sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Adobe Muse – Como criar sites em HTML5 sem perceber de HTML


A Adobe lançou uma nova ferramenta para os designers e programadores web… ou pelo menos para aqueles que o pretendem ser. A ferramenta que se juntou aos membros Fireworks,DreamweaverPhotoshop e afins tem como nome “Muse” e promete ajudar quem não tem conhecimentos nenhuns de programação, seja ela PHPHTML ou CSS, a fazer websites HTML sem qualquer necessidade de ajuda. A ideia é que os utilizadores apenas necessitem de estilizar a sua página como bem quiserem, quase como se fosse um template para uma carta ou para um documento Word. Ainda na sua versão Beta, o Muse promete ajudá-lo a produzir websites com look profissional com um estalar de dedos. Está espantado com esta possibilidade? Não percaMuse – Como criar sites em HTML5 sem perceber de HTML!
muse
O Adobe Muse permite a qualquer pessoa, de forma totalmente gratuita, criar seus layouts de sites ou blogs, e publicá-los na internet usando HTML5 e CSS3, sem que na verdade tenha de entender como funcionam essas linguagens de programação. Aproveite para fazer os seus testes no Adobe Muse e começar a desenhar seus sites profissionais de forma totalmente gratuita.


1. MÃOS À OBRA
O primeiro passo para criar um website é começar um novo website. Para isso, clique em File -> New Site.
Na janela de opções que é aberta, seleccione os tamanhos e espaçamentos de acordo com a sua preferência. Se não tem ideia do que fazer, mantenha os valores originais e clique em OK.
Após clicar em OK você será levado para o ecrã de planeamento, onde pode ver as páginas do seu website. De momento só existe uma, a principal. Se pretender adicionar mais páginas deve utilizar o botão com o “+” que está tanto do lado direito como do lado esquerdo da página principal.
Para editar uma página dê duplo clique sobre a mesma e será aberta uma nova janela de edição da página.
A partir deste ponto você poderá começar a criar o seu design de acordo com aquilo que pretende. As barras de ferramentas presentes do lado direito e no topo do ecrã fornecem-lhe as ferramentas necessárias para desenvolver o seu website e implementar o design que pretende.

2. INSERIR CONTEÚDO

É possível inserir conteúdo utilizando as pré-definições existentes no programa. No menu Insert você encontrará várias opções, como Insert Composition, Insert Menu, Insert Panel, Insert Slideshow, Insert Link Anchor e para os utilizadores que têm conhecimentos HTML e queiram meter a mão no código, tem ainda o Insert HTML. Desta forma você poderá ter total controlo da página, inserindo código HTML.

3. IMPORTAR CONTEÚDO

Se você é um pouco mais entendido na matéria e gostaria de importar conteúdo produzido em Photoshop, fique descansado pois é possível. Seria realmente uma grande falha e um atestado de incompetência se a Adobe não introduzisse essa possibilidade nesta fantástica ferramenta, o Muse. Para importar conteúdo de Photoshop, clique em File -> Place e seleccione o ficheiro .PSD
No entanto a ferramenta de importação de conteúdo não restringe apenas a ficheiros .PSD, que é uma grande vantagem. Sinta-se livre para experimentar importar outros formatos de ficheiro!

4. PRÉ-VISUALIZAR

A pré-visualização do conteúdo pode ser muito importante ao longo do processo de criação do website. Poder perceber como se comportam e como ficam os elementos depois de publicados é extremamente importante para garantir que tudo fica de acordo com a nossa preferência. Para pré-visualizar, clique em Preview no menu superior da janela do Muse.

5. PUBLICAR O WEBSITE

Depois de finalizado, você irá querer que o seu website salte para o mundo da internet, publicando-o. Para publicar, clique no botão Publish presente no menu superior da janela do Muse.
Note que é necessário ter uma conta no Business Catalyst para fazer a publicação da sua página. Se ainda não tem conta, clique em Sign Up e siga os próximos passos
Primeiro passo – Inserir Dados
Insira os seus dados correctamente e clique em Next.
Se quiser continuar é obrigatório aceitar os termos e condições de utilização. Clique na checkbox e de seguida clique em OK.
Agora terá de escolher um sítio para publicar. Como ainda não foi publicado nenhum website, não existem sitio para escolher.
Clique em Next.
Preencha os campos de acordo com a sua preferência, clique na checkbox e clique em Next.
Esta é uma mensagem de confirmação em relação ao processo anterior. Para publicar o website clique em Next.
O conteúdo irá ser enviado para o servidor.
De seguida irá receber uma mensagem de confirmação com um botão para visitar o website. O processo está concluído, visite o seu website!
Aqui está o resultado final:
Pode visitar a nossa página de teste em http://escolacriativ.businesscatalyst.com/index.html

E VOCÊ, JÁ CONHECIA O MUSE?

Já conhecia esta fantástica nova ferramenta da Adobe para criar sites mesmo que não perceba nada de programação e desenvolvimento web? O Muse está bastante completo e interessante, mas será que vai vingar num mercado tão competitivo? Deixe o seu comentário!
Abraços!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...