segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Empresa vai trocar e-mail por mensagens do Facebook

A companhia francesa de TI Atos justificou a mudança pela grande quantidade de spams ou e-mails não úteis


Consumidores no Facebook

O plano de Mark Zuckerberg de transformar o Facebook em uma plataforma de comunicação integrada parece surtir os primeiros efeitos.
A companhia francesa de TI Atos anunciou que vai abolir seu sistema de e-mail. Em vez disso, seus funcionários serão orientados a trocar mensagens por meio do Facebook e de outras redes sociais.
De acordo com o CEO da Atos, Thierry Breton, apenas 10% dos cerca de 200 e-mails que seus funcionários recebem diariamente são uteis, enquanto outros 18% são spam. Isso justificaria a aposentadoria do sistema. A mudança deve ser implementada nos próximos 18 meses.
De acordo com a ABC News, o plano da empresa é, inicialmente, utilizar o Facebook para comunicação interna e, somente depois, estender seu uso para entrar em contato com clientes e colaboradores.
De acordo com uma porta-voz da empresa, eles já reduziram a troca de mensagens internas em 20% nos últimos seis meses. A mudança tem sido bem recebida pelos funcionários.
A Atos possui 74 mil funcionários espalhados em 42 países. No último ano, a empresa teve receita de 11,5 bilhões de dólares.
Apresentado em novembro do ano passado, o sistema Messages do Facebook é capaz de integrar e-mails, SMS, chat e mensagens via rede social. Segundo Mark Zuckerberg, o objetivo da plataforma é simplificar a comunicação entre as pessoas.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Facebook de olho nos pequenos


Vice-presidente global de marketing do Facebook, Grady Burnett é atualmente um dos principais executivos da rede social mais famosa do planeta – são 800 milhões de usuários em todo o mundo, sendo 30 milhões apenas no Brasil. Ex-diretor de operações e vendas online do Google, Burnett concedeu entrevista exclusiva ao Estadão PME em recente visita ao País. Durante a conversa, o norte-americano apontou as melhores estratégias que um pequeno ou médio empreendimento pode adotar para sempre usar a rede a seu favor. Leia a seguir os principais trechos.
Marcio Fernandes/AEQual o objetivo da sua visita ao Brasil?
Grady Burnett -
 Nossa empresa está sediada na Califórnia, mas havia muita curiosidade e animação sobre o que estava acontecendo na América Latina e no Brasil. Nós abrimos um escritório no País, tivemos um bom crescimento e eu quis ver de perto, conversar com clientes e identificar oportunidades. Saio animado.
Podemos esperar novidades do Facebook para pequenos empreendimentos?
Grady Burnett - 
Nós acreditamos no poder de pequenos negócios e continuaremos estimulando a participação deles no Facebook. Com a nova interface, teremos mais fotos e ferramentas para a empresa crescer, se conectar com mais usuários e construir conexões. Nosso objetivo é aumentar o número de recursos continuamente.
Qual a melhor forma de uma empresa conquistar clientes por meio da rede? 
Grady Burnett - O primeiro passo é criar uma página corporativa para promover o negócio. É muito importante colocar nessa página todas as informações da empresa porque isso cria a oportunidade das pessoas se tornarem fãs da companhia e do empresário se conectar e promover discussões com elas. Essa é uma maneira poderosa de fazer o consumidor perceber que ele importa e do empresário entender o que seus clientes querem. O Facebook tem 800 milhões de usuários no mundo e 30 milhões no Brasil. Essas pessoas estão engajadas e se importam com os negócios das comunidades ao seu redor.
Como a empresa deve começar essa interação?
Grady Burnett -
 O importante é que o empresário se aproxime desses seguidores, divida com eles novas ideias e saiba o que eles pensam. Nós vimos alguns casos de sucesso nos quais as empresas fazem perguntas em sua página, como o tipo de desconto que o cliente gostaria de receber em determinada ocasião. Elas conseguiram com isso criar engajamento e ter um feedback que ajudou o negócio a crescer. Também é interessante postar textos, artigos e informações que os usuários possam dividir com seus amigos para divulgar espontaneamente a empresa.
Qual o impacto atualmente da participação ativa nas mídias sociais para um negócio?
Grady Burnett - 
Nós percebemos que muitas empresas estão de fato conseguindo crescer por meio das mídias sociais porque hoje é comum que as pessoas tomem decisões com base no que está sendo recomendado pelos amigos e pela família nas redes. As pessoas realmente estão se comunicando e dividindo coisas que elas gostam por meio da internet. E muitas dessas coisas são sobre negócios.
Quais as melhores maneiras de se comunicar com clientes por meio do Facebook?
Grady Burnett - 
Experimente. Tente de tudo, converse com as pessoas, conte novidades sobre o seu estabelecimento, coloque notícias e artigos relacionados ao seu empreendimento. Isso inspira os seus fãs a dividir sua página com os amigos e fazer propaganda sobre você na internet. As empresas têm que estar prontas para participar dessa conversa com os internautas. Por meio dela, o empresário tem a chance de entender o seu negócio e um pouco mais a respeito do consumidor.
O segredo, então, é o empreendedor testar diferentes estratégias de interação sem medo de errar?
Grady Burnett - 
Acredito que sim. Muitas ideias surgem a medida que você começa a se comunicar e, no Facebook, todos cometem erros.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Unilever testa o próprio produto no Facebook


