CRIATIVIDADE

Os artigos geralmente criativos e ao mesmo tempo inspiradores são também uma excelente forma de atrair tráfego, comentários, tweets e uma grande exposição nas mídias sociais. São geralmente artigos que motivam e fazem os seus leitores quererem atingir as mesmas metas, o mesmo sucesso. 

6. TUTORIAIS

Embora os tutoriais não se apliquem a todo o tipo de blogs, a verdade é que em praticamente todos os nichos de mercado existem oportunidades interessantes para explorar no campo dos tutoriais e métodos de resolução de problemas. 

7. ARTIGOS DE OPINIÃO

Escrever artigos de opinião é uma forma interessante de você conseguir atrair a atenção dos seus leitores a analisarem as suas próprias opiniões sobre o assunto. Se você expressar a sua opinião de uma forma forte e pragmática, provavelmente você receberá bastantes comentários dentro do mesmo registo.

8. PERGUNTAS

Embora muitas vezes existam artigos onde as questões são de retórica e não pretendem propriamente promover o debate, existem também muitos outros artigos que têm como objectivo questionar os leitores sobre uma determinada matéria. Faça uma pergunta e muito provavelmente os seus leitores estarão interessados em deixar a sua opinião. Por diversas vezes cheguei à conclusão de que deixar perguntas nos títulos dos artigos, muitas vezes faz com que o número de comentários dispare. 

9. CONTROVÉRSIA

Os artigos que geralmente tendem para a controvérsia, são também uma excelente forma de conseguir comentários no seu blog. Coloque diversos argumentos em carteira e faça os seus leitores pensarem sobre o assunto. 

10. DESAFIOS

Os artigos que visam criar desafios aos seus leitores são mais uma das excelentes estratégias que existem para conseguir atrair comentários para o seu blog. Isto é particularmente interessante quando o objectivo depreende os seus leitores tomarem acções e posteriormente partilharem os seus resultados. 

11. MEGA LISTAS

Tal como acontece com a partilha de recursos, as mega listas são também uma forma de partilhar recursos, atrair tráfego e comentários. Este tipo de artigos geralmente dá imenso trabalho, mas tende a ser (quase) sempre um sucesso no que toca a mídias sociais e agregadores de conteúdos. Você recebe comentários daqueles que aparecem na lista, daqueles que gostavam de aparecer na lista, daqueles que acham a lista interessante, daqueles que não têm opinião formada, e por aí adiante. 

12. ARTIGOS DE CARÁCTER SOCIAL

Os artigos de carácter social e visam causas humanas são também uma excelente forma de você promover o seu blog e ao mesmo tempo ajudar quem mais precisa. Não sou de acordo com a utilização do cariz social para ganhar links, por exemplo, mas uma promoção relacionada com comentários geralmente funciona muito bem e motiva os visitantes a comentarem e a ajudarem a causa em destaque. 

QUAL FOI O SEU ARTIGO MAIS COMENTADO DE SEMPRE?

Obviamente que estes 12 tipos de artigos são um bom explicativo – mas queremos conhecer a sua realidade. Partilhe connosco o seu artigo mais popular de sempre. Visite os arquivos do seu blog e procure por 1-2 de artigos que tenham recebido mais comentários que o norma e partilhe-os connosco! Participe!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...