sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Como dar a conhecer o seu blog sem a ajuda dos motores de busca?


Uma das regras básicas para blogs, diz: construa o seu blog para os seus leitores, não para os motores de busca. Já imaginou que resposta você daria a uma pergunta deste tipo: E se os motores de busca não existissem, como é que você faria para o seu blog crescer, receber tráfego e ganhar dinheiro?
Numa altura em que você praticamente não recebe tráfego vindo dos motores de busca a questão que se coloca é a seguinte: Como é que os leitores vão encontrar o meu blog?

O MARKETING SOCIAL

Se os motores de busca não existissem, as pessoas iriam recorrer a métodos que são utilizados há séculos, em todo o mundo e em praticamente todas as áreas de negócio. Dependerem uns dos outros. Isto significa que tanto para quem constrói blogs, como para que os procura, passa a existir uma dependência sobre uma comunidade, um grupo de pessoas, ou simplesmente uma localização geográfica específica. Você enquanto empreendedor, iria seguramente depender do passa-a-palavra.
O objectivo é você estar onde essas pessoas estão. Nesse local você será visto, será ouvido, será tido em conta. Na verdade este método de marketing parece bastante rudimentar nos dias de hoje, mas a verdade é que nos últimos dias tenho-me preocupado bastante em ignorar para já os motores de busca, e focar a minha estratégia na promoção da Escola Dinheiro exclusivamente ao nível do marketing externo, e verdade seja dita, cheguei à conclusão de que nos últimos meses tenho perdido milhares de visitantes.
Existem mais forums, sites sociais e blogs do que provavelmente imaginaria, especialmente em nichos muito pequenos. E depois existem sites como o Facebook e o diHiTT. Isto significa que temos estado a perder alguns milhares de potenciais novos leitores, simplesmente porque focamos a nossa estratégia ao nível dos motores de busca, ao mesmo tempo que não mantemos um perfil activo em algumas destas comunidades. Isto sem falarmos de marketing offline.

CONVERSÃO DE TRÁFEGO

A grande vantagem dos meios sociais é precisamente o facto de uma boa percentagem dos seus utilizadores estar potencialmente interessada nos seus conteúdos. E a verdade é que você consegue ganhar muito mais dinheiro dirigindo-se directamente a eles, do que esperar que eles o encontrem. Este tipo de marketing é também muito mais rentável ao nível da rentabilização imediata, especialmente quando comparado com blogs que são criados, que depois têm de ser indexados, rankeados e só mais tarde é que começam a gerar cliques em anúncios.
O tráfego social tem também uma característica muito parecida com o tráfego orgânico dos motores de busca: muitos utilizadores estão disponíveis para ouvir recomendações de outros utilizadores, ou participarem activamente numa actividade específica que seja relevante para eles. Mas ao contrário do que acontece com os utilizadores dos motores de busca, este tipo de utilizadores não aterra no seu blog às escuras. Eles sabem mais do que o endereço do seu blog, a sua meta-descrição ou o seu nome. Eles conhecem o seu avatar, a sua história e as suas contribuições. Eles têm seguramente uma ideia concreta de quem você é. Eles lêem os seus conteúdos bem antes de visitarem o seu blog. Você já os conquistou, antes de eles sequer saberem que você tem um blog.

FALTA DE TEMPO…

O maior problema que os blogueiros enfrentam numa estratégia deste tipo é precisamente a falta de tempo. Por em prática uma estratégia de marketing social e/ou marketing fora dos motores busca, requer algum tempo e dedicação. Não lhe recomendo também a sub-contratação de alguém para gerir os seus perfis sociais, especialmente se o seu blog está associado à sua imagem enquanto pessoa.Em qualquer um dos casos, a experiência de marketing fora dos motores de busca é um processo educacional. Ele obriga-o a sair para a internet e a trabalhar o seu nome e a sua imagem.

COMO DAR A CONHECER O SEU BLOG SEM A AJUDA DOS MOTORES DE BUSCA?

Na verdade esta estratégia não é revolucionária, mas quando você passa a depender somente de si e do trabalho que desenvolve no terreno, é seguramente uma situação de perder-ou-ganhar. Como é possível ganhar dinheiro sem receber tráfego dos motores de busca? Quais as páginas para onde deverei linkar? Que tipo de tráfego deverei atrair? Que tipo de conteúdo desenvolver?
Esta situação tem-nos ajudado a adoptar uma postura e exercício social muito interessante, e ao mesmo tempo a ganhar cada vez mais percepção da importância de ter uma boa marca e um nome muito forte. O que lhe recomendamos no exercício de hoje, é que tente fingir que os motores de busca não existem, mesmo que seja apenas por uma ou duas semanas. O tráfego dos motores de busca é muito importante, mas existem milhares de milhões de outros utilizadores à sua espera noutros pontos da internet.
Portanto, como é que você daria a conhecer o seu blog, sem a ajuda dos motores de busca?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...