Protagonizada pelo Dr.Bactéria, a websérie “Desafio Pureit” vai testar ao máximo a performance    do purificador de água da Unilever



Dr. Bactéria
Criada pela agência F.biz, a plataforma digital de Pureit tem como centro de toda a campanha a fan page Desafio Pureit no Facebook
São Paulo - A partir desta segunda-feira, o purificador de água da Unilever Pureit enfrentará uma série de  desafios na sua fan page do Facebook. Protagonizada pelo Dr. Roberto Figueiredo, mais conhecido como Dr. Bactéria, a websérie “Desafio Pureit” vai testar ao máximo a performance do produto, com experiências   inusitadas e radicais de uso.
“O desafio visa evidenciar a superioridade e a qualidade do produto de uma forma divertida e leve, além de estimular a interatividade com o público”, explica Bianca Shen, gerente de marketing da Unilever. Combinando   alta tecnologia com preço acessível, Pureit é o único que remove 99,9% das bactérias, vírus e parasitas* da    água, além de reduzir contaminantes como metais pesados e compostos farmacêuticos.No primeiro episódio       da série, Pureit será posto à prova para purificar água de chuva.Nos próximos episódios, outros elementos      serão adicionados – água de represa, água de lago, água com areia e água com moeda. Sempre com um tom       de curiosidade e humor.
Criada pela agência F.biz, a plataforma digital de Pureit tem como centro de toda a campanha a fan page Desafio Pureit no Facebook, que concentrará não somente vídeos como também está constantemente oferecendo conteúdos sobre o produto, dicas de saúde e benefícios da água, sempre de forma educativa, prestando um   serviço ao consumidor.
O mesmo conceito será aplicado no twitter da marca, personificado na figura do Dr. Bactéria, que vai postar diariamente dicas sobre água, novidades sobre os desafios, além de responder dúvidas sobre o purificador.         “A plataforma digital de Pureit é inovadora em relação ao que a categoria tem feito até o momento no Brasil”,     explica Bianca. “Vamos aproveitar isso para promover a interação do consumidor que busca saber quais os diferenciais de Pureit em relação à concorrência.”

