quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Caso de estudo: como receber +8000 visitantes do Google Doodle!


Hoje vamos abordar um caso de estudo sobre como receber +8000 visitantes do Google com uma técnica que na verdade passa despercebida à grande maioria das pessoas. De acordo com pesquisas que realizámos nos mercados de Portugal, Brasil e Estados Unidos, não encontrámos registos de nenhum blogueiro a falar sobre esta técnica, que na realidade está ao alcance de qualquer blogueiro ou webmaster mais atento. Para realizarmos o nosso caso de estudo, tivemos com base uma experiência vivida pelos colegas do blog Tecnologia.com.pt, aos quais agradecemos desde já a cedência dos elementos visuais e estatísticos que utilizamos neste artigo.

O GOOGLE DOODLE

Para quem não sabe, o Google Doodle representa a ocasião em que a home do Google recebe logotipos comemorativos, seja de eventos relacionados com o Google, sejam logotipos relacionados com tendências no mundo, sejam simplesmente datas marcantes da história da humanidade. Isso acontece com as principais datas do ano. Todos os logotipos comemorativos são realizados especialmente por Dennis Hwang, um Webdesigner que trabalha directamente com a Google.

CASO DE ESTUDO: COMO RECEBER +8000 VISITANTES DO GOOGLE

Embora o nosso caso de estudo remonte a Novembro do ano passado, a verdade é que ele é aplicável em qualquer ocasião ou data, dependendo obviamente da sorte e mestria que você tiver em descobrir novas tendências de mercado. No passado dia 14 de Novembro de 2009, a NASA lançou um comunicado oficial a dar conta da descoberta de água na Lua e gelo em Marte. Essa notícia foi coberta globalmente pela CNN, e no mesmo dia os colegas do blog Tecnologia.com.ptdecidiram abordar também a temática, escrevendo o artigo Foi descoberta água na Lua e gelo em Marte.
Para o comum dos mortais, este artigo seria completamente desnecessário e/ou irrelevante em todo o sentido, uma vez que todos os dias se escrevem milhares de notícias sobre tudo o que acontece no mundo. No entanto, o que você provavelmente não sabe, e os colegas do blogTecnologia.com.pt também não preveram, foi que nesse mesmo dia, a 14 de Novembro de 2009, a Google viria a introduzir um Google Doodle alternativo, especificando precisamente a descoberta realizada pela NASA.
Se alguma vez teve a felicidade de clicar num logotipo do Google Doodle, perceberá que geralmente a Google cria esses logotipos como forma de encaminhar as pessoas para pesquisas específicas, sobre um assunto específico. O mesmo aconteceu nesse dia, quando a Google introduziu este seu Google Doodle:
Celebrando a conquista realizada pela NASA, a Google introduziu o seu Doodle relativo à descoberta de água na Lua, e obviamente apontou o seu Doodle para uma pesquisa sobre adescoberta de água na lua. Tendo em conta que os colegas do blog Tecnologia.com.pt já haviam escrito e publicado o seu artigo, eles sofreram aquilo a que resolvemos chamar o “Efeito Doodle”.

O QUE É O EFEITO DOODLE?