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Adobe Muse – Como criar sites em HTML5 sem perceber de HTML


A Adobe lançou uma nova ferramenta para os designers e programadores web… ou pelo menos para aqueles que o pretendem ser. A ferramenta que se juntou aos membros Fireworks,DreamweaverPhotoshop e afins tem como nome “Muse” e promete ajudar quem não tem conhecimentos nenhuns de programação, seja ela PHPHTML ou CSS, a fazer websites HTML sem qualquer necessidade de ajuda. A ideia é que os utilizadores apenas necessitem de estilizar a sua página como bem quiserem, quase como se fosse um template para uma carta ou para um documento Word. Ainda na sua versão Beta, o Muse promete ajudá-lo a produzir websites com look profissional com um estalar de dedos. Está espantado com esta possibilidade? Não percaMuse – Como criar sites em HTML5 sem perceber de HTML!
muse
O Adobe Muse permite a qualquer pessoa, de forma totalmente gratuita, criar seus layouts de sites ou blogs, e publicá-los na internet usando HTML5 e CSS3, sem que na verdade tenha de entender como funcionam essas linguagens de programação. Aproveite para fazer os seus testes no Adobe Muse e começar a desenhar seus sites profissionais de forma totalmente gratuita.


1. MÃOS À OBRA
O primeiro passo para criar um website é começar um novo website. Para isso, clique em File -> New Site.
Na janela de opções que é aberta, seleccione os tamanhos e espaçamentos de acordo com a sua preferência. Se não tem ideia do que fazer, mantenha os valores originais e clique em OK.
Após clicar em OK você será levado para o ecrã de planeamento, onde pode ver as páginas do seu website. De momento só existe uma, a principal. Se pretender adicionar mais páginas deve utilizar o botão com o “+” que está tanto do lado direito como do lado esquerdo da página principal.
Para editar uma página dê duplo clique sobre a mesma e será aberta uma nova janela de edição da página.
A partir deste ponto você poderá começar a criar o seu design de acordo com aquilo que pretende. As barras de ferramentas presentes do lado direito e no topo do ecrã fornecem-lhe as ferramentas necessárias para desenvolver o seu website e implementar o design que pretende.

2. INSERIR CONTEÚDO

É possível inserir conteúdo utilizando as pré-definições existentes no programa. No menu Insert você encontrará várias opções, como Insert Composition, Insert Menu, Insert Panel, Insert Slideshow, Insert Link Anchor e para os utilizadores que têm conhecimentos HTML e queiram meter a mão no código, tem ainda o Insert HTML. Desta forma você poderá ter total controlo da página, inserindo código HTML.

3. IMPORTAR CONTEÚDO

Se você é um pouco mais entendido na matéria e gostaria de importar conteúdo produzido em Photoshop, fique descansado pois é possível. Seria realmente uma grande falha e um atestado de incompetência se a Adobe não introduzisse essa possibilidade nesta fantástica ferramenta, o Muse. Para importar conteúdo de Photoshop, clique em File -> Place e seleccione o ficheiro .PSD
No entanto a ferramenta de importação de conteúdo não restringe apenas a ficheiros .PSD, que é uma grande vantagem. Sinta-se livre para experimentar importar outros formatos de ficheiro!

4. PRÉ-VISUALIZAR

A pré-visualização do conteúdo pode ser muito importante ao longo do processo de criação do website. Poder perceber como se comportam e como ficam os elementos depois de publicados é extremamente importante para garantir que tudo fica de acordo com a nossa preferência. Para pré-visualizar, clique em Preview no menu superior da janela do Muse.

5. PUBLICAR O WEBSITE

Depois de finalizado, você irá querer que o seu website salte para o mundo da internet, publicando-o. Para publicar, clique no botão Publish presente no menu superior da janela do Muse.
Note que é necessário ter uma conta no Business Catalyst para fazer a publicação da sua página. Se ainda não tem conta, clique em Sign Up e siga os próximos passos
Primeiro passo – Inserir Dados
Insira os seus dados correctamente e clique em Next.
Se quiser continuar é obrigatório aceitar os termos e condições de utilização. Clique na checkbox e de seguida clique em OK.
Agora terá de escolher um sítio para publicar. Como ainda não foi publicado nenhum website, não existem sitio para escolher.
Clique em Next.
Preencha os campos de acordo com a sua preferência, clique na checkbox e clique em Next.
Esta é uma mensagem de confirmação em relação ao processo anterior. Para publicar o website clique em Next.
O conteúdo irá ser enviado para o servidor.
De seguida irá receber uma mensagem de confirmação com um botão para visitar o website. O processo está concluído, visite o seu website!
Aqui está o resultado final:
Pode visitar a nossa página de teste em http://escolacriativ.businesscatalyst.com/index.html

E VOCÊ, JÁ CONHECIA O MUSE?

Já conhecia esta fantástica nova ferramenta da Adobe para criar sites mesmo que não perceba nada de programação e desenvolvimento web? O Muse está bastante completo e interessante, mas será que vai vingar num mercado tão competitivo? Deixe o seu comentário!
Abraços!

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Google Analytics agora disponibiliza informações em tempo real



O Google anunciou ontem (29/09), através do seu blog, que irá implementar uma solução que há muito tempo é aguardada pelas empresas, editores da web e os fanáticos por Google Analytics. Agora existe a possibilidade de acompanhar, em tempo real, todos os dados e a movimentação de pessoas ativas em seu site.
O novo Google Analytics “Premium” além de medir em tempo real a interação dos usuários com o site, também calcula o impacto imediato das mídias sociais no site, por exemplo, ao publicar um tweet com um link direcionando para o site ou blog, é possível ver quantas pessoas acessaram o site por esse tweet em tempo real.
Google Analytics Premium agora fornece informações em tempo real.
Essa nova funcionalidade está disponível apenas para alguns usuários. Mas é possível solicitar a nova versão do Google Analytics se cadastrando neste formulário.
Confira o vídeo de apresentação da nova ferramenta.
Agora vamos ver como deve funcionar a nova atualização na prática. Ansiosos para testar o novo Google Analytics Premium?

Twitter Web Analytics


Twitter is a powerful platform for websites to share their content, and drive traffic and engagement. However, people have struggled to accurately measure the amount of traffic Twitter is sending to their websites, in part because web analytics software hasn’t evolved as quickly as online sharing and social signals.
Today we’re announcing Twitter Web Analytics, a tool that helps website owners understand how much traffic they receive from Twitter and the effectiveness of Twitter integrations on their sites. Twitter Web Analytics was driven by the acquisition of BackType, which we announced in July.
The product provides three key benefits:
  • Understand how much your website content is being shared across the Twitter network
  • See the amount of traffic Twitter sends to your site
  • Measure the effectiveness of your Tweet Button integration
  • Twitter Web Analytics will be rolled out this week to a small pilot group of partners, and will be made available to all website owners within the next few weeks. We’re also committed to releasing a Twitter Web Analytics API for developers interested in incorporating Twitter data in their products.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Saiba como criar e administrar uma fan page no Facebook




Na busca pelo relacionamento na internet, as empresas têm apostado nas fan pages do Facebook para criar um diálogo com os consumidores. Mas como saber a melhor maneira de lançar uma página atrativa e que valha o investimento? E, mais ainda, como verificar se a plataforma realmente trará retorno para a sua marca?

O Brasil tem mais de 500 páginas de marcas na rede social, segundo um levantamento realizado pela F.biz em junho. Parte deste “boom” explica-se pela percepção da quantidade de potenciais consumidores conectados, possíveis clientes que não estariam acessíveis à marca em outros meios, como TV ou anúncio em revistas.

“De 2010 para 2011, o número total de fan pages de empresas no Facebook triplicou”, diz Duncan Southgate, diretor global de digital da Millward Brown, em palestra no I Fórum Internacional ABA Rio de Pesquisa e Inteligência Competitiva, realizado no último dia 15.

Como saber se sua marca deve investir no Facebook

Apesar de todo o frenesi em torno das fan pages, as mídias sociais podem não combinar com todas as marcas. A estratégia deve ser analisada caso a caso, avaliando o perfil da companhia para ver se vale o investimento.

Primeiro de tudo, é preciso identificar o que a marca pretende com a ação. Uma pesquisa da Millward Brown, por exemplo, descobriu que o principal objetivo dos profissionais de Marketing ao lançar fan pages é criar fidelidade com a marca, e não obter venda direta.

A partir daí, deve-se estudar três fatores principais, para ver se a empresa se encaixa no perfil da mídia social. O primeiro é o país em que atua. No caso do Brasil, os números de usuários conectados apontam que vale a pena investir.