Como referimos em cima, o Doodle representa normalmente um marco histórico da humanidade, ou então a celebração de uma qualquer data importante relacionada com a empresa americana Google. No dia 14 de Novembro de 2009, a Google quis marcar a diferença com a introdução de um Doodle relacionado com a importante descoberta de água na lua, e resolveu apontar o seu Doodle para uma pesquisa sobre a descoberta de água na lua.
Quando você tem um blog relativamente autoritário e credível ao nível dos motores de busca, a probabilidade de os seus conteúdos serem indexados rapidamente, é muito grande. A Escola Dinheiro, por exemplo, indexa os seus artigos no Google em pouco menos de 2 horas. Isso foi precisamente o que aconteceu com os colegas do blog Tecnologia.com.pt. Eles escreveram um conteúdo acerca de uma temática específica, indexaram esse conteúdo rapidamente, e acabaram por sofrer o “Efeito Doodle”.
Se realizar uma pesquisa no Google sobre a descoberta de água na lua vai perceber que o artigo do blog Tecnologia.com.pt se encontra em segundo lugar nos resultados. Foi esse rankeamento que valeu ao blog um acréscimo de +8000 visitantes vindos do Google nesse mesmo dia, o que invariavelmente se traduziu numa série de benefícios extra, independentemente de o tráfego ter voltado ao valores “normais” nos dias seguintes:
  • Um crescimento acentuado no número de comentários ao artigo;
  • Um crescimento acentuado no número de subscritores do blog;
  • Um crescimento de mais de 1000% nos rendimentos Adsense desse dia;
Estes dados são na verdade muito interessantes e representam uma técnica que muito poucos exploram e/ou sabem que na verdade existe. No entanto, fazer aquilo que os colegas do blogTecnologia.com.pt fizeram, está na verdade ao alcance de qualquer blogueiro ou webmaster…

ACOMPANHE AS TENDÊNCIAS

Uma das coisas que a Google faz questão de cumprir sempre com o seu Doodle, é apontar factos históricos da humanidade, mas também tendências e acontecimentos mundiais, como por exemplo os Jogos Olímpicos 2010. Há cerca de 5 ou 6 dias que a Google tem presenta na sua homepage um Doodle relacionado com os Jogos Olímpicos de Inverno, sendo que de dia para dia esse Doodle muda de imagem, representando um dos desportos em competição nos Jogos. Independentemente da alteração visual do Doodle, a pesquisa para a qual aponta é sempre a mesma: Jogos Olímpicos 2010. Isto significa que durante os Jogos Olímpicos, todos os blogueiros e webmasters que tiverem capacidade de manter artigos nas primeiras posições de resultados para esse pesquisa, poderão beneficiar do “Efeito Doodle”, o que pode na verdade traduzir-se em mais de 100,000 visitantes extra para o seu blog.
Uma das formas de você se manter em cima dos assuntos chamados “quentes” ou “tendências”, é utilizando com regularidade o Google Trends. Esta poderosa ferramenta, permite-lhe compreender quais são os tópicos mais quentes das pesquisas realizadas no Google dos Estados Unidos, sendo que neste momento os “olympic games” lideram, tal como referimos em cima.
Outra forma de manter-se actualizado com tendências no mundo, é utilizando o Trendistic, que é basicamente um Twitter Trends, ou seja, uma plataforma que analisa as tendências e os tópicos mais quentes do Twitter, o que invariavelmente serve como caso de estudo para a redacção de conteúdos em blogs.
Se desejar, pode ainda consultar esta listagem com os dias importantes no Mundo, para ter uma noção de quando é que o Mundo pára para festejar ou celebrar uma ocasião específica. Datas como o “dia do pai”, o “dia mundial da luta contra a SIDA” e outros, podem ser marcos importantes para um Google Doodle. O mesmo acontece com outros factos históricos, nomeadamente as invenções mundiais do carro, do telefone, da televisão e por aí adiante. Normalmente e regra geral, são marcos que levam a Google a produzir um Doodle. Portanto, o melhor mesmo é ficar atento!

CONCLUSÃO

Como referimos ao longo do artigo, seguir as tendências mundiais muitas vezes pode resultar em grandes picos de performance no seu blog ou website. Embora o blog Tecnologia.com.pt fale maioritariamente de tecnologia, eles souberam abordar com inteligência um caso prático de uma descoberta mundial, que na verdade tem tudo a ver com o uso de tecnologia avançada, e acabaram por ser premiados pela sua atitude arrojada!
Se por ventura tiver consigo algum caso prático ou um potencial caso de estudo interessante, entre em contacto com a nossa equipa para que possamos analisar esse caso e quiçá publicarmos um artigo como este!
by Paulo Faustino

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