Categorias pedem ações específicas

Uma pesquisa recente do Ibope Nielsen mostrou que o total de pessoas com acesso à internet no país atingiu 77,8 milhões em agosto. Dessas, 87% utilizam redes sociais e outras páginas de relacionamento. Só o Facebook tem 30,9 milhões de usuários únicos no país, ou cerca de 14% da população nacional.

Observar a categoria da marca também é um passo fundamental na hora de investir na plataforma. As que têm mais fãs no Facebook são as de software, hardware, telecomunicações e telefonia, por serem clientes que já são ligados à tecnologia, com maior presença na rede e que desejam obter informações das empresas de antemão.

Outras categorias que conquistam um alto número de fãs são a de carros e, curiosamente, a de fraldas. “A de carros é fácil de entender, porque o automóvel é uma extensão e uma expressão de quem você é.

Confesso que fiquei surpreso com o resultado das marcas de fraldas, mas pesquisando vi que a pequena audiência se importa muito com o produto. As mães querem falar sobre isso, já que a rotina com o bebê torna-se parte elementar de suas vidas”, diz Southgate.

Criatividade e desejo

Vale a pena, ainda, estudar um terceiro fator. Qual é o perfil da empresa? O padrão que mais dá retorno é o de marcas consideradas criativas e desejáveis. Se a companhia está muito longe desse estereótipo, talvez a fan page não obtenha o resultado esperado.

Essa pré-avaliação, no entanto, não impede que o marketing aposte na ferramenta. O desafio será se esforçar para ter uma página criativa, inovadora, diferente e que apresente algo único.

Esses atributos, inclusive, são indispensáveis em toda forma de marketing digital para qualquer empresa que deseja se destacar na internet.

Marcas com mais de um milhão de fãs

No Brasil, marcas como Guaraná Antarctica e Smirnoff já alcançaram um milhão de “likes” em suas fan pages, ou seja, o número de um milhão de usuários que recebem e interagem com o conteúdo de cada empresa.

Com o slogan “Clique em curtir para aproveitar o melhor da vida entre amigos”, a página da marca de refrigerante da Ambev conquistou seus 1.135.545 de fãs por meio de ações tão variadas como futebol virtual, campeonato de vídeo game e aulas em vídeo para as mães não envergonharem os filhos na internet.

Já a Smirnoff Brasil chama a atenção do usuário com uma mensagem que ressalta os resultados das fan pages mundiais da marca, alcançando 50 países e 10 milhões de pessoas.

A versão brasileira já possui 1.005.515 fãs, utilizando-se principalmente de calendário de festas, concursos para ingressos e um projeto que começou no ano passado e repete-se agora, o Nightlife Exchange, que recebe ideias de eventos dos usuários e seleciona algumas para executá-las.

Em terceiro lugar no número de fãs brasileiros, segundo um levantamento de agosto da GraphMonitor, está a L´Oreal Brasil, na época com 769 mil “likes”, e, seguindo a lista, vêmPeixe Urbano (761 mil), Halls Brasil (524 mil), ClickOn (465 mil), Privalia (426 mil), Nike Futebol(423 mil) e Rock in Rio (413 mil).

Quantidade não é qualidade

O sucesso real de uma fan page, entretanto, não é medido apenas em números, mas também na qualidade das ações. Em um estudo da Millward Brown, que considerou itens como atenção aos posts, quantidade de recomendações a amigos e revisita à página, foi visto que não havia correlação entre o número de fãs no Facebook e o resultado geral do desempenho da marca.

“Assim como a maneira de avaliar o ROI por meio da contagem de cliques em um anúncio online foi ultrapassada por métodos que avaliam outras linhas importantes, a quantidade de adeptos de uma fan page não significa qualidade. É preciso saber o que fazer”, diz Southgate.

O que os internautas querem

Na mesma pesquisa foi descoberto que os atributos mais recorrentes das fan pages são, em primeiro lugar, ser fácil de navegar, com 55%, e apresentar informação confiável, com 48%. Também é bom ter frequência de posts. “Quanto mais, melhor, mas sem irritar o usuário, é claro. Recomendaria cerca de 40 posts por mês”, aconselha Southgate.

Essa preocupação é importante porque a maioria dos internautas não visita a página da marca aleatoriamente. O conteúdo chega a eles pelo feed de notícias em sua página inicial, o que leva a empresa a disputar a atenção com todos os contatos do consumidor.

Mas e os clientes, quais são os maiores benefícios para eles? Apesar de uma tendência no mercado de perceber a interação como o fator mais importante, os usuários buscam na fan page principalmente concursos e, em segundo lugar, notícias sobre produtos da empresa.

Ser diferente é o maior atrativo

Para a ferramenta obter sucesso, conquistar e manter seu fã, quatro ações não podem ser negligenciadas: concursos e ofertas, informações sobre produtos, regularidade de posts e notícias de credibilidade sobre a marca. Uma subcategoria de sucesso que está dentro de concursos são os social games. Essa é a plataforma com o maior impacto da marca sobre os clientes, apesar de não ter o maior alcance.

O maior sucesso chega quando a fan page é criada baseado no diferencial da empresa, no que ela tem de único, sem repetir ações, mas investindo em novidades. Um exemplo inovador foi feito pela marca de rum Captain Morgan México, que brinca como se a página fosse, na realidade, o perfil do personagem. Outra tática de diferenciação é sincronizar no Facebook o conteúdo que a empresa posta no Twitter.

“A melhor estratégia é ser diferente e ter ambição. Tudo que nunca foi visto se destaca acima da média. O profissional de marketing precisa estar prestando atenção às novidades, porque há sempre novas oportunidades, e mergulhar no trabalho para tornar a página a melhor possível, dando à ação no Facebook a importância que ela merece”, completa Southgate.

Grifes apostam alto no poder das mídias sociais





Que as novas tecnologias estão aí há mais de uma década transformando nossa percepções e nossas relações sociais ninguém mais pode duvidar. Que elas ainda vão mostrar todo seu potencial de mudanças é algo em que entusiastas da informação digital estão apostando alto. Pensando nisso, a Luxury Lab da Universidade de Nova York analisou a forma como as principais marcas do mundo fashion investem e trabalham suas identidades na plataforma online.

No topo da lista, classificada como genial, está a Burberry, por apresentar índices elevados de e-commerce e por manter-se inovando em todas as redes sociais, incluindo o recente Tweet Walk (prévia de fotos imediatamente antes do desfile). Ela está em primeiro lugar em número de fãs no Facebook, em visualizações no YouTube e em seguidores no Instagram.
Irreversível
Contudo, para Scott Galloway, fundador do Luxury Lab, muitas mudanças estão por vir. "A maioria das grifes ainda abordam o universo digital como projetos de estimação em vez de apresentar uma estratégia multiplataforma coerente".
Segundo a pesquisa Socialnomics, comanda por Erik Qualman, as mídias sociais não só alteraram nossa forma de comunicar como trouxe mudanças econômicas irreversíveis. Para se ter uma ideia, se o Facebook fosse um país, seria o terceiro mais habitado no mundo, atrás apenas de China e Índia. Para se convencer de vez, basta comparar as mídias. Enquanto o rádio levou 38 anos para alcançar 50 milhões de usuários, o Facebook atingiu mais de 200 milhões em menos de um ano.
Em terras brasileiras, grifes e eventos de moda já começam a mergulhar no mundo digital. O São Paulo Fashion Week, por exemplo, realizou, na última edição, transmissões ao vivo dos desfiles através de um canal no YouTube. Farm, Maria Bonita Extra, Neon e Huis Clos são algumas grifes que têm presença em redes sociais, mantêm blogs e/ou sites atualizados e oferecem e-commerce.
TOP 10
1. Burberry
2. Kate Spade
3. Coach,
4. Gucci
5. Dolce & Gabbana
6. Tory Burch
7. Ralph Lauren
8. Hugo Boss
9. Louis Vuitton
10. Michael Kors

Informação | Mantrux do Brasil - www.mantrux.com